Avião de transporte chinês Xian Y-20 deve entrar em serviço em 2016

98

Y-20

Pequim, 29 de fevereiro – O avião Y-20 de transporte militar de grande porte da China, construído pela Xian Aircraft Industrial Corporation, pode entrar em serviço este ano.

O Diário do Povo (People’s Daily Online), uma publicação oficial do Partido Comunista da China, publicou a avaliação feita por Xu Yongling, um especialista militar.

Xu, falando em uma entrevista com a publicação, disse que a entrada em serviço este ano é provável, já que não houve gargalos durante as fases de desenvolvimento e fabricação da aeronave.

O Y-20 Kunpeng, também conhecido como “Gordinha”, fez seu primeiro voo em 2013. É o quarto avião de transporte com peso máximo de decolagem de 200 toneladas do mundo, seguindo os Estados Unidos, Rússia e Ucrânia.

“Este não é apenas um progresso para a indústria chinesa de defesa nacional, mas também um marco da modernização industrial e militar”, disse Xu.

O Y-20 tem uma capacidade de carga de 66 toneladas, uma velocidade de cruzeiro de 570 milhas por hora, e um alcance de cerca de 2.796 milhas com carga completa.

Além do transporte de carga e tropas, o avião pode ser usado ​​para vigilância marítima e alerta aéreo antecipado.

“Quanto a desenvolvimentos militares futuros, o transporte por via aérea não depende apenas do Y-20, mas também de outros jatos de carga militar, que a China pode desenvolver nos próximos cinco a dez anos, disse Xu.

Xian_Y-20_at_the_2014_Zhuhai_Air_Show

FONTE: UPI.com

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio Veiga

Mais uma cópia bem feita pelos Chinas, observe o Ilyushin atrás …

Abraço.

Wellington Góes

Eu entendo um pouco diferente, Maurício. Acho que ele está mais para um híbrido do IL-98 com o C-17.

Wellington Góes

Aliás C-17, IL-98 e A400M.

Marcelo Bardo

Também achei bem parecido com o C-17.

Carcará 01

O leme dele é C-17 puro…

Caio C

“Beijing”, na verdade,é Pequim em inglês. Será que o Poder Aéreo desitiu do portuga???

Zé

offtopic
aprenda a fazer manutenção de turbinas a jato…
https://www.youtube.com/watch?v=irzcOhjOzAU

Carlos Campos

Serviria pra complementar o KC390 ?

Coutinho

Mas porque o KC-390 precisaria ser complementado?
Ao meu ver ele já está sendo desenvolvido baseado no que a FAB precisa. Ou estou errado?
Ademais acredito que a EMBRAER poderia fazer um KC-390 maior caso a FAB necessitasse de algo parecido, não?

Carlos Alberto Soares

“Carlos Campos 1 de março de 2016 at 1:40
Serviria pra complementar o KC390 ?”

_______________________________________

Por $ 1,99 sim.

Carlos Alberto Soares

IL-98 ??

________________________

Onde ??

_______________________

Carlos Alberto Soares

A400M. ??

_____________________

Onde ?? Como ? Até a motorização é totalmente distinta !

Carlos Alberto Soares

Ao fundo da foto tem um AEW&C, Antonov ?

Carlos Alberto Soares

Pensei ser um An 70, não é.

Carlos Alberto Soares
Ocidental Sincero

Vamos a lista de possíveis compradores.. Vietnã, Camboja, Índia, Sudão, Líbia, Angola, Marrocos, Paquistão, Singapura, …

Ederson Joner

É meus caros, só fazendo para aprender, e a China tem feito a anos….

Carlos Alberto Soares

Ocidental Sincero 1 de março de 2016 at 7:32
Venefavela ……… Nicaraguá …………. Moçambique ……………. Korea do Norte (rsrsrsrs) …..
exclua Marrocos e Cingapura(não compram $ 1,99), Líbia ? Qual governo ?
Vietnã não anda muito assim com os Han …..

_RJ_

Só para posicionar o pessoal, o Y-20 é do porte do C-17.
O concorrente chinês do Hércules e do KC-390 é o Y-9 (tem uma versão AWACS do Y-8 lá no fundo, conhecida como KJ-200, o Y-9 é um Y-8 esticado)

Leo

Eu não teria coragem de voar nesses aviões chineses, a Rússia e os EUA ficam 5 anos as vezes até mais em fase de protótipos e testes aí vem a China testa 2 anos e já coloca em produção, ou os chineses fazem avião muito bem e perfeitos ou eles estão com muita pressa.

donitz123

Ocidental Sincero 1 de março de 2016 at 7:32 Vamos a lista de possíveis compradores.. Vietnã, Camboja, Índia, Sudão, Líbia, Angola, Marrocos, Paquistão, Singapura, … >>>>> O Vietnã é um inimigo não declarado da China. Todas as aquisições militares vietnamitas visam conter o poderia chinês. Camboja: Qual o uso de uma aeronave deste tipo para este país? ZERO. Eles precisam de aeronaves de transportes menores e helicópteros. Índia: Fala sério. Outro país que vê a China com inimigo e todas as suas aquisições militares visam conter os chineses. Sem contar com os Il-76 que estão sendo modernizados e os C-17… Read more »

donitz123

Leo.
A China está desenvolvendo uma nova aeronave de transporte na faixa das 30 toneladas.

André Bueno

Off Topic

NASA Begins Work to Build a Quieter Supersonic Passenger Jet

https://www.nasa.gov/press-release/nasa-begins-work-to-build-a-quieter-supersonic-passenger-jet

Ricardo

Pode ser cópia, pode ser uma mistura de vários aviões, concordo sobre as desconfiança sobre a qualidade do produto. Porém os Chineses estão tendo uma curva de aprendizado muito grande e rápida.
Creio q no futuro ocorrerá uma seleção natural daquilo q deu certo e aquilo q foi um erro, só produtos com mínimo de retorno operacional ou financeiro permanecerão em produção

Maria do Carmo Lacoste

A China não estaria interessada em produzir sob licença o KC-390 para consumo interno ou é pequeno demais para seus padrões? não podemos esquecer que o projeto do KC-390 foi concebido desde o começo para facilitar a produção de sua versão mais comprida.

Mauricio R.

E dai que o “+ um” foi concebido p/ isto ou aquilo. A China PRC já mostrou que não necessita da Embraer, p/ nada.

André Bueno

Maria do Carmo Lacoste 1 de março de 2016 at 10:33

Produzir sob licença na China é permitir que copiem [engenharia reversa] o produto.
Onde está essa informação de que o -390 foi planejado já pensando em uma extensão?

_RJ_

Maria do Carmo,
Não acho que seria vantagem liberar o KC-390 para ser fabricado na China. Parte do seu diferencial está nos componentes tecnológicos ocidentais dos quais a China não pode ter acesso, além de que, uma versão chinesa seria mais um concorrente e dificultaria as exportações das aeronaves fabricadas no Brasil.

João da Silva

Diferente do que disseram nos comentarios acima, Beijing é a transliteração pro alfabeto latino do nome chinês – ‘Peking’ era a versão inglesa do nome originalmente dado pelos jesuítas portugueses a Beijing, Pequim.

Um avião desde porte nem sempre é vantagem. Precisa uma infra enorme pra ele operar. Imaginem algo assim em operação na Amazônia, por exemplo.

Mas é um belo avião. Pra mim parece mais o Ilyushin. Mas não existe grande possibilidade real de variação de design dessas máquinas. Custa muito inovar. Elas sempre sairão com a cara das mais anteriores.

Mauricio R.

Ocidental Sincero 1 de março de 2016 at 7:32
.
“Vietnã, Camboja, Índia, Sudão, Líbia, Angola, Marrocos, Paquistão, Singapura, …”
.
Que falta faz a leitura de um jornal de qualidade.

Jeff

Lendo a matéria e os comentários eu me lembro das feiras industriais que eu participava principalmente em São Paulo. Os expositores chineses vinham na cara dura mesmo e fotografavam tudo que podiam dos outros participantes, alguns só escondiam o crachá, outros faziam um crachá de visitante, que usavam para “visitar” os outros expositores. Depois iam pro seu lugar e colocavam o crachá de expositor da feira. . Concordo com o que Ricardo falou ali em cima, a curva de aprendizagem deles está muito grande. Mesmo inicialmente fazendo cópias descaradas, muitas das tecnologias estão sendo absorvidas pelos chineses. Logo eles terão… Read more »

José Flavor Lessa

Aquela bandeira vermelha na asa me da arrepios.

Me trás péssimas lembranças da guerra fria quando o mundo vivia com medo.

É um belo soltador de pecinhas, ops, avião.

Mauricio R.

“Parte do seu diferencial está nos componentes tecnológicos ocidentais dos quais a China não pode ter acesso, além…”
.
A quantidade e a qualidade dos “componentes tecnológicos ocidentais”, presentes nas aeronaves C-919 e ARJ-21, já seriam mais do que suficientes p/ os chineses criarem o seu próprio concorrente ao “+ um”.
Se é que neste momento isto lhes interessa.

Maria do Carmo Lacoste

André Bueno 1 de março de 2016 at 10:40 Os chineses não precisam produzir sob licença para fazerem suas cópias reversas, basta querer, é tudo meia boca, mas fazem igual, pelo menos por fora. Sobre a concepção de projeto para alongar o KC-390, isso foi dito por Orlando Neto vice presidente da EDS em uma entrevista, creio que também Paulo Gastão deu essa mesma informação, não lembro se foi no roll out, acho que foi neste dia, não tenho certeza, ele disse que a concepção das asas do KC-390 já foi pensada desde o início para se fazer com facilidade… Read more »

Mauricio R.

“…China compra aviões da Embraer, e compra muito, e…”
.
Assim como compra de outras paragens tb, a Embraer não é nem de perto a única na China PRC.
.
“…dentro da China tem uma unidade de produção da Embraer, imagina…”
.
Fábrica de um único modelo e que se depender do governo chinês, não passará disto.

Oganza

Assim como a China ainda é “refém” de um monte de itens estrangeiros a Embraer e o Brasil inteiro o são também. – A Embraer é um cozinheiro que precisa ir todos os dias nas feiras gringas e europeias para fazer seus pratos, o que ela e seus fornecedores nacionais são realmente capazes de fazer a China tb faz e com louvor: – Mas daki a 15 anos as capacidades da China e de suas companhias vão deixar coisas como a Embraer comendo poeira. Por que? – Simples, lá eles fazem o dever de casa e o Brasil junto com… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Jeff 1 de março de 2016 at 11:01 Eles já perderam completamente a vergonha na cara de copiarem tudo, nem disfarçam mais, tornou-se descarado e eu diria proposital, é como eu falei, é tudo meia boca, mas eles fazem, mas acho que vai demorar muito para atingirem os padrões de qualidade da indústria ocidental e japonesa. _____________ Isso me lembra um causo que li, não sei se foi aqui, Stalin mandou os engenheiros russos fazerem uma cópia do B-29 a partir de alguns que haviam pousado na URSS durante a segunda guerra mundial em situação de emergência e ficaram por… Read more »

Bardini

EWOS ahahaha

Mauricio Porto

em vez de duas turbinas no kc390…. e coloca quatro turbinas e aumentar a fuselagem…
no futuro esse kc390 modificado poderia levar uma carga de quase 70 toneladas…
parecido com c-17 globemaster…ou é bobagem minha….vlw….

Maria do Carmo Lacoste

Oganza 1 de março de 2016 at 11:49 A indústria brasileira já produz em torno de 14 mil itens para o KC-390, eu sei que isso talvez possa lhe molestar, mas eu não troca nada produzido no Brasil por nada produzido na China, é cultural deles, jamais vão primar por padrões de qualidade dignos, é como os russos faziam com seus aviões para guerra, era na meio na marra, e quando perguntados por que faziam coisas tão grosseiras respondiam: “Só vai durar no máximo sete combates, mesmo”. Me diga quantos países existem em todo o mundo que sejam capazes de… Read more »

Lyw

“Fábrica de um único modelo e que se depender do governo chinês, não passará disto.”

Mas a poucos anos os chineses queriam que a Embraer levasse parte da produção dos E-Jets pra lá… A empresa que não o quis. E, embora agora o governo chinês não se interesse mais, a Embraer continua sem a mínima necessidade de levar a produção do que for pra lá além do Legacy.

Mauricio R.

Como eu disse, fábrica de um modelo só, qndo os chineses pressionaram a Embraer fez doce, hoje já não interessa mais.

Maria do Carmo Lacoste

Deve entender mais de estratégias mercadológicas que Jackson Schneider e todo o pessoal da Embraer com seus mais de 40 anos vendendo aviões. Um desperdício.

Oganza

Maria do Carmo, séééério, 14 mil itens? Até me empolguei… Eu tenho essa lista e por motivos de fonte obviamente não posso posta-la, maaaass: 1- Não são 14 mil pois estão listados de forma quantitativa multiplicadora entendeu? Pois ai até passa de 14 mil. 2- Tirando as “ferragens” (e nem todas serão feitas no Brasil) nenhum dos fornecedores 100% nacionais são fornecedores críticos, há não ser que vc considere maçaneta e plug P2 crítico. 3- Não vale tb parceiro internacional instalado no Brasil, pois tecnologia de seus itens não são brasileiras… Minha querida e desmedida ufanista Maria do Carmo, nem… Read more »

Maria do Carmo Lacoste

Oganza 1 de março de 2016 at 13:07 Não esquenta tua cabeça, rapaz, eu já saquei a sua faz tempo, portanto não me importa, você é daquele time que diz que a Embraer “só monta aviões.” são bastante ativos e apesar de raros, existem. Bem, sobre o Chile, aí tu viajou legal mesmo, o Chile não é um país industrializado, não é considerado, e o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, o Chile não tem indústria e se quer educação gratuita, mais de 500 mil chilenos vivem na argentina para poderem estudar, sua economia é primária, cobre,… Read more »

Wellington Góes

Carlos Alberto, vamos por partes, ok?! – A cabine (pelo menos a parte externa) lembra a do A400M; a fuselagem central, asas e motores lembram o IL-76 (anteriormente acabei por escrever a nomenclatura de outra aeronave, inexistente diga-se de passagem, rsrsrs); o trem de pouso, cone de calda, rampa de carga, empenagem vertical e profundores possui um design parecido aos aplicados hoje em dia em aeronaves cargueiras, no caso o C-17 (foi o precursor), A400M e o próprio KC -390 (nesta aeronave, apenas os sponsers do trem de pouso se diferenciam). – Claro, tudo isto em aparência e não, necessariamente,… Read more »

Wellington Góes

Não quero com isto dizer que resolveram copiar descaradamente, talvez uma coisa outra, ou talvez ainda (o que eu acho mais provável) são os arranjos aerodinâmicos propostos pelo software que utilizam. Isto por si só está gerando uma confluência nos design em diversas aeronaves mundo a fora. Exemplo são as aeronaves comerciais, que preferem usar configurações devidamente testadas e consagradas, do que partir para algo totalmente novo. Ou os novos caças de 5a geração.

Enfim, acaba não sendo uma cópia e sim uma tendência.

Bardini

O KC-390 como substituto e concorrente direto do C-130 foi consequentemente projetado para ser um Tatical airlift. O Y-20 já se habilita a cumprir missões de um Strategic airlift.
.
Na FAB, a coisa ficá como se KC-390 fosse relegado a ser o Strategic airlift e o C-295 o Tatical airlift? Ou há espaço para uma aeronave maior, superior a faixa das 40 tons?

Mauricio R.

O B-767 transporte e reabastecedor.

Oganza

Maria do Carmo, vc deveria aprender a ler e interpretar o meu texto primeiro: Nunca disse que o Chile é mais industrializado que o Brasil… Mas o que educação gratuita tem haver com isso? Sem falar que isso não é de todo uma verdade, pois entre 30 e 40% dos alunos estão matriculados em escolas pública por lá… Agora me diga: Se isso é tão ruim, como seus alunos tem a 3ª melhor avaliação do hemisfério sul, atrás apenas de Austrália e Nova Zelândia? Bom, e mesmo “sem” a tal educação gratuita eles possuem um IDH melhor que o nosso…… Read more »