Antonov vai fabricar aviões na Arábia Saudita
Uma aeronave de transporte baseada no Antonov AN-32 deverá ser construída na Arábia Saudita sob um acordo de cooperação entre a Antonov e Taqnia Aeronautics
KIEV, Ucrânia – A Antonov, fabricante de aeronaves ucraniana, vai abrir uma fábrica na Arábia Saudita com a Taqnia Aeronautics para produzir aviões AN-132 de transporte.
O acordo de cooperação assinado na semana passada na Arábia Saudita define determinados planos para a organização da operação, a produção do AN-132S e suporte pós-venda do avião e outras aeronaves Antonov, como o AN-148 e AN-178.
“É um evento muito importante na nossa cooperação com parceiros da Arábia Saudita”, disse o presidente da Antonov, Mykhaylo Gvozdov. “Hoje [Sexta-feira], fizemos o passo certo em nossas relações com base nos acordos preliminares. Este documento pode ser considerado como o roteiro para a nossa interação por programas conjuntos.”
As duas empresas também assinaram um acordo de cooperação para o desenvolvimento conjunto de materiais metálicos e não-metálicos na Arábia Saudita para uso na produção de aeronaves Antonov.
O AN-132 é um bimotor multi-propósito turboélice, com base no AN-32. O AN-32 pode transportar 42 paraquedistas, tem uma velocidade máxima de 329 milhas por hora e um alcance máximo de 1.553 milhas.
FONTE: UPI.com
1. Esse avião possui alguma versão de uso civil?
2. Lembrei que vi uma manchete um dia desses (mas estava sem tempo e depois esqueci de procurar) em que o afirmava o fim da Antonov. Alguém sabe o que exatamente aconteceu?
A Antonov, parabéns e boa sorte!!!
Sabem aonde a Antonov queria fabricar aviões?
OFF TOPIC…
.
…mas nem tanto!!!
.
E a Arábia Saudita de fato, comprou os aviões:
.
“The Antonov An-178 will equip the Royal Saudi Air Force, but Saudi Arabia plans to assemble it under license and to procure other Antonov medium twin-engined transports, such as the An-132 and the An-148.”
.
“We chose the AN-178 taking into account the good characteristics of this aircraft. Its price and low operational costs are important advantages of this aircraft in comparison with other airplanes of this class.”
.
(http://www.defense-aerospace.com/article-view/release/169889/.html)
Nada contra a Antonov em si, tudo a favor dos profissionais brasileiros que concebem e fabricam aviōes padrão KC-390.
A AS tambem vai precisar substitur C-130. Vamos torcer para a EMBRAER ja mandar junto junto com os KCs algumas esquadrilhas de A-29…..
Mandar o que pra onde, se os sauditas não solicitaram nada a Embraer???? Antes de se adentrar a casa dos outros, é de bom alvitre pedir licença.
Rommelqe 24 de fevereiro de 2016 at 22:57
As relações entre EUA e AS não estão um desastre mas já estiveram melhores. Sim, o KC-390 poderia ser oferecido a eles. Mas, para isso, é necessário haver um produto pronto. Atualmente existe apenas um conceito em desenvolvimento e em processo de homologação.