Celebrando a entrega do primeiro A320neo para a Lufthansa. Da esquerda para a direita Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus, Carsten Spohr, Chairman do Board Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG e Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney

Celebrando a entrega do primeiro A320neo para a Lufthansa. Da esquerda para a direita Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus, Carsten Spohr, Chairman do Board Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG e Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney
Celebrando a entrega do primeiro A320neo para a Lufthansa. Da esquerda para a direita Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus, Carsten Spohr, Chairman do Board Executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG e Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney

Lufthansa se torna a primeira a receber o modelo mais vendido da Airbus

O Lufthansa Group, maior cliente e operador de aeronaves da Airbus, recebeu ontem (21/1) o primeiro A320neo, a aeronave de corredor único mais vendida e mais eficiente em consumo de combustível do mundo, marcando uma nova era na história da aviação comercial.

Equipado com a mais nova tecnologia em motores Pratt & Whitney PurePower ® Geared Turbofan™, o A320neo estabelece um padrão ainda maior em eficiência, redução de emissões, barulho e um consumo de combustível 15 por cento menor em comparação à geração de aeronaves atual, desde o primeiro dia de operação, e até 20 por cento em 2020.

“Estamos felizes em nos tornar a primeira companhia aérea a receber o A320neo. Com as novas tecnologias da Airbus e a da Pratt & Whitney, o A320neo é de longe o mais eficiente e mais silencioso avião para voos de curta e média distância. Com menor consumo de combustível e consequentemente menores emissões de CO2, o A320 tem claramente uma performance ambiental superior. Além disso, a nova tecnologia de motores faz com que o avião seja consideravelmente mais silencioso. Como resultado, encomendamos um total de 116 aeronaves deste tipo para as companhias aéreas do Lufthansa Group”, comenta Carsten Spohr, Chairman do board executivo e CEO da Deutsche Lufthansa AG.

“Hoje, provamos mais uma vez que, como uma companhia de aviação, somos pioneiros no desenvolvimento e introdução de tecnologias inovadoras. Somente neste ano, o Lufthansa Group receberá um total de 52 novos aviões, um número que não recebemos há anos, conclui Spohr.

“A Pratt & Whitney parabeniza a Lufthansa como o cliente de lançamento do A320neo, equipado com os motores PW1100G-JM”, afirma Robert Leduc, presidente da Pratt & Whitney. “A Airbus e a Lufthansa têm sido clientes importantes para a Pratt & Whitney por muitos anos. Com a reduções de ruído, queima de combustível e emissões sem precedentes do A320neo, estou confiante de que essa relação comercial continuará um sucesso ainda por muitos anos”, acrescenta o executivo.

“Entregar o primeiro A320neo para uma companhia aérea líder mundial e uma cliente antiga da Airbus, faz com que este seja um dia realmente especial dia para todos na Airbus”, diz Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus. “Essa ocasião marca um novo passo em direção ao nosso compromisso de atender aos objetivos da indústria para uma aviação sustentável. O A320neo incorpora toda a paixão e comprometimento da Airbus para entregar o valor máximo e eficiência para nossos clientes por meio de inovações contínuas” finaliza Brégier.

A Família A320neo incorpora as últimas tecnologias, incluindo a nova geração de motores e Sharkles, dispositivos aerodinâmicos de ponta de asas. Com quase 4.500 encomendas de quase 80 clientes desde o seu lançamento em 2010, a Família A320neo já obtém cerca de 60 por cento do mercado.

No último ano, a Lufthansa celebrou o seu 60º aniversário, tendo iniciado suas operações em 1955. Neste período, as encomendas da Airbus para o Lufthansa Group alcançaram um total de 582 aeronaves, incluindo 386 da Família A320, dos quais 116 são NEOs (71 A320neos e 45 A321neo). A gama completa de aeronaves wide-body da Airbus tem sido ou será parte da frota da Lufthansa, desde os inovadores A300/A310 até o icônico A380 (14 em serviço), e do versátil A330 até o moderno e extra confortável A350 XWB (25 pedidos firmes).

DIVULGAÇÃO: Airbus

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
icarlos95

Belissima aeronave..

Pangloss

“Nova era na história da aviação comercial”?????
Quanto exagero retórico!

Clésio Luiz

A maior novidade dessa aeronave, do novo 737 e dos novos E-Jets é o tal do “geared-turbofan”. Pelo que eu entendi é como (a grosso modo) uma transmissão CVT para turbinas a gás. Ela permite alterar o funcionamento da turbina de acordo com as condições de operação, como altitude e velocidade. A vantagem obviamente é menor consumo de combustível e a resultante menor emissão de poluentes. Isso não é algo tão inovador, pois motores que variam seu funcionamento para otimizar o desempenho já existem a décadas. Porém é novidade em aeronaves comerciais, com os grandes fabricantes de motores numa corrida… Read more »

Rinaldo Nery

A Azul vai receber 63 exemplares a partir deste ano. Deverei fazer parte das primeiras turmas.

Nonato

Aparentemente, inovador e responsável pela diminuição do consumo, so as turbinas mesmo. Não sei de nenhum outro avanço tecnológico… Acho engraçado essas fabricantes sempre falam: será 10, 20% mais econômico. Falam tanto que nós nos perdemos. Ora a família A 320 existe há pelo menos uns 20 anos. Podemos concluir que em 20 anos a economia de combustivel é de apenas 15%? muito pouco… E cada novo avião lançado à mesma conversa. 787, A350, E2… Eu preferia que eles indicassem o consumo médio por hora de voo. Em litros ou kg e também em valores monetários. E também por paz… Read more »

carlos alberto soares

Caro Cel Rinaldo Nery 21 de janeiro de 2016 at 23:01
“A Azul vai receber 63 exemplares a partir deste ano. Deverei fazer parte das primeiras turmas.”
Parabéns.
E os A 350 XLB ?

carlos alberto soares

Para quem teve a oportunidade de voar Group Lufthansa e Swiss Air são ótimas.
Aeronaves com 10/15 anos e até mais como saídas de fábrica, Show. Educação e atenção dos comissários idem.
Para quem não voou ainda recomendo e acrescento, com a virada da moeda os voos para Europa pela Lufth estão imbatíveis: A maioria dos destinos por 500 a 650 dólares.
Conexões rápidas, 747-8 e 340-600 nos trechos Bra, nas conexões ótimas cias e equipamentos.
A TAM, AZUL e Avianca compraram “um monte” de A 320 Neo, será que é bom ? (rs).

carlos alberto soares

Enquanto isso:
http://www.wsj.com/articles/boeing-to-cut-production-of-747s-1453412741?mod=e2fb
Não gostaria que morresse, muito melhor do que aquela coisa horrorosa A 380 .

Jr

Clésio, a família 737 MAX só utilizara os motores LEAP da GE, o GTF da Pratt & Whitney serão utilizados pela Embraer, Mitsubishi, Airbus (utiliza ambos os motores LEAP E GTF, o cliente escolhe qual motor vai comprar), Bombardier e pela Irkut na família dos jatos MC-21

Delmo Almeida

Clésio, valeu pela explicação!!! Sabe onde eu encontro maiores informações de forma simplificada? Nonato, o A320neo também possui um novo desenho de asas (mais eficiente) e utiliza materiais mais leves que reduz o peso total da aeronave ajudando no consumo de combustível. Realmente não é nenhuma revolução, mas nem precisava ser. A fuselagem do Boeing 707 foi aproveitada no projeto do 727 e do 737 e isso também não é problema. Eles mudam os sistemas, os materiais usados, os processos de fabricação, mas não fazem um novo projeto. É muito mais viável economicamente. A reportagem fala em quase 4500 aeronaves… Read more »

Rinaldo Nery

Os A350 da Azul subiram no telhado.

Delmo Almeida

Sério Rinaldo? Não li nada sobre isso… qual seria o motivo principal? Concentrar recursos no mercado doméstico e acharam que o A330 ainda pode ser rentável? Quando foi isso? Acredito que 5 unidades é realmente pouco expressivo e não vale tanto o investimento…

carlos alberto soares

Caro Cel Rinaldo Nery 22 de janeiro de 2016 at 21:39
Obrigado pela informação.
Desce de um lado, sobe no outro.
Faro é ótima para se morar, conhece ? (rs)
Fora a culinária que é ótima no País todo e tem os vinhos.
Eles estão atualizando os equipamentos na curta distância lá.
ATR’s em cena.
http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,azul-reduz-voos-e-cede-17-avioes-para-tap,10000013052
Saudações.

Clésio Luiz

Delmo, eu li pouco sobre esses novos motores, mas o que entendi é que eles podem variar a velocidade dos rotores da turbina de forma a se adequar melhor às condições de densidade e temperatura do ar, ou seja, operando à 30.000 pés o motor trabalhará de uma forma e ao nível do mar de outro modo, sempre tendo em mente o melhor rendimento possível. https://en.wikipedia.org/wiki/Geared_turbofan Já sobre os Boeing 707, 727 e 737 eles na verdade não utilizam a mesma fuselagem. Eu não lembro exatamente aonde foi que li, mas o 727 e o 737 tem a parte inferior… Read more »

Clésio Luiz

Jr,

eu fui procurar agora e não encontrei nas referências sobre o funcionamento do LEAP, mas eu lembro de ter lido algo anos atrás sobre os novos motores (da GE, RR e P&W) empregarem o princípio do geared turbofan (que não é exclusividade da P&W). Mas pode ser que eu tenha me enganado.

Rinaldo Nery

Motivo? Mudança na estratégia devido à crise. Não há companhia aérea que aguente o dólar a R $ 4,20.

carlos alberto soares
JT8D

Posso estar enganado, mas o geared turbofan simplesmente permite ao fan ter uma rotação menor que a da turbina (e dos compressores). Isso já significa uma grande vantagem em desempenho. Não haveria necessidade de um CVT, que tornaria o motor ainda menos confiável.

Viasa

Os A35 da Azul, ou pelo menos o lugar na fila pra eles, serão cedidos a outra empresa? Adivinha! Sinal de que os voos internacionais atuais estão sendo bem atendidos pelos A33. Investir em A35 pra render 10% a mais do que rende o A33 entre GRU e MIA/MCO é jogar dinheiro fora. São rotas muito longas. O A35 foi interessante pra Azul enquanto Neeleman ainda não havia comprado parte da TAP. Agora, o codeshare pode ser mais rentável do que inventar a roda. Para ambas.