Primeiro 727 fará seu último voo em fevereiro
O primeiro jato comercial 727 construído pela Boeing está quase pronto para retornar aos céus no seu derradeiro voo. Dentro de algumas semanas o jato (que passa por uma restauração), que está no “Museum of Flight”, deverá decolar com destino ao museu da Boeing para exposição permanente.
A aeronave não voa desde que foi doada ao Museu pela companhia aérea United Airlines em 1991, e tem sido desde então alvo de restauração por equipes de voluntários do Centro de Restauração do Museu em Paine Field, cidade de Everett (Washington).
O elegante e inovador 727 introduziu a era do jato para milhões de novos passageiros ao redor do mundo, e foi durante muitos anos o avião de passageiros mais bem sucedido da era moderna.
Este voo de translado para o aeródromo da Boeing será última viagem dele, onde se juntará aos protótipos do Boeing 737 e do Boeing 747 para a exposição permanente no novo Pavilhão de Aviação do Museu que será aberto neste verão do Hemisfério Norte.
O Boeing 727-100 matrícula N7001U voou pela primeira vez em 9 de fevereiro de 1963 e até a introdução do modelo 777 na década de 1990 ele era o único projeto de jato comercial da Boeing sem que houvesse um protótipo. O N7001U foi empregado em ensaios em voo e posteriormente entregue à United, que inaugurou a operação comercial do 727. Depois dele outros 1831 Boeing 727 foram construídos.
FONTE: AeroNews Network (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
Grande aeronave, da época onde engenheiros mereciam o nome e faziam certo de primeira. Hoje a aviação comercial é uma mesmice que dá sono.
Duas histórias bacanas do 727 são a série de sequestros com escape pela porta traseira em pleno voo e a operação de uma aeronave dessas em pista de terra como atividade corriqueira.
Realmente é um belissimo avião. Meu amigo Guaxupé uma vez me convidou para visitar um dois sete desse que ele pilotava…e estava em manutenção.
Voei o 727 como pax na Cruzeiro, Transbrasil, Vasp e Varig.
Bons tempos, confiabilidade total.
Creio que no Brazil a última a voar com pax foi a Fly.
Quem comprar pode me convidar …..
http://www.avbuyer.com/aircraft-for-sale/boeing/727/289997
Bela imagens, este modernizado nas pontas das asas (rs),
https://www.youtube.com/watch?v=sKvpf1GYiPQ
Belo vídeo, o 2ª comandante e o pouso ……
https://www.youtube.com/watch?v=CG4LH8io6Fc
Também voei em 727 e 727-200 da Vasp, Varig e TWA, excelente aeronave.
Pra mim foi o Boeing mais belo. Voei 3 vezes nele sendo 2 pela Varig e uma pela Transbrasil.
Aliás, o 727 da Transbrasil era lindão! Adoro usar Ele no FSX para relembrar os velhos tempos.
Um dos mais belos desenhos da engenharia aeronáutica, em toda sua história…
K 390 EM VOO
http://www.flightradar24.com/data/flights/KC390/#898cd89
Certa vez no século passado conversando com uma senhora amiga super idosa e saudável, centenária, nascida na década de 70, do séc.19, ela revelou que a melhor época que ela viveu e testemunhou foi o princípio do séc.XX, depois disso o mundo desandou e só piorou. Quanto a mim, minha grande saudade, foi a década de 70 e 80 passada, onde as refeições nos aviões ainda eram com louças, metais e farta distribuição de boas bebidas, surgia a televisão a cores, viagem espacial etc. O glamour já começava no TAXI ao dizer para o motorista: “Aeroporto!” Quanto ao Boeing 727,… Read more »
Farroupilha não peguei o começo deste seu tempo ali, mas peguei o finalzinho da Varig e dos seus bons serviços de bordo, lá pelo ano 1996/98. Acho que era a única empresa nacional que tinha Suco de tomate pra servir aos passageiros. E a comida era boa, mesmo em vôos nacionais.
Simplesmente eu sou apaixonado por este avião, é com certeza um dos mais belos da aviação comercial, sempre me lembro de meu Pai levando a mim e meus Irmãos para vê-los pousando no Salgado Filho os 727 da Cruzeiro, Varig, Transbrasil, Vasp.. Bons tempos
https://www.youtube.com/watch?v=HeQvxJFxyIM
A primeira vez em que voei foi num desses, da Transbrasil, em meados dos anos 70. O serviço de bordo naquele voo Porto-Alegre / São Paulo incluía cigarros. Garoto atento a toda aquela novidade, guardei a marca: Minister. Também incluía fósforos. Nos anos 70, tudo fedia a cigarros. Salas, quartos de hotel, táxis, elevadores, trens, banheiros, ônibus. E até cabines de aviões. O desembarque no pátio de Congonhas foi pela porta / rampa da cauda. Por muito tempo achei que isso era comum em aviões de linha. Só uns quinze anos depois, já adulto, subi num avião novamente. Desta vez… Read more »
Fernando “Nunão” De Martini 21 de janeiro de 2016 at 16:19
Kkkkk ….. caraca pensei que você iria falar do charme da rampa na cauda, nem todos conheciam e como não havia fingers eu saia rapidinho (rs).
Cigarros ……..(rs).
KC 390 EM VOO
https://www.flightradar24.com/-21.95,-47.87/8
Por que a Embraer não esta divulgando informações do KC 390?
Farroupilha 21 de janeiro de 2016 at 14:39
Nãos esqueçamos do Tristar L-1011 da LM e o MD 11, ótimos também
Sds
Nesses Tri todos não voei no LM.
“ederjoner 22 de janeiro de 2016 at 14:36
Por que a Embraer não esta divulgando informações do KC 390?”
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Está sim. O GF está devendo o$ tubo$ para ela.
Não paga e não dá previ$ão.
Desde o pontI de vista puramente estetico, I cone do radome (nariz) dos 737, e absolutamente harmonioso.
Os avioes da Boeing sempre foram aerodinamicamente bonitos. Somente o 747 SP era um pouco desproporcional.
Eu penso que a Embraer e a unica fabricante de avioes do mundo, que quebrou esta tradicao.
Os cones das aeronaves da Embraer nao sao em forma de ogiva.
Pergunta de leigo. Um limpa- parabrisas em um aviao pode ser usado se ele tiver que usa-lo em algum tipo de emergência a 800 km/h ou o piloto tem de reduzir a velocidade para não danifica-lo?
Caro jose Maria,
Uma aeronave voando a 800 km/h. nao tem necessidade de usar parabrisas, porque a essa velocidade o aviao esta voando a uns 10 kilometros de altura, e a essa altura estaria passando muito acima das nuvens.
José Maria e Tadeumar, normalmente, os limpadores de parabrisas das aeronaves são utilizadas em condições de chuva, obviamente, no taxi, na decolagem e no pouso. No EMBRAER 190/195 seu limitante é 250 KIAS de velocidade. Se travar fora da posição seu limitante passa pra 320 KIAS. E posso assegurar que, em algumas aeronaves, sua eficiência é bem pior que em nossos carros.
Carlos Alberto Soares,
Eu tive o previlegio de voar no L-1011-500 da Pan Am, em 1982. Voei de Miami a San Francisco.
O interior da aeronave era bem mais amplo e confortavel que os 747 e os DC-30-10, os quais tamben voei.
Minha experiecia no ar foi com as seguintes aeronaves:
747, 727-200, 737, 737-800, 767, 777, L 1011-500, DC 10-30. Embraer 45, 150. A-320
Ta faltando na minha lista para o papai noel, voar no 787 Dreamliner e no A-750.
O Mirage vai ficar para a proxima encarnação. Rsrsrsrs
Tudo acontece e passa nesta vida…e muito rápido! Desde tenra idade, desejei ser piloto de aeronaves de grande porte e tive de Deus, a felicidade de ser exatamente como desejava. Ao envolver-me com aeronaves, tive também a vontade de tripular aeronaves B-727 e DC10…eram-me os mais simpáticos! Tripulei essas duas aeronaves na função de “comando” e pude notar a elegancia, o conforto, a velocidade e desempenho, particularmente da aeronave B-727-200!
Meu primeiro vôo foi em um 727 da Cruzeiro 🙂
Bueno, no seu vídeo do KC voando ali em cima, que ângulo feio pra caramba parece que o avião está com o cristo redentor cravado na cauda.