Cenipa divulga relatório final sobre acidente que matou Eduardo Campos

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Imagem mostra o trajeto feito pelo piloto antes da queda (linha vermelha) e a trajetória recomendada (linha preta) – Foto: Reprodução/Cenipa

Queda de avião vitimou ex-governador de Pernambuco e outras 6 pessoas. Relatório mostra que tripulação fez trajeto de pouso diferente do recomendado

Oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) divulgaram nesta terça-feira (18) o relatório final da investigação do acidente aéreo que vitimou sete pessoas, entre elas o ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República Eduardo Campos, em agosto de 2014.

A queda da aeronave matou, além de Campos, os pilotos Marcos Martins e o copiloto Geraldo Magela, os fotógrafos Alexandre Severo e Macelo Lyra, o jornalista Carlos Percol e o assessor Pedro Valadares.

Logo no início da apresentação, o chefe do Cenipa, brigadeiro Dilton José Schuck, afirmou que a função dos técnicos que investigaram o acidente era identificar os fatores que contribuíram ou que podem ter contribuído para a queda do avião, e não atribuir culpa a ninguém.

“Não é finalidade nossa identificar aqui culpa ou responsabilidades de quaisquer pessoas ou instituições. Nosso trabalho é voltado para prevenção”, esclareceu.

A comissão de  investigação foi composta por 18 especialistas das áreas operacional (pilotos, meteorologista e especialista em tráfego aéreo, por exemplo), humana (médico e psicólogo) e material (engenheiros aeronáutico, mecânico e de materiais).

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Paineis do modelo para o qual o pilotos tinha habilitação (esq.) e do modelo que conduziam (dir.) – Foto: Reprodução / Cenipa

Entre os fatores que contribuíram para o acidente, o relatório destaca “a realização da aproximação num perfil de aproximação diferente do previsto demonstra uma falta de aderência aos procedimentos, o que possibilitou o início da sequência de eventos que culminaram com uma aproximação perdida”.

Outros fatores que também podem ter contribuído para o acidente foram o cansaço dos pilotos e a falta de treinamento específico no modelo Cessna C560 XLS+.

Leia a matéria completa no site do G1 clicando aqui.

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