Poder Aéreo no Fort Worth Alliance Air Show 2015
Em setembro participamos do Fort Worth Alliance Air Show 2015, realizado no aeroporto Worth Alliance em Fort Worth, no Texas.
Este show aéreo é patrocinado pela Bell Helicopter e coordenado pel Alliance Air Productions, uma organização sem fins lucrativos.
Desta vez pegamos um tempo bom e por termos chegado bem cedo ao local, tivemos acesso às aeronaves antes da chegada do grande público, o que facilitou a realização das fotos. Ficamos praticamente sozinhos com as aeronaves por mais de uma hora. 🙂
Os aviões que logo chamaram a atenção na entrada foram dois F-5B da Noruega. Mais tarde descobrimos pesquisando que esses aviões foram adquiridos por uma empresa para fornecer treinamento de pilotos militares estrangeiros no Texas, mas o negócio acabou não indo adiante.
Logo ali do lado havia um T-38 Talon nas cores dos Thunderbirds, o que permitiu uma comparação entre as aeronaves.
Pelo lado que entramos no aeroporto não vimos alguns dos aviões presentes e fomos supreendidos por um grande, mas este vocês só vão ver no próximo post.
Sacanagem heim Galante…rs
O que é aquilo no bico do F-5? E aquela outra coisa na ponta da asa dele?
Aquilo no nariz do F-5A é um RWR e na pota da asa é um tanque de combustível.
Lindas fotos.
Células integras do F 5, alô FAB !
Viram o “SOMBRA” ?
Embora tenha feito história, hoje não passa de um museu, mas no Brasil é a espinha dorsal da FAB, ainda bem que não temos inimigos, seria um passeio tomar esse boteco.
Belas fotos!Parabéns!
Interessante, nunca tinha visto nenhum dos dois. Esse tank tão pequeno pode ser supersônico. Saudações e obrigado pelo esclarecimento.
Lugar incomum para se colocar um RWR, acho que nunca tinha visto nenhuma foto de F-5 com RWR naquele local em específico e nem com Tanque de combustível na ponta das asas. Agora em termos de aviônica acho que nossos F-5 sejam superiores, o tamanho do bico dos F-5 Holandeses deixa transparecer que o Radar dele deve ser bem limitado, um Radar Grifo não sabe dentro do Bico do F-5 Holandês nem com muita gambiarra. Porém a estrutura do caça junto com sua pintura parecem estar impecável! Bora comprar ele e levar pro PAMA-SP e depois pra Embraer pra fabricar… Read more »
“Jodreski em 18/12/2015 as 10:52 … o tamanho do bico dos F-5 Holandeses deixa transparecer que o Radar dele deve ser bem limitado” Jodreski, . Trata-se, como o próprio texto da matéria diz, de um F-5B, biposto de primeira geração do F-5. Ele não era equipado com radar. Aliás, nem o F-5A (monoposto de primeira geração do F-5) tinha radar. Instalação de radar veio com as versões F-5E e F. E mesmo assim, uma antena bem pequena, o que levou a FAB a aumentar o tamanho do radome na modernização para o padrão F-5EM/FM (roubando um pedaço da parte metálica… Read more »
Este F5B eh biposto da primeira geracao e identicos no geral aos q foram recebidos aqui pela FAB para uso na conversao dos pilotos e muito rapidinho foram deixados de lado por nao atenderem requisitos. Os da FAB sao F5E…um pouco mais potentes e maiores……atualizados q foram, passaram a F5EM., os bipostos atuais tem outra nomenclatura q nao me lembro agora rrsrsrrs Sds
“Como já recomendei diversas vezes, o campo busca do blog é a porta de entrada para uma fonte quase inesgotável de conhecimento, fotos etc.
”
Perfeito Editor.
Reforço e reitero que tenho mencionado isso sistematicamente, chego a ousar ….. a Trilogia é realmente “quase inesgotável” e os comentários dos Foristas estudiosos, Militares, Editores etc …. são realmente a corroboração da afirmação do De Martini.
Vejam, ele colocou (8) oito link’s, imaginem os textos somados aos comentários !
Nunão – Você tem toda razão no comentário que fez, Entretanto, onde está o botão de “busca” no blog?
De fato, Franco, desde a última mudança no layout do site, o campo busca ficou menos óbvio do que era antes.
Canto superior direito, logo abaixo da palavra “logout”, tem o ícone de uma lupa. É só clicar que o campo se abre para digitar o que se quer buscar, bastando depois clicar em “search”.
Abraço e Boas Festas antecipadas, Franco!
Achei!!!!!!!!!! ‘Brigado! Boas Festas, também.
Falando em F-5, a FAB divulgou uma foto de dois F-5 carregados com 5 bombas cada, com uma substituindo o tanque ventral:
?oh=8daca6d6e531e5d96074a8d2f6548876&oe=5720702E&__gda__=1461649534_a892688e48f084cb4099902a256e4d10
O interessante é que as células B que a FAB tinha foram desativadas por causa da incompatibilidade com os sistemas do “E/F”. Agora poderiam ser elevadas ao padrão Mike, porém, já foram vendidas para colecionadores, ao que me consta. Uma pena, biplaces são complicados de encontrar, poderiam ajudar nas conversões.
A espanha é que foi inteligente e montou um esquadrão de treinamento composto de F-5B e modernizou-os…
Concordo…ainda bem que não temos inimigos….é Brazilllll…..samba…mulher de fio dental…segue o barco…é só passar o cartão fim de mês…ainda bem que não temos inimigos….