Iraque: ataques aéreos da RAF passam por Israel e Jordânia

15

Tornado GR4 - foto RAF

A RAF (Real Força Aérea do Reino Unido) está usando a rota que passa por Israel e Jordânia para bombardear alvos do Estado Islâmico no Iraque.

Os aviões partem de Akrotiri (ilha de Chipre) e seguem no rumo sudeste até entrarem no espaço aéreo de Israel. Posteriormente rumam para leste, sobrevoando a Jordânia onde acessam tanto a Síria como o Iraque.

A parte inicial e final do trajeto das aeronaves pode ser acompanhada em tempo real pelo site Flightradar24 . Durante estas etapas de voo os aviões permanecem com os seus transponders acionados, permitindo que os radares de controle de tráfego aéreo acompanhem a rota.

No entanto, nem todos os aviões da formação ligam o transponder, dificultando a identificação do número exato de aeronaves. Pelo menos um caça-bombardeiro Tornado e/ou um avião de reabastecimento aéreo A330 MRTT Voyager podem ser identificados.

Nos exemplos abaixo, duas telas do flightradar24 capturada pelo twitter Civ and Mil Air mostram um Voyager (RRR9922 – ZZ332) retornando de alguma missão recente (esquerda) e o mesmo Voyager acompanhado de um Tornado (ZA556) no dia 30 de novembro (direita).

ZZ332 retornando para Chipre 1 ZZ332 seguindo para o Iraque

 

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments