J-20 - protótipo de 2015
J-20

A China tem demonstrado nos últimos cinco anos grandes desenvolvimentos locais de equipamento militar e conhecimentos técnicos, como relata Zhao Lei.

No período desde o início do 12º Plano Quinquenal (2011-15), a China fez uma série de notáveis ​​realizações por meio de sua modernização militar e o Exército de Libertação Popular agora possui algumas das melhores armas do mundo, de acordo com especialistas e observadores.

“Desde 2011, a China vem testando dois caças furtivos de quinta geração, uma realização que a maioria de nós não se atrevia a pensar há cerca de 10 anos”, diz Wu Peixin, um observador da aviação em Pequim, disse. “Com o seu desenvolvimento avançando rapidamente e sem problemas, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF) terá em breve um dos caças mais importantes do mundo.”

A indústria da aviação tem desfrutado de um período de ouro depois de décadas de esforços não divulgados em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de base, materiais e técnicas, acrescentou.

Em janeiro de 2011, a China realizou o primeiro voo de teste do primeiro protótipo do avião de combate furtivo J-20, tornando-se o terceiro país a desenvolver e testar em voo um avião de combate “stealth” de 5ª geração, depois dos Estados Unidos e da Rússia.

Menos de dois anos depois, o país testou seu segundo caça furtivo de 5ª geração, o J-31, uma vez mais deslumbrando observadores, pois poucas pessoas na época acreditavam que a China tinha a capacidade de desenvolver um outro avião de combate 5G.

J-20 protótipo 2017
J-20

Em setembro de 2015, o mais recente protótipo J-20 apareceu em uma instalação de teste de propriedade da Aviation Industry Corp of China, que está desenvolvendo as duas aeronaves, e fez uma série de voos de teste. Os testes levaram à especulação de que os engenheiros da AVIC, fabricante líder de aviões do país, está finalizando o desenvolvimento do avião, e que em breve será entregue aos militares.

Em novembro do ano passado, o J-31 fez sua primeira aparição pública em um show aéreo na província de Zhuhai, Guangdong. Embora não tenha havido sinais de que a PLAAF decidiu adquirir o jato, a sua existência oferece uma ampla gama de opções para complementar o J-20, disse Wu.

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J-31

A AVIC planeja colocar o J-31 para concorrer com o Lockheed Martin F-35 Lightning II no mercado internacional, Wu acrescentou.

Nos últimos cinco anos, a PLAAF e PLA Navy encomendaram um número de aeronaves de suporte avançado, como a KJ-500 de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, o avião Y-8J a vigilância marítima e aeronaves de inteligência eletrônica Y-8GX8 , melhorando substancialmente a capacidade de processamento de informações e de guerra eletrônica, de acordo com Wang Ya’nan, vice-editor-chefe da Aerospace Knowledge.

“A incorporação destes aviões de operação eletrônica está ajudando a China a construir uma plataforma de informação unificada capaz de integrar e coordenar aviões de combate e armas de terra, bem como equipamento naval”, disse ele.

Gao Zhuo, um observador militar em Xangai, disse que a China nos últimos cinco anos introduziu tanques de classe mundial, lançadores múltiplos de foguetes e mísseis balísticos para suas forças terrestres.

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CJ-10A

Desde 2011, o míssil de cruzeiro CJ-10A, o míssil balístico DF-16 de curto alcance, o míssil balístico antinavio DF-21D de médio alcance, e o DF-26 de alcance intermediário foram todos colocados em serviço no Segundo Corpo de Artilharia, a força de mísseis estratégicos do país.

Gao disse que os novos mísseis apresentam uma gama de tecnologias de ponta em seus motores, materiais e sistemas de orientação.

WZ-10
WZ-10

Ele acrescentou que a capacidade de combate da Força Terrestre da China recebeu um grande impulso, graças à compra do tanque Type-99A, do veículo de combate de infantaria ZDB-04A, do míssil anti-tanque HJ-10, do obuseiro autopropulsado PLZ- 05A e do helicóptero de ataque WZ-10.

“A combinação dessas armas transformou a Força Terrestre da China em um Exército que não tem rival na Ásia”, disse Gao

FONTE: Xinhua

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