‘F-16 turcos emboscaram o Su-24M’ – diz Ministério da Defesa russo

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Su-24M Fencer

Su-24M Fencer

A versão russa do abate do Su-24M por um F-16 turco

O site do Ministério da Defesa da Rússia apresentou a versão russa dos fatos sobre o abate do avião russo Su-24M efetuado por um caça F-16 sobre a Síria em 24 de novembro.

Segue abaixo a tradução do original em inglês:

“No curso de aparecimento de diferentes versões relativas às circunstâncias do ataque ao avião russo Su-24M realizado pelo caça turco F-16 no céu sobre a Síria em 24 de novembro, o Ministério da Defesa russo, apresenta fatos desta situação sem precedentes em sua deslealdade.

O acidente aconteceu em 24 de novembro com a perda em combate do Su-24M, número de cauda 83, causada por engajamento.

Às 9:15 (MSK) foi designado um ataque a um alvo perto de Kepir-Motlu-Zahiya, localizado no norte da Síria.

Esta tarefa foi atribuída a duas tripulações de aviões Su-24M, incluindo os pilotos tenente-coronel Oleg Peshkov e capitão Konstantin Murakhtin (número da aeronave 83, com carga útil de combate de quatro bombas OFAB-250-270).

Презентация PowerPoint

As tripulações foram designadas para conduzir patrulha de combate aéreo perto Maarrat al-Numan nos níveis de voo de 5.800 m e 5.650 m.

A aeronave decolou da base aérea de Hmeymim às 9:42.

Às 9:52, o Su-24M entrou na zona de detecção da Força Aérea da Turquia e estava sob sua cobertura no decurso de 34 minutos.

Depois de 20 minutos passados desde que a tripulação entrou em sua área de responsabilidade, o centro de comando da base aérea de Hmeymim ordenou que fossem eliminados os militantes da área.

As tripulações bombardearam os dois alvos designados e rumaram para a esquerda para fazer uma nova aproximação para destruição de dois alvos restantes.

Ao realizarem um ataque aéreo em um alvo localizado a 5,5 km ao sul da fronteira turca, às 10:24 a tripulação liderada pelo tenente-coronel Peshkov O.A. lançou bombas no alvo e foi então abatida por um míssil ar-ar disparado de um caça F-16 da Força Aérea Turca, que tinha decolado do aeródromo Diyarbakir da 8ª base aérea, localizada no território da Turquia.

Durante a análise do vídeo da situação aérea provido pelo Centro de Comando da Força Aérea Síria e Defesa Aérea, um alvo aéreo foi flagrado, passando da Turquia em direção à fronteira a uma velocidade de 810 km/h e com rumo de 190 graus.

Depois que o caça turco se aproximou do Su-24M a uma distância igual ao alcance de lançamento do míssil (5-7 km, o que prova que o F-16 estava no espaço aéreo Sírio), ele rapidamente manobrou para a direita, baixou a altitude, e desapareceu do display da situação aérea.

De acordo com os dados de monitoramento objetivos recebidas dos meios de defesa aérea, o bombardeiro russo não atravessou a fronteira turca.

A tripulação da aeronave líder confirma o lançamento de míssil. Após o lançamento e virada à esquerda para o curso de 130 graus, observaram um clarão e um rastro de fumaça branca, que ele relatou ao oficial de controle de voo.

Às 10:25, o oficial de controle de voo registrou que a marca da aeronave Su-24M desapareceu dos radares. Os novos pedidos e os pedidos da tripulação do líder tenente-coronel Peshkov permaneceram sem resposta.

O tempo estimado de chegada de um avião F-16 do aeródromo militar de Dyabakyr de uma posição stand-by no solo até o possível local de lançamento de míssil constitui 46 minutos (15 minutos para a preparação e decolagem, 31 minutos – tempo de voo necessário para se chegar ao ponto de disparo).

Assim, a interceptação de um avião Su-24M da posição de stand-by no solo no aeródromo militar de Dyabakyr é impossível, levando-se em conta o tempo necessário para se aproximar do alvo, pois excede o tempo mínimo necessário para o ataque em 12 minutos.

Презентация PowerPoint

Dados de monitorização objetivos recebidos das estações de radar da síria confirmam a presença de dois F-16 na zona de operações de 09:11 até 10:26h (por 1 h 15 min) a uma altitude de 2.400 metros, o que mostra que a operação foi planejada de antemão e os caças estavam prontos para atacar a partir de emboscada aérea sobre o território da Turquia.

É preciso mencionar que a aeronave de caça parou de manobrar na zona de operações e se dirigiu rapidamente para o ponto de deslocamento 1 minuto e 40 segundos antes da aproximação máxima da aeronave Su-24M para a fronteira sírio-turca. O método de entrada da aeronave F-16 na zona de engajamento (não pela curva de perseguição) mostra que ele foi vetorado a partir do solo.

As ações da aeronave turca após o lançamento de mísseis sobre o território da Síria – curva reduzida com perda de altitude e seguindo sob a linha de alcance inferior dos meios de defesa aérea – evidenciam que as ações da pérfida tripulação foram planejadas de antemão.

Dados de monitoramento objetivos da base aérea Hmeymim e a aeronave líder não registram qualquer pedido feito pela tripulação da aeronave turca para os pilotos russos na frequência pré-arranjada.

A prontidão dos meios de comunicação turcos para cobrir este incidente também é surpreendente.

O ataque com o míssil ar-ar foi feito por um piloto da aeronave F-16 da Força Aérea Turca F-16 às 10:24 e em apenas uma hora e meia o vídeo mostrando a queda do avião de guerra foi publicado no site de vídeos YouTube pela empresa de televisão privada turca. O ângulo do vídeo permite definir o possível local de gravação. Ele está situado na zona controlada pelos grupos terroristas radicais constituídos por pessoas do norte do Cáucaso e as antigas repúblicas da URSS. O operador conhecia antecipadamente a hora e o local, que seria o melhor para gravar a filmagem exclusiva.

O rápido aparecimento de grupos militantes na área da queda e a publicação do vídeo na Internet apenas 1,5 horas após o acidente mostram que os terroristas tinham sido informados com antecedência sobre a provocação e se prepararam para o seu vídeo e publicação dos materiais nas mídias sociais na Internet.

Todos esses fatos mostram claramente a preparação antecipada para derrubada da aeronave e a cobertura desses eventos usando a Força Aérea Turca, grupos armados ilegais e agências de informação da Turquia, juntamente com o apoio ativo dos meios de comunicação.

Desde a assinatura do memorando de entendimento mútuo entre o Ministério da Defesa russo e do Departamento de Defesa dos EUA em 23 de outubro de 2015, o Comando do Grupo Aéreo Russo tomou todas as medidas para evitar incidentes entre aviões militares russos e aeronaves pertencentes aos países da coalizão.

Em conformidade com estes acordos, o Centro de Comando da Força Aérea da Rússia na base aérea de Hmeymim tinha informado aos representantes da Força Aérea dos Estados Unidos sobre as áreas de engajamento e informações de um par de bombardeiros russos Su-24M com antecedência.

É por isso que as declarações feitas por diferentes autoridades da Turquia sobre o fato de que não tinham identificado as aeronaves russas são, no mínimo, confusas.

Além disso, o comando militar turco violou todos os artigos e disposições do direito internacional que regula a defesa da fronteira do Estado no espaço aéreo.

É de salientar que não houve nem desculpas, nem ofertas de ajuda no posicionamento e evacuação da tripulação abatida por parte da Turquia após a tragédia.

Concluindo, é necessário tocar no assunto da operação de busca e resgate conduzida para evacuar o navegador, o capitão Konstantin Murakhtin do local da queda.

Primeiro de tudo, o Comando manifesta a sua gratidão a todos os membros da operação pelo seu trabalho preciso, coordenado, sua tenacidade e compostura demonstrados na situação mais difícil à noite, cercados por terroristas. Seu trabalho ajudou a trazer o navegador ejetado de volta à base.

Assim que o capitão Murakhtin estava seguro, ataques aéreos maciços foram feitos por aeronaves russas e pela artilharia de foguetes síria sobre a área ocupada por terroristas que estavam ativamente procurando por ele.

Em conclusão, deve-se dizer que o Comando das Forças Aeroespaciais está orgulhoso de seus pilotos, técnicos, comandantes e pessoal de manutenção, que realizam missões de combate para lutar contra o terrorismo internacional na Síria.

O Comando deseja expressar suas mais profundas condolências às famílias do tenente-coronel Oleg Peshkov e do soldado Alexander Pozynich, que perdeu a vida no resgate da tripulação.

As famílias dos militares não serão abandonadas à própria sorte e eles receberão toda a assistência necessária.”

FONTEMinistry of Defence of the Russian Federation / Tradução e adaptação do Poder Aéreo

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