Síria sob ataque: um resumo das ações dos bombardeiros estratégicos russos
Tendo em vista a dispersão das informações sobre as missões executadas pelas aeronaves de ataque de longo alcance da Força Aérea da Rússia nos últimos dias sobre a Síria, o blog do Poder Aéreo resolveu condensar tudo num único mapa. Utilizando informações oficiais e não oficiais, assim como um pouco de interpretação, o Poder Aéreo procurou sintetizar de forma clara e direta para os seus leitores o que se passou entre os dias 17 e 20 de novembro. Obviamente que algumas dessas informações que constam no mapa podem sofrer modificações na medida em que mais dados sejam disponibilizados.
Clique na imagem acima para ampliá-la.
Interessante que a rota dos Tu22M passa pela fronteira sul do Iraque, próximo à divisa com a Arábia Saudita.Assumindo que esta rota foi realmente empregada, foi possível coletar muita informação via ELINT, SIGINT e COMINT dos sauditas. O mesmo vale para a fronteira com a Jordânia.
Observe que, pelo mapa, os Tu-95 não entraram no espaço aéreo do Iraque/Síria. Os mísseis Kh-555 possuem longo alcance e permitem que a aeronave lançadora fique bem distante do alvo.
Fiz esssa pergunta em outro post, mas faço aqui também:
+
Curiosidade inútil:
+
Como as tripulações dos Blackjacks fazem suas necessidades biológicas durante as missões? Usam fraldão? Sonda? Tem banheiro dentro do avião?
Sim Rafael, o Tu-160 tem um banheiro e até mesmo um cozinha pequena, assim como muitos aviões de longo alcance. O nosso P-3 também é um caso de avião de longo alcance que conta com banheiro e cozinha.
Uma pergunta interessante. O que será que foi bombardeado em Idlib? Lá não tem Estado Islâmico.
Poggio,
E tem até colchonete no corredor pra tirar uma soneca.
Verdade Bosco. Tem espaço para a tripulação dar uma “esticada” na horizontal. Lembrando que a tripulação dum Tu-160 é composta por quatro pessoas.
Interessante é que o Tu-160 foi o primeiro bombardeiro russo em que a URSS realmente se preocupou com as condições de habitabilidade. Há relatos na imprensa russa do que o Tu-160, quando entrou em serviço, foi rejeitado pela Força Aérea porque ela não estava satisfeita com o projeto do banheiro!
Nos projetos anteriores ao Tu-160 os pilotos não tinham como esquentar a comida (boia-fria também voa!) e se estivessem apertados usavam pinico.
Gostaria de saber o que vai sobrar para ser governado pelo ditador após esses bombardeios.
Vai ter programinha de reconstrução com dinheiro russo?
Duvido muito!
Antônio, provavelmente a reconstrução será financiada em yuans…
No desenho abaixo é possível ver o vaso sanitário exatamente sobre o compartimento da roda da bequilha. O número 20 é a cozinha.
Olá a todos.
Sugiro uma revisão no título, afinal não é correto dizer que a Síria (que seria representada pelo Estado governado por Assad) está sendo bombardeada pelos russos, O objetivo desses bombardeios é garantir Assad. Que tal dizer que o “ISIS” está sob ataque? Aproveito para parabenizar o blog pelo documento.
Que tal dizer que o “ISIS” está sob ataque?
camargoer,
É difícil saber se apenas alvos do Estado Islâmico foram atingidos pelos artefatos russos. Por exemplo, você conhece alguma atividade do EI em Idlib? Os russos estão atacando alvos de grupos contrários ao Assad na Síria e não apenas o EI. Além do mais Assad não controla boa parte da Síria.
Posso estar equivocado, mas acho que Carmagoer tem alguma razão.
Pode ser preciosismo. Mas talvez rebeldes sírios sob ataque.
Ataques russos no território da Síria…
Quanto à coleta de informações pelos bombardeiros russos, via Elint, sigint e Comint, alguém poderia comentar acerca da diferença entre elas?
Do que se trata?
E se os bombardeiros russos coletam essas informações, a recíproca não seria verdadeira?
Os EUA, bem como Turquia, Israel, Arábia Saudita também não coletariam informações das forças russas? Tipo frequências utilizadas, códigos, etc?
Carlos 23 de novembro de 2015 at 2:51
___
Syrian rebels -hmm, where are they? these are the 5 people that the Pentagon has prepared and sent to Syria))))
_
Rebeldes sírios -Hmm, onde estão eles? estas são as 5 pessoas que o Pentágono tem preparado e enviado para a Síria))))
Rustam
Privet, kak dela? Ja davno tebja ne slischal….poka!
O que não está claro nesta reportagem, é se há aceitação por parte dos iranianos destes sobrevoos.
Complementando as informações sobre banheiro e cozinha segue alguns link
a maioria é do Su-34 que comparado ao Tu-160, tem ate um bom espaço.
Su-34
1- http://2.bp.blogspot.com/-WRpsWtl2la0/Ts7FxFBhgDI/AAAAAAAABio/RPJAoAdwEPk/s1600/5.jpg
2- http://4.bp.blogspot.com/-OioHi1PoMgQ/Ts7FpXF-BnI/AAAAAAAABiQ/PVXHX72Vfoc/s1600/7.jpg
3- http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s–EhypX-P5–/1465465875382612259.jpg
4- http://forum.keypublishing.com/attachment.php?attachmentid=127456&stc=1&d=1148651717
Tu-160
1- http://www.operatorchan.org/v/src/139673471066.jpg
2- http://www.flankers-site.co.uk/modl_tu-160_trump_files/Photo_21.jpg
3- http://www.flankers-site.co.uk/modl_tu-160_trump_files/Photo_20.jpg
4 – http://i383.photobucket.com/albums/oo275/Marlin66/Tu-160%20Blackjack%20-%20The%20White%20Swan/WP_20140707_13_42_06_Pro_zpsb2ed6cda.jpg
Agora uma pergunta fora desse contesto
no link da imagem a baixo pra que tipo de misão ele ta configurado com essas armas ??
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/2/4/5/1309542.jpg
Abraços
Realizei um comentário sobre o espaço interno com banheiro e cozinha dos bombardeiros russos mais acho que teve ter ficar preso como spam por ter muitos links se algum administrador puder liberar ficaria grato
Abraços
Carlos,
SIGINT e´genérico e é dividido em ELINT (detecção, gravação e análise de sinais de radar) e COMINT (detecção, gravação e análise de radiofrequência destinada às comunicações).
De fato teria sido interessante para os russos ter destacado um Il-20 de guerra eletrônica para acompanhar o vôo destes bombardeios próximos ao espaço aéreo saudita.
Branco F-16 Muito interessante as fotos que você postou com as “acomodações” principalmente no SU-34… E falando em SU-34 a configuração de armas que ele está equipado no último link que você postou me parecem ser dois KH-31 (AS-17 Krypton) sob a fuselagem… Esse míssil tem duas variantes bastante distintas e é difícil saber qual das duas é essa da foto. Uma é o KH-31A que é uma versão anti navio com guiagem ativa, nesse caso o SU-34 estaria fazendo uma missão marítima Outra versão do KH-31 é o KH-31P que tem uma guiagem passiva do tipo home on jam,… Read more »
Que bom que os bombardeiros têm banheiro. Afinal de contas transportam mísseis KH, independente da versão específica 55, 555 ou 101…
Branco, Na linha central tem um míssil Kh-59 (M ou MK) que pode ser utilizado tanto para alvos navais quanto alvos em terra. Observação: A técnica “home on jam” não se aplica a mísseis antirradiação já que a contra medida contra eles é simplesmente desligar o radar e/ou usar um emissor falso para desviá-lo. Ela se aplica a mísseis guiados por radar (ativo ou semi-ativo), como o Amraam, R-77, Harpoon, etc., que passa para o modo passivo quando a cabeça de busca sofre interferência, se dirigindo à fonte de “jamming”. Daí o termo “home on jam”. Só como exemplo: se… Read more »
Gavião. Presume-se que os iranianos aceitam o sobrevoo. Há vários motivos para isso. Eles são aliados da Síria (é de Assad) tanto é que estão lá participando com tropas em terra juntamente com o Hezbollah… Ja vinham participando antes no Iraque ajudando o governo de lá. Um general renomado iraniano morreu no campo de batalha após o início dos bombardeios russos. Se o Irã não aceitasse os russos não conseguiriam sobrevoar… Tanto é que não sobrevoam a Turquia. No caso da Síria os aliados não respeitam Assad e não pediram permissão é Assad não tem a quem reclamar e nem… Read more »
SU-24 abatido em espaço aéreo turco! !!
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/11/turquia-derruba-aviao-militar-perto-de-fronteira-com-siria.html
Hum… isso tem potencial pra virar uma caca de proporções inimagináveis, vamos ver o quanto os russos serão sangue frio…
Amigos, uma notícia recente:
Turkey ‘downs Russian warplane on Syria border’
The Turkish military have reportedly shot down a Russian military aircraft on the border with Syria.
Russia’s defence ministry said an Su-24 had crashed on Syrian territory after being hit by fire from the ground, and that its pilots had managed to eject.
But Turkish military officials said Turkish F-16s had shot down the plane after repeatedly warning its pilots they were violating Turkish airspace.
Video footage showed the plane crashing into mountains in Latakia province.
http://www.bbc.com/news/world-middle-east-34907983
Abraços,
Justin
Mais um Kill pra lista do F-16
Acabou de ser noticiada a derrubada de um SU-24 pelos Turcos