Demonstrador Embraer A-29B Super Tucano
Nas imagens de divulgação, o Demonstrador Embraer A-29B Super Tucano que está presente no Dubai Airshow. O avião, que acaba de ter confirmada a encomenda de 6 unidades para o Líbano, está sendo apresentado com um esquema de cores especial.
A venda para o Líbano é a segunda dentro do escopo do programa LAS (Light Air Support) da USAF, em parceria com a Sierra Nevada Corporation dos EUA. A primeira compreende a entrega de 20 aeronaves para o Afeganistão.
A venda para a Força Aérea Libanesa abre as portas do Oriente Médio para o Super Tucano, considerado o melhor avião de ataque leve e apoio aéreo aproximado da atualidade.
Sinceramente, não gostei deste esquema de pintura, não combinou com a “alma’ militar da aeronave …
Abraço.
Fotos belíssimas!!
Muito frufru pra um matador!!!
Pintura horrível!!!
Para um demonstrador gostei da pintura tomara que seja o prenuncio de mais vendas do pequeno notável.
Pelo jeito as .50 nas asas ficaram no passado. Ou será que alguém ainda faz uma encomenda com elas.
Olá Senhores!
Notei a ausência das .50 na raiz das asas. Quanto ao esquema da cores na fuselagem, trata-se de uma estratégia de marketing, uma forma de gravar o nome da aeronave.
Notem os senhores que o Gripen NG ou o futuro F-39E/F da FAB, tem a imagem de uma ave nórdica de rapina pintado na fuselagem…
Um avião lindo desse e esse povo “autentico” preocupado com pintura?
Adam, as .50 são essenciais no A-29, já que uma de suas principais funções é do de interceptar pequenas aeronaves em baixa velocidade.
No caso de um demonstrador, não é necessário.
Dá pra ver os orifícios tapados nas asas nas posições das .50. Imagino que elas apenas tenham sido removidas, o que é normal em grandes translados
Bela aeronave orgulho nacional , ai lanço uma pergunta no ar todos nos sabemos que a Embraer é competente será com os devidos investimentos e incentivos pontuais será que ela não teria condições de desenvolver um bom Caça nacional de superioridade aérea ??
Acho que o armamento não foi contemplado na montagem do demonstrador, por isso a falta inclusive das .50.
Quem sabe um outro demonstrador com armas também possa ser feito para demonstrar a capacidade do ST, igual ao mock-up do NG.
Alexandre, um caça de superioridade aérea é um projeto caríssimo. Quem faz geralmente conta com subsídios estatais diretos ou indiretos, incluindo encomendas significativas da Força Aérea do país do fabricante. Assim, com a capacidade atual de investimento do governo brasileiro, um desenvolvimento desse tipo seria impensável. Vamos é torcer para que o governo consiga pagar o que já deve à Embraer
As ponto 50 foram reinstaladas para a exposição estática.
Aproveitando o espaço, alguém sabe informar sobre os voos de testes do KC-390? seria o máximo se o nosso verdão marrento estivesse nessa feira.
Fotos muito bonitas
Correto, a metralhadora é retirada para os translados. Além de diminuir arrasto, vc não pode voar com avião armado em muitos países…
Nunca havia visto esses tanques de translado para o A-29. O que impede um operador de usá-los no lugar dos tanques convencionais? Para patrulhas de longa duração não seriam úteis?
Prezados Editores, parabéns pelo novo formato, mas tem como re-instalar o gadget da coluna de comentários dos leitores? De preferência com a primeira/segunda linha do comentário em questão?
É que fica mais fácil acompanhar o andamento das conversas…
Caros editores, parabéns pelo novo layout da página do site. Muito bom,
Aproveitando a oportunidade e o tema ST, não vejo o dia em que nosso caça de superioridade aérea terá um nome mais nacionalizado como Harpia, em ato contínuo ao seu precursor, o Gripen que é o herdeiro mitológico das aves de rapina também. Assim fica tudo em família.
Claudio, a “ave nórdica” na deriva do Gripen é o Grifo, ser mitológico corpo de leão, asas e cabeça e águia. É o guardião dos templos. Gripen=Grifo. Esse é também o código de chamada do 2°/3° GAV, pois na sua bolacha há um Grifo. Eu sugeri esse código em 1995.
Este é sem dúvida um projeto de êxito de nossa indústria assim como será o KC-390, quanto ás cores é uma questão de opinião e ficou muito bom a interface do site, parabéns.
Linda pintura… visto de perto, ao vivo, é mais belo ainda.
Quantos A29 temos no inventario da FAB.
Lembrando que o A29 tem tambem a função de treinador, a bela pintura do tucano não distoa. Mas considerando que sua principal finalidade é bélica, acho que poderia ser divulgada uma imagem mais agressiva, com camuflagem digital,
Alex, se não me falha amemória, a FAB fez a encomenda de 99 A-29 ST. Todos entregues.
bela aeronave e a melhor na sua categoria………
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Marcando território.
“The United Arab Emirates (UAE) in particular has led the way in fielding this kind of capability in the Middle East, having introduced the IOMAX AT-802 Border Patrol Aircraft (BPA) into service some years back. The UAE has since donated a number of these aircraft to Jordan and Egypt, which is in the process of replacing the Archangel.”
(http://www.janes.com/article/55875/dubai-airshow-2015-light-strike-turboprops-centre-stage-in-the-uae)
Vendo a aeronave sem as .50 e sem pintura militar, imagino que a Embraer poderia vender versões desmilitarizadas dos AT-27 e A-29 pra particulares, em uso esportivo.
Acredito que faturaria um bom trocado.
Prezados editores, o novo visual do site ficou muito bacana. Parabéns pelo sucesso.
Achei a pintura do demonstrador bonita.
Uma coisa que eu sempre me perguntei foi o porque escolher o nome “Tucano” para uma aeronave.
Homenagem à ave? Poxa, existem tantos pássaros mais malvados na nossa fauna. Eles são ótimos saqueadores e sempre estão sendo perseguidos por aves menores mas se alimentam basicamente de frutas.
Legal o esquema de pintura alguém saberia dizer qual vai ser a do gripen ng?
Vmax,
O Super Tucano é um tucano vindo de Krypton.
joseboscojr 11 de novembro de 2015 at 11:09
Vmax,
“O Super Tucano é um tucano vindo de Krypton.”
Hehehehe Bosco, ainda não me convenceu.
Até um quero-quero e coruja-buraqueira mete mais medo. Eu mesmo já levei rasantes incontáveis vezes apenas por chegar perto de ninhos.
O nome Tucano, ou Super Tucano agora, deve-se ao tamanho e formato do bico da aeronave, que lembra o bico de um tucano, ave característica da fauna brasileira. O nome foi escolhido à época em um concurso realizado pela Embraer e FAB entre os cadetes da AFA.
The Best, simples assim. Depois que começarem a atuar no Afeganistão e no Líbano as encomendas vão disparar e os USA ou sobre influência dos Âmis serão os maiores compradores felizmente. VIVA A EMBRAER !
Aliás teremos novidades em breve sobre os ST, aguardem ….. ótimas novidades !
Sobre essa Pintura, foi feito uma pesquisa na casa e chegou-se a conclusão que essa é a mais adequada a esse evento e por sua localização. Concordo em gênero e grau com ela, pintura linda, melhor impossível !
O nome Tucano foi escolhido por um Cadete Intendente chamado Panissa.
Coisa linda esta pintura…
Sr. Rinaldo Neri, muito coerente o nome Grifo escolhido para o 2º ao 3º GAV. Parabéns pela autoria e obrigado por compartilhar a origem do código.