Novo governo do Canadá quer nova disputa de caças
Liberais que tomarão posse em 4 de novembro deverão expedir novos pedidos de proposta, por não confiar nos requerimentos traçados pelos Conservadores
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Segundo reportagem da Reuters publicada na segunda-feira, 26 de outubro, o novo Governo Liberal do Canadá pretende recomeçar completamente a competição por caças a jato destinados a substituir a envelhecida frota de aviões CF-18 da Força Aérea Canadense, ao invés de se basear em propostas já feitas durante o Governo Conservador, que está de saída. A informação foi dada à Reuters por uma fonte Liberal, em condição de anonimato.
A fonte informou que os Liberais, que assumirão o governo em 4 de novembro e declararam durante sua bem-sucedida campanha eleitoral que não comprariam os caças furtivos F-35 da Lockheed Martin, pretendem expedir um novo pedido de propostas (RFP – request for proposals) com uma lista refeita dos requerimentos para as novas aeronaves.
“Vamos reunir os requerimentos que temos para aviões. Não acho que confiamos nos requerimentos do governo (Conservador)”, disse a fonte da Reuters. Quando o novo primeiro ministro Justin Trudeau tomar posse, em 4 de novembro, serão nomeados os novos ministros da Defesa e de Obras Publicas.
Ao se descartar a compra do F-35, abriu-se a possibilidade, em teoria, de se seguir o processo de aquisição pela seleção dos demais concorrentes, com base nas propostas já submetidas. Porém, a fonte deixou claro que o novo governo deverá parar o processo e reiniciá-lo.
Com isso, poderá levar anos até que uma escolha seja feita, embora a fonte disse esperar que a decisão seja tomada antes do final do primeiro mandato de Trudeau, que vai até outubro de 2019. O anúncio feito em 20 de setembro por Trudeau, de que não compraria o F-35, foi um choque para a indústria aeronáutica. O novo primeiro ministro afirmou que não comprar o F-35 geraria economias que poderão ser aplicadas em navios para a Marinha Canadense.
A reportagem da Reuters dá a entender que uma demora na decisão prejudicaria o caça considerado um dos líderes da disputa entre os concorrentes do F-35, o F/A-18E/F Super Hornet da norte-americana Boeing. Isso porque a linha de produção do Super Hornet deverá ser fechada antes de 2019, e se o Canadá o quiser, terá que escolher rápido.
A fonte da Reuters sinalizou que o novo governo não vê problemas em operar caças de países aliados, que não sejam especificamente aviões dos Estados Unidos, cujos fabricantes Lockheed Martin e Boeing têm feito lobby no Canadá. Para a fonte, caças fornecidos por países aliados vêm operando juntos sem grandes problemas.
Os competidores do F-35 e do F/A-18E/F, na disputa realizada pelo Governo Conservador, eram o Rafale da francesa Dassault e o Typhoon do consórcio europeu Eurofighter.
O novo primeiro ministro chegou a mencionar o caça sueco Gripen, da Saab, como um possível competidor, ainda que a empresa da Suécia tenha desistido da disputa realizada pelos Conservadores.
FOTOS: Poder Aéreo, USAF e Eurofighter, em caráter meramente ilustrativo
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Não lembro do autor, mas certa vez li a seguinte frase: Caça tem 4 dimensões: altura, envergadura, comprimento e política”. E essa última só tem atrapalhado, “aqui e alhures” como fala o Vader… 🙂
Se querem um caça para defesa aérea como missão primária, como parece ser o caso, eu iria de Typhoon, armado de Meteors e com o radar AESA, que deve estar disponível na data que os canadenses estão planejando substituir os F-18s deles.
Mas se desejam se manter na esfera dos EUA, melhor correr para pegar os últimos F-18 E/Fs, ou ir de F-15E, que manterá a linha aberta por vários anos ainda, devido à venda para Arábia Saudita, mas acho que seriam caros demais.
Anraços
Amigos,
Finlândia também vai ter seu F-X:
Finland to begin HX fighter project to replace F/A-18
27 October 2015:
http://www.airforce-technology.com/news/newsfinland-to-begin-hx-fighter-project-to-replace-fa-18-aircraft-fleet-4702785
Abraços,
Justin
Novos requerimentos, novos caças.
Uma boa notícia pra SAAB.
Tudo muito vago é impreciso. Contudo, uma vez descartado o F-35, a única solução que emerge é o Super Hornet. Se ele quer poupar dinheiro nem o Typhoon e muito menos o Rafale são as melhores escolhas. E o Gripen pode ser inadequado para as imensidões geladas do Canadá.
Já pensaram se o gripen é o vencedor? Como iria ficar a “afirmação liberal”(?) contra o F-35 de que tem que ser um caça bimotor e blá blá blá. 🙂 De pato pra ganso, o Canadá aumentou no ano passado sua cota de 200 para 250 mil vistos de Residência Permanente e o Express Entry desse ano bateu os 262 mil novos imigrantes até o momento. Se pararmos para pensar que o Programa tem como uma das condições, o estabelecimento de que cada família ou novo imigrante de posso do VISA tem que levar em média 11 mil dólares: Temos… Read more »
Oganza,
Eu ate vi o cartaz o Express Entry na minha universidade, fizeram umas palestras sobre o programa, tenho dois professores que fizeram posdoutorado no Canada, mas como nao sou afeito ao ingles e nem ao frances, e se eu fosse um pouco mais ibteligente, deduzi que nao tinha chance. O Australiano vai ser a mesma coisa…
Joker, tenho dois amigos que foram aprovados no programa… um é médico e o outro é da área de segurança em TI. O Express Entry está levando do país o 1% da nata dos profissionais do Brasil… tenho visto pessoas com certificações internacionais, Pós, Mestrados se inscrevendo e passando para irem trabalhar em empregos que estão pagando 3x mais do que eles ganham no Brasil… esse meu colega de TI ganhava no Brasil 5 mil reais… lá é 8 mil dólares americanos com um porem… ele está levando a esposa, 3 filhos e a sogra… e o governo canadense vai… Read more »
O gripen ng tem chances tecnicas para eles mas o fator Politico não pois é uma concorrência de cartaz marcadas só tem que definir entre um o outro avão dos EUA.