Há 39 anos, em 10 de outubro de 1976, voava o primeiro protótipo do EMB-121 Xingu, matrícula PP-ZXI. Tripulação do voo: Comandante Túlio Silviano Brandão e engenheiro de ensaios em voo Élcio Junya Hyodo (Hyodo San). Confiram as fotos!
Esse ai eu acho o mais belo avião fabricado pela Embraer. Lamentavelmente não fez sucesso.
E estranhamente o maior comprador foi a FA francesa. Nem por aqui fez sucesso. E que se diga, um excelente avião.
Marcos
Visitante
9 anos atrás
“Há 30 anos, em 22 de outubro de 1985, voava o primeiro protótipo do EMB-121 Xingu…”
A data está errada. O primeiro voo do Xingu foi em meados da década de 70. A não ser que se referia ao protótipo do Xingu III, mas não sei precisar a data correta do primeiro voo.
Uma ideia que poderia ter ido em frente mas não foi, era o “Bandeirante” c/ empenagem em “T”.
André Sávio Craveiro Bueno
Visitante
9 anos atrás
Lindíssima aeronave, muito elegante.
Uma curiosidade é que o Emerson Fittipaldi usou um Xingu na Europa. Imagino que tenha alguma relação de patrocínio /divulgação entre ele [ou equipe Copersucar] e a Embraer. Lembro-me até de uma propaganda impressa que vi em alguma revista Flap dos anos 70.
Lembro-me, também, de ter visto uma nota sobre o Bandeirante cauda “T” mencionado pelo Maurício na mesma publicação.
Clésio Luiz
Visitante
9 anos atrás
A compra do Xingu pelos franceses foi uma contrapartida comercial, se não me engano relacionado aos radares do CINDACTA.
Sendo projetado sem a influência do francês que dirigia o projeto do Bandeirante, cujo protótipo tinha aparência questionável, os brasileiros fizeram um belo trabalho na aeronave seguinte.
Quem era o engenheiro chefe desse projeto, alguém sabe?
E pode-se perceber no Xingu de onde veio a inspiração para o também belo Brasília, culminando no EMB-145, que infelizmente nunca recebeu nome oficial.
Luiz Fernando
Visitante
9 anos atrás
O Xingu é adorado na França… As forças armadas francesas nunca esconderam sua satisfação com a aeronave.
Recentemente a maior parte das aeronaves foi (ou está sendo) modernizada para ficar ainda voando por algum tempo.
Joao Rafael
Visitante
3 anos atrás
Foi em 22 de Outubro de 1976, portanto há 45 anos e não 39 anos atrás.
Esse ai eu acho o mais belo avião fabricado pela Embraer. Lamentavelmente não fez sucesso.
E estranhamente o maior comprador foi a FA francesa. Nem por aqui fez sucesso. E que se diga, um excelente avião.
“Há 30 anos, em 22 de outubro de 1985, voava o primeiro protótipo do EMB-121 Xingu…”
A data está errada. O primeiro voo do Xingu foi em meados da década de 70. A não ser que se referia ao protótipo do Xingu III, mas não sei precisar a data correta do primeiro voo.
Obrigado Marcos, corrigimos a data. Abs
Uma ideia que poderia ter ido em frente mas não foi, era o “Bandeirante” c/ empenagem em “T”.
Lindíssima aeronave, muito elegante.
Uma curiosidade é que o Emerson Fittipaldi usou um Xingu na Europa. Imagino que tenha alguma relação de patrocínio /divulgação entre ele [ou equipe Copersucar] e a Embraer. Lembro-me até de uma propaganda impressa que vi em alguma revista Flap dos anos 70.
Lembro-me, também, de ter visto uma nota sobre o Bandeirante cauda “T” mencionado pelo Maurício na mesma publicação.
A compra do Xingu pelos franceses foi uma contrapartida comercial, se não me engano relacionado aos radares do CINDACTA.
Sendo projetado sem a influência do francês que dirigia o projeto do Bandeirante, cujo protótipo tinha aparência questionável, os brasileiros fizeram um belo trabalho na aeronave seguinte.
Quem era o engenheiro chefe desse projeto, alguém sabe?
E pode-se perceber no Xingu de onde veio a inspiração para o também belo Brasília, culminando no EMB-145, que infelizmente nunca recebeu nome oficial.
O Xingu é adorado na França… As forças armadas francesas nunca esconderam sua satisfação com a aeronave.
Recentemente a maior parte das aeronaves foi (ou está sendo) modernizada para ficar ainda voando por algum tempo.
Foi em 22 de Outubro de 1976, portanto há 45 anos e não 39 anos atrás.