Segundo populares, FAB teria abatido avião na fronteira com o Paraguai
Moradores de Mundo Novo e Japorã, municípios que fazem fronteira com o Paraguai, relataram por meio de mensagens de WhatsApp, que uma aeronave não identificada teria sido abatida por uma equipe da FAB (Força Aérea Brasileira), no fim da tarde deste sábado (24) na região. Por volta das 19h30 as primeiras mensagens informavam sobre a queda.
A aeronave supostamente abatida vinha sendo acompanhada desde o interior do Estado de São Paulo por um avião caça da Força Aérea Brasileira. Já em espaço sul-mato-grossense, o caça teria efetuado disparos contra o avião que não pegou fogo no ar e teria caído em território paraguaio.
Até o momento a aeronave abatida não foi localizada. Equipes da Polícia Militar e da Polícia Militar Ambienta fizeram buscas pela região, mas até o momento a aeronave abatida não foi localizada. Entramos em contato com as delegacias de Mundo Novo, Naviraí e Japorã, mas nenhuma confirmou o caso.
FONTE: Midiamax
FOTO: FAB (meramente ilustrativa)
deixa eu entender uma coisa … caiu em território Paraguaio, certo?
Então, onde a policia militar esta fazendo estas buscar?
Mais uma mídia tratando desse assunto
http://www.ariquemesonline.com.br/noticia.asp?cod=298236&codDep=30
Que na verdade é cópia da notícia acima.
Missão cumprida ontem. Caçador não viu aeronave cair pois estava no COCOMI e teve que recolher.
A FAB cumprindo sua missão de manter a soberania no espaço aéreo, apesar dos cortes orçamentários. E o A-29 cumprindo bem uma das missões para a qual foi projetado.
A la chasse!
Notícia complementar do G1. Inclui vídeo do episódio
http://www.aereo.jor.br/2015/10/25/fab-nao-confirmou-abate-de-aeronave-interceptada/
Cel., pelo que ouvi foi só tiro de advertência, não aconteceu abate, até porque com o atual desgovernoe a atual legislação……..
G abraço
Amigos,
Neste caso, a posição da aeronave interceptadora não parece ter sido a tradicionalmente recomendada para um tiro de advertência.
Abraços,
Justin
Juarez, foi realizado o Tiro de Destruição. Perguntei pra quem sabe, e foi confirmado. O piloto era 2T da turma do meu filho.
Prezados,
havia lido que no procedimento padrão de abate o caça faria uma trajetoria descendente e ortogonal ao avião ilegal (como foi no caso daquele filme colombiano). Pelo video o A29 estaria na posição às seis horas; é isso mesmo? Talves pela proximidade da fronteira e pela velocidade relativa o piloto optou por esta abordagem mais classica. Faz sentido?
Outra curiosidade: como fica posicionado o segundo A29 do elemento? Poderia ser esse segundo o encarregado pela rajada fatal?
Sobre o procedimento de abate só tenho uma coisa a dizer. Na minha opinião, isso tem que ficar a cargo do piloto que detém conhecimento aeronáutico e aerodinâmico amplo, com todas as dinâmicas e variáveis que uma lei ou regulamento não poderá exercer previdência completa. Para cada situação haverá um aproach ideal. A variável mais importante aí é o modelo da aeronave alvo. É por essa e outras que o Brasil não se desenrola. Nosso país não se liberta da necessidade que o estado e suas instituições tem em controlar o indivíduo, em tê-lo “na mão”. Nossos políticos e servidores… Read more »
Rinaldo Nery 25 de outubro de 2015 at 21:38 #
Juarez, foi realizado o Tiro de Destruição. Perguntei pra quem sabe, e foi confirmado. O piloto era 2T da turma do meu filho
Cel, se o “Melancia” deu a ordem eu troco de nome e passo a me chamar Maria Jose.
G abraço
Rommelque, isso q vc leu não sei aonde não existe.
Maria Juarez José, acho q ele deu a ordem sim. Kkkkkkkk,,
Cel, o avião não foi abatido, não vou precisar mudar de nome e acho que o melancia não teria “caneta” para ordenar o abate….
G abraço
Prezados, não me lembro onde li a respeito, mas acho que foi aqui no aereo quando divulgaram um filme em que um tucano colombiano metralhou um narcotraficante. A abordagem,pelo que havia entendido, é tecnica, pois uma rajada continua não paralela ao avião visado, tem uma trajetória mais eficaz; lembro tb ter visto algo assim em materia sobre os A10 atacando helicópteros em voo. Quanto às questões juridicas e legais são imposições que ou aceitamos (aceitávamos) ou ficamos (ficaríamos) sem componentes para montar em novos aviões ou repor nas manutenções. Vcs vão se lembrar que houve um episódio na Colombia em… Read more »
O problema do “waver” norte americano já foi resolvido a tempos. E também já foi definido que o Tiro de Detenção (esse é o nome correto) ficará na esfera da Justiça Militar. Não há nenhum impedimento legal para tal.