Há 68 anos, era batida a barreira do som pela primeira vez
Em 14 de outubro de 1947, o piloto de testes capitão Chuck Yeager ultrapassou a velocidade do som pela primeira vez, voando o Bell X-1 S/N #46-062 batizado de “Glamorous Glennis”, em homenagem à sua esposa.
Chuck Yeager, Ás da Segunda Guerra Mundial, foi escolhido pela Bell para pilotar o avião experimental Bell X-1, movido a foguete. Um bombardeio B-29 Superfortress especialmente modificado foi usado para levar o X-1 na barriga. Na altitude de 35.000 pés (10.675 m) o avião foi lançado e rompeu a barreira do som alguns momentos depois.
Hoje no Facebook, Chuck Yeager comemorou com o seguinte post:
Apesar da idade, Yeager é bem ativo no Facebook e quase todos os dias publica alguma coisa interessante.
Assista abaixo o vídeo com o registro do voo histórico.
O melhor livro biográfico que já li, foi o “Voando nas Alturas”, a autobiografia do proprio Chuck, e a melhor parte do livro, são os comentários da Glennis Yeager.
George Welch quer ter uma palavrinha com o senhor…
Olá.
Para quem curte um bom filme, embora longo, “Os Eleitos” mostra os primórdios da exploração espacial americana. Com destaque para o feito de Chuck Yeager.
Não é um “documentário”, mas agrada.
SDS.
Há controvérsias.
Muitos dizem que, em várias oportunidades, os Mustang experimentaram congelamento das superfícies de controle em mergulhos acentuados. Há quem diga, também, que experiências posteriores mostraram ser esta uma reação natural do desenho quando se aproxima MUITO de Mach 1.
O evento seguinte, dizem, é a inversão dos comandos. Há vários relatos de inversão de comandos, em altas velocidades, nos Mustang.
Nada disto desmerece o Aviador. Se não foi o primeiro a fazê-lo, sem dúvida foi o primeiro a fazê-lo INTENCIONALMENTE.
Não era audaz… Chegou a Velho!
Mas lhe é atribuído ser o primeiro a romper a barreira do som em voo horizontal.
Mustangs rompendo a barreira do som em mergulho? Acho pouco provável dado o efeito da compressibilidade. Quanto à Chuck Yeager, de fato ele é bastante ativo no Facebook e suas postagens são muito interessantes. Outro “velhinho” (apenas na idade cronológica pois o cara é PHODA!) bastante ativo no Facebook é Buzz Aldrin, companheiro de Neil Armstrong na Apollo 11,que últimamente tem se dedicado a defender que os EUA devem investir pesado no programa espacial não apenas para voltar à primazia na conquista do Espaço como pelo efeito multiplicador dessas pesquisas tecnológicas. E nesse caso meu povo, a palavra dele é… Read more »
Bom, segundo o que li em uma antiga RFA, que falava da campanha da Fuerza Aerea Mexicana no Pacífico, houve uma missão onde seria feito bombardeio de mergulho com os P-47 contra um depósito de munição que ficava entre três montanhas, e só tinha possibilidade de ser atingido através de um ataque em vôo picado. Pois bem, o Jug atingia 500 kt (925 kph) depois de 5 segundos de mergulho vertical. Negócio de doido: os caras tinham que mergulhar, e quando o velocímetro marcasse 500 kt, soltava as bombas – duas de 454 kg. Manobra quase suicida. Mas los panchitos… Read more »
Primeiro vôo Mach 1: 14/10/1947 (Bell X-1)
Primeiro vôo Mach 2: 20/11/1953 (Douglas D-558-2)
Primeiro vôo Mach 3: 27/9/1956 (Bell X-2)
Primeiro vôo Mach 4: 7/3/1961 (Bell X-15)
Primeiro vôo Mach 5: 23/6/1961 (Bell X-15)
Primeiro vôo Mach 6: 9/11/1961 (Bell X-15)
De Mach 1 a Mach 6 em apenas 14 anos!
Por isso que digo que a década de 1950 foi a era de ouro da aviação. Era um ritmo de desenvolvimento alucinado.
Soube de casos de F-86 que rompiam a barreira do som em mergulho. Mustangs, meio difícil.
Yeager quase cantou prá subir ao tentar bater um recorde de altitude com um F-104A que sofreu stall de compressor a mais de 30.000 metros de altitude. Conseguiu ejetar mas ficou gravemente queimado pelas chamas do foguete do assento ejetável.
O filme “Os Eleitos” mostra esse episódio, embora a cena em que ele aparece caminhando depois de ejetar não corresponda à realidade.
Provavelmente foi o primeiro voo supersônico devidamente documentado. Depois ele utilizou o F-86 em diversas apresentações pelo mundo, rompendo a barreira do som nestas (inclusive no brasil). O F-86 é um aparelho transônico (bate o mach 1 em mergulho). E provavelmente houveram outros a fazer isso em mergulho antes. Existiram alguns aparelhos transonicos ainda na segunda guerra. Não acredito que o mustang seria capaz de bater mach 1 em mergulho e ficar inteiro. Apesar de ser um dos modelos mais velozes da segunda guerra (graças ao excelente motor Rolls Royce Merlin), os 700km/h só eram conseguidos a grandes altitudes e… Read more »
Houve um caso de um protótipo Me-163 que atingiu 1.004 km/h durante um teste. A maior velocidade registrada por uma aeronave tripulada na IIGM. Isso em 1941.
Em 1944, outro protótipo repetiu o feito, mas quando a aeronave desceu, constatou-se que praticamente perdera o leme.
Rafael
Houveram alguns casos e relatos pós-guerra de alguns ases alemães que continuaram vivos. Davam conta de Horten Ho 229, um Me-262 e um Heinkel He 280 (que a despeito de seus detratores, teria desempenho fenomenal apenas acima de 5mil metros).
Mas nada documentado em seu acontecimento…