Estados Unidos lançam de paraquedas munições para rebeldes sírios contrários ao Estado Islâmico
Os Estados Unidos lançaram no domingo em paraquedas munições no norte da Síria a rebeldes deste país que combatem o grupo Estado Islâmico, indicou nesta segunda-feira um porta-voz do comando das forças americanas no Oriente Médio (Centcom). A operação, bem-sucedida, “forneceu munições a grupos árabes sírios cujos responsáveis foram verificados pelos Estados Unidos”, declarou o coronel Patrick Ryder em um comunicado.
Um responsável do Departamento de Defesa que pediu para não ser identificado disse à AFP que os aviões lançaram 50 toneladas de munições, confirmando uma informação fornecida anteriormente pela CNN. O lançamento através de paraquedas ilustra a nova orientação da administração de Barack Obama para lutar contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na Síria, após o fracasso de seu programa de treinamento de rebeldes sírios moderados.
A mudança de orientação americana foi anunciada 10 dias após a entrada da Rússia no conflito sírio, com importantes bombardeios aéreos. O comunicado não menciona explicitamente os grupos rebeldes que receberam munições e equipamento, mas destaca a eficácia dos combates travados entre as forças curdas sírias e os grupos árabes para libertar as zonas fronteiriças com a Turquia, no nordeste do país.
FONTE: AFP