Sukhoi Su-30

O site da empresa venezuelana Telesur publicou hoje uma reportagem comentando um acidente com um caça Sukhoi Su-30 pertencente à Fuerza Armada Nacional Bolivariana de Venezuela (FANB).

Este acidente aconteceu próximo à fronteira com a Colômbia quando a aeronave realizava um voo de patrulha sobre o espaço aéreo venezuelano Ela havia detectado tráfego de aeronave ilícita na direção da fronteira entre os dois países. O texto informa que a região onde o caça caiu operam “máfias ligadas ao narcotráfico”.

A tripulação do aeronave, composta pelos R. Ramírez e J. García está desaparecida.

A Venezuela adquiriu 24 caças do tipo Sukhoi Su-30 MKV em 2006, o que lhe deu a posição de destaque entre as forças aéreas da América do Sul.

Su-30MKV

FONTE/FOTOS: Telesur/arquivo PA (meramente ilustrativas)

COLABOROU: Justin Case

NOTA DO EDITOR: na internet existem comentários sobre um possível abate do Su-30 por caças Kfir colombianos. O que sabe realmente é que aeronaves bimotoras dificilmente caem desta maneira com total desaparecimento de dois pilotos. Deve-se destacar, no entanto, que a Venezuela enfrenta problemas de sobressalentes e de manutenção destes complexos aviões de combate que pouco voam. Muitas vezes as missões de patrulha são executadas pelos antigos F-16 ao invés de empregarem os novos Su-30.

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Diegolatm

E comessem as teorias conspirativas sobre a queda:

1 – Abate pelo (Exterminator) Kafir Colombiano…

2- Queda por falta de manutenção dos aviões da Venezuela.

Qual a sua aposta hahaha

Juliano Lisboa

Opção 1. Kfir
Tambores de guerra.

Ícaro Luiz Gomes

Se o SU30 tivesse sido abatido pela FACol, o dito cujo, deveria ter invadido espaço aéreo colombiano ou ameaçado alguma aeronave colombiana oficial. Os colombianos adorariam se gabar de ter abatido o Sukoi. Os venezuelanos negariam ate o fim, ou lançariam um ataque contra a Colombia.

Como nada disso foi confirmado. Aposto na lei de murphy potencializador pelo fator posvendaski.

Vader

Tá rolando por aí que foi abate mesmo, e que a aeronave estaria em território colombiano no momento do contato. Sendo isso, péssimo para o currículo do Su-30, e mais ainda para a força aérea bolivariana, ter uma aeronave supostamente moderna e nova como esta abatida por uma cujo projeto remonta aos anos 60/70. Mas a outra hipótese é ainda mais assustadora. Um caça supostamente moderno de superioridade aérea designado para uma patrulha aérea cair de maduro (rs, sem trocadilho com o homem do “pajarito”) assim indica ou que ele é uma bela bomba (o que não creio seja tanto… Read more »

Vader

Ah, e o detalhe é o seguinte: eu pelo menos é a primeiríssima vez que vejo notícia de uma interceptação com esse caça.

Lembrando que os F-16 velhinhos e com pouca manutenção ainda outro dia abateram uma aeronave de supostos traficantes brasileiros…

Mas logo na primeira missão real o Su-30 cai?????

Isso demonstra cabalmente pras vermelhuxas, russófilas e demais adeptas do mundo plug and play da russiolândia que…

Ter não é operar!!! (by Juarez)

😉

HMS TIRELESS

Ele pode ter sido abatido pela AAA do exército colombiano. Ou será que sorrateiramente os EUA mandaram algum(s) F-22 para aquelas bandas?

Rogério

É esse impõe respeito kkkkkkkkk

Anderson

Teorias por teorias:

Diz a “lenda” que as FARC possuem alguns Igla-S e teriam até abatido um Super Tucano em 2012, apesar de que a FAC negou essa possibilidade.
Vai que o Su-30 estava dando bobeira, voando baixo e alguem resolver testar se realmente o Igla funciona?

Vai saber o que realmente aconteceu!

jairo boppre sobrinho

Vader

Não que eu seja remotamente “russófilo” longe disto!

Mas onde está rolando que foi abate?

Abs

rafael bastos

O Flanker tem um nível de segurança bastante dúvidoso, há aulgum tempo atrás a India deixou toda sua frota de molho depois de um acidente decorrente de uma falha no motor. Então o que me parece mais plausível, dado a confiabilidade da aeronave e as dificuldades de manutenção da mesma pela FAV, é um acidente. Mas caso tenha sido um abate, provalvemente ficará por ai mesmo, um incidente isolado que dificilmente será evoluido para algo maior.

Marcelo Pamplona

Particularmente, ainda que o pós venda russo não seja “aquelas maravilhas”, creio que acaso se confirme ter sido uma queda por mau funcionamento, acho que a suspeita maior recai sobre a manutenção precária feita pelo pessoal da FAV, fato que agrava o quadro já não muito auspicioso de baixa disponibilidade do modelo. Em outras sábias palavras: “pior que tá, fica sim!” Por outro lado, como bem disse o Poggio acima, não há que se dar credibilidade à mídia da “republiqueta caída de madura”, vez que esta é vinculada/controladada pelo regime e “El Bigodón” está doidinho para criar um factóide externo… Read more »

Leonardo

Saiu uma noticia dessas tudo que os anti-russos sonham, frenesi total, aeronaves de caça de procedência ocidental e oriental caem em diversas parte do mundo todos os meses, mas caiu um Flanker da Venezuela a aeronave é ruim? Abatida pela Colômbia e os muchachos colombianos não estariam se gabando? Como se a Venezuela fosse parâmetro para alguma coisa no meio da aviação, não esqueça que até bem pouco tempo não havia papel higiênico no país!!!! Na reportagem consta que os F-16 tem realizado a maioria das missões da FAV, ok!!! Mas do inventário quantas células estão disponíveis? Isso alguém sabe?… Read more »

Hamadjr

O bom daquele cigarrim do Uruguay é que alguns fumam e ficam tontos e ai a criatividade rola solta por conta dessas a Colômbia deve fazer um pronunciamento sobre o abate do Su-30 Bolivariano feito pelo avião de tecologia alienigina, qua aliás mano, naquelas terras o que tem aparecido de disco voador é proporcional ao tamando da luneta que esta fumando.
Caiu porque não tem como operar algo que se prática.

Vader

Saiu um comunicado da força aérea bolivariana dizendo que o acidente se deveu a “desorientação espacial”… O legal é que nem acharam o avião ainda, mas já sabem a causa do acidente… 🙂 Pra mim foi abate mesmo, porque os venezuelanos estavam pintando o sete na Colômbia, até que chegaram os Kfir. Curiosamente, menos de três dias depois, “cai” um Su-30… 😉 E é evidente que a Colômbia não vai se vangloriar de nada, pois isso poderia ser interpretado como um ato internacional de agressão, podendo levar a rompimento de relações e até a guerra entre os dois países. Vai… Read more »

Leonardo

O legal é que nem acharam o avião ainda, mas já sabem a causa do acidente…

Porque vc quer que tenha sido abate foi abate?

Está certo!!!!! Vc é o dono da verdade!!!!!! kkkkkkkkkkkkk

Joner

Um tremendo vetor, mas, nas mãos de quem não tem verba para manter o adestramento das equipes e as substituições programadas de itens. Nas mãos dos russos o SU-30 é temido, nas mãos dos indianos talvez, já os outros operadores, deixam muito a desejar pelos mesmos motivos da Venezuela. Qualquer discurso agora vai ser achismo nosso, e como já disseram, talvez nunca seja divulgado as causas reais que levaram a queda desta aeronave e muito menos a localização. Quanto a aeronave, por favor! Trata-se de um icone da aviação de combate, pois se assim não o fosse, nem estaríamos interessados… Read more »

Colombelli

Falei esta semana mesmo em outro tópico que os caças estavam na “capa da gaita” por falta de manutenção e que tomariam uma surra dos colombianos. Abate não foi. Não seriam estúpidos de mandar um caça sem a menor condição de combate (a começar pelo piloto) para operação e correr o risco de expor que é um fantoche completo e totalmente inoperante. Caiu literalmente de “maduro” (rectius: podre, que é o que muito maduro se torna). Os SU-30 foram comprados literalmente para desfile. Nunca estiveram nem perto de se tornar algo minimamente operacional de verdade. Tire-se por base o caso… Read more »

eriksondb

Eu também fico com a opção de que o SU30 caiu através de seus próprios problemas, quiseram fazer demonstração de força com material que para eles apresenta problemas (não que o Su30 seja ruim, muito pelo contrário), mas na Venezuela a FAV não consegue operá-lo a contento. Então foram se exibir e se “Fu..”, nem precisou a FAC colocar a mão. Posso estar errado, mas não acredito que a Colômbia iria chegar ao ponto de abater uma aeronave da FAV, pois a escalada das tensões ainda estão no início. Ambos os chanceleres estão negociando um encontro entre os 2 governos,… Read more »

costamarques

Os Su-30 são sem duvida uma excelente aeronave, mas nesse caso acredito que cairam por si só por falta de manutenção ou de conhecimento dos pilotos!

Uma coisa é ver um Russo daer show aereo com os Sukoi, outra é ver um piloto que não conheçe a doutrina do vetor tentar fazer alguma coisa com ele!

Acho que foram mostra a Colombia que tinham poder de fogo e “CAIU”!

Tadeu Mendes

Se o bagulho russo caiu por falta de manutencao, entao aonde estaos os pilotos? Ou sera que os asentos ejectores tambem falharam? Se o jato foi abatido por um missil disparado pelos Kfirs, entao talvez nao tiveram tempo de escapar. Eu viajo constantemente para Medellin na Colombia. O ano passado eu estava indo de Medellin para Santa Marta, no litoral do Caribe colombiano. O aeroporto internacional Jose Maria Cordoba na cidade de Medellin, tambem sedia uma base aerea da FAC (Fuerza Aerea Colombiana). Antes de delocarmos, pude ver 5 F-16 da USAF no tarmac da base aerea. Quando regressei a… Read more »

Juarez

Bem , nós assistimos aqui durante um bom tempo seres iluminados cantarem em proza e verso que com a chegada dos Su 30 da FAV nunca antis vistu na face da terra”, todos os demais seriam apenas “mosquitos alados, então vem o tempo e mostra ser senhor de todas as verdade e principalmente respaldando que:

Ter não significa operar…..

Grande abraço

Rodrigo Pedrosa

…nos relatos tem uma parte bem interessante que o ALA informou: “ele disparou flares para iluminar a pista clandestina”….kkk, não creio, ele disparou flares foi para emitir radiação infra vermelha…e isso significa “tentar” escapar de um míssil guiado pelo calor…TEM COISA AÍ…