Russia, irkut mc-21

O Governo do Estado do Paraná, com o apoio da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), assinou um acordo com a fabricante de aeronaves russa Irkut para implantar em Maringá unidades de fabricação de peças e partes de aeronaves e centros de operação para atender o Brasil e a América Latina.

Os termos da cooperação foram definidos nesta quarta-feira (16), em Moscou, Assinaram o acordo, a vice-governadora Cida Borghetti, o vice-presidente da Irkut, Kirill Budaev, o prefeito de Maringá, Roberto Pupin, e o presidente da APD, Adalberto Netto.

Cida Borghetti, que representou o governador Beto Richa, reforçou o objetivo do governo estadual em estimular investimentos em inovação e em tecnologia, que criem empregos de qualidade. “O Paraná dá mais um passo para consolidar um setor considerado estratégico. O Governo do Estado concederá o suporte necessário para o sucesso do projeto da Irkut no Paraná e no Brasil”, disse.

A vice-governadora afirmou que o Paraná se qualifica para receber investimentos do setor. O Estado definiu Maringá e região como áreas para a implantação de um polo de aeronáutica e defesa e o Governo do Estado propôs uma lei específica de incentivos. Chamada de Paraná Aéreo, a lei garante benefícios diferenciados para empresas de projeto, engenharia, manutenção, peças e montadoras de aeronaves civis e militares.

IRKUT – O vice-presidente da Irkut, Kirill Budaev, explica que a empresa está expandindo seus negócios no Brasil e nos países da América Latina. O foco do projeto brasileiro são os modelos da aeronave MC-21, que têm capacidade de 150 a 212 passageiros e já estão em produção na cidade de Irkust. As aeronaves competem diretamente com os aviões comerciais Airbus A320 e Boeing 737.

Segundo Budaev, o MC-21 é uma nova classe de aeronave cuja flexibilidade das estruturas permite se adaptar às necessidades dos clientes (companhias aéreas). O dirigente empresarial russo destaca que o avião da Irkut reduz em 24% o gasto com combustível, em 10 % a manutenção, em 20% o tempo com embarque e desembarque; ao mesmo tempo carrega 17% mais passageiros que outras aeronaves da mesma categoria.

“O MC-21 apresenta alto desempenho de voo com menor consumo de combustível frente a seus concorrentes. Isso permite que as companhias aéreas obtenham um lucro três vezes maior e um retorno de investimento em metade do tempo do que o comparado com outros aviões”, detalha Budaev.

A Irkut Corporation está entre os dez maiores fabricantes mundiais de aviões, possuindo mais de 14 mil funcionários. A empresa é uma divisão do grupo UAC United Aircraft Corporation (UAC), cujo faturamento em 2014 superou US$ 4,8 bilhões.

ETAPAS – O presidente da APD, Adalberto Netto, explica que o acordo possui diferentes etapas. Na primeira parte, a Irkut em conjunto com a Agência e órgãos da prefeitura de Maringá vão concentrar esforços na identificação de possíveis parceiros comerciais ligados a operação de leasing de aeronaves e também empresas interessadas em investir em operações de manutenção de aeronaves (chamado MRO).

“O apoio aos aviões em comercialização e operação será dado pelo centro de operações de Maringá. Esse projeto é a materialização do Programa Paraná Aéreo operado pela APD para atrair investimentos e empresas do setor aeroespacial e defesa”, destaca Netto.

MARINGÁ – Com a demanda e os contratos comerciais definidos, na segunda etapa, o acordo prevê a implantação em Maringá dos centros de treinamento de pilotos, de manutenção e distribuição de peças e equipamentos e de manutenção especializada de aeronaves.

“É uma grande operação que irá gerar diferentes oportunidades para parceiros brasileiros, desde fabricação de peças, a logística, financiamento de aeronaves e treinamento de instrutores”, enumera Netto. O memorando também define parcerias no auxílio na obtenção da certificação da aeronave MC -21.

O prefeito Roberto Pupin reforça que a cidade está estruturada para receber investimentos do setor. O polo aeronáutico e de defesa possui uma área de 40 alqueires, ao lado do aeroporto municipal, destinada exclusivamente para a instalação de empresas do setor. “Uma parceria que tem tudo para gerar emprego de alta qualidade, renda e trazer novas tecnologias para o nosso Estado”, afirma

MC -21 – De acordo com os engenheiros responsáveis pelo projeto, o diferencial do MC-21 será seu peso reduzido devido ao uso de materiais de última geração, aerodinâmica aperfeiçoada e motor avançado.

“É exatamente pelos atributos do produto que acreditamos no sucesso do projeto, a tecnologia e as soluções criadas pela empresa para as companhias aéreas do Brasil e América Latina devem garantir um volume significativo de fabricação, vendas e operação de aeronaves, beneficiando o Paraná e a nova base operacional de Maringá”, reforça Adalberto Netto.

Paraná quer ampliar comércio com a Rússia

A vice-governadora Cida Borghetti esteve, também, com o vice-primeiro ministro para assuntos econômicos e comerciais da Rússia, Arkady Dvorkovich. Na pauta, a ampliação das relações comerciais entre o Paraná e a Rússia.

Segundo a vice-governadora, a Rússia quer estreitar relacionamento com os países dos BRICs, entre eles o Brasil, e busca parceiros em diversas áreas, em especial, a de alimentos. ” Estamos identificando boas oportunidades para as nossas cooperativas e o setor de agronegócio”, afirma Cida Borghetti.

Em relação ao comércio, a Rússia é um dos principais parceiros do Paraná, depois da China. Os volumes dobraram desde 2008 e para o ano que vem a previsão é de que a balança comercial supere R$ 1,5 bilhão de reais. Grandes exportadores como as cooperativas C.Vale e Lar lideram as exportações de frango desde 2013.

MEPHI – Na terça-feira, o Governo do Paraná firmou uma parceria com a Universidade Nacional de Pesquisa Nuclear (Mephi) de Moscou para a transferência de tecnologia, pesquisas conjuntas e intercâmbio acadêmico em projetos de prevenção, combate e tratamento avançado do câncer de mama.

Criada em 1942, a universidade pública de Mephi é considerada uma das mais importantes da Rússia. É referência em medicina nuclear, pesquisa, inovação e tecnologia.

A comitiva do Paraná tem reuniões ainda com a empresa Russian Railways, para apresentação do projeto do Trem Pé-Vermelho, ferrovia com linha de passageiros, que ligará as regiões metropolitanas de Londrina e Maringá, e com a Rosatom, empresa de energia nuclear russa, que vem investindo na instalação de centros médicos oncológicos e no desenvolvimento de novas tecnologias em diagnóstico por imagens.

Há também encontros com representantes do Banco de Desenvolvimento e Assuntos Econômicos Externos da Rússia (Vnesheconombank) e com a Aton, o fundo de investimento independente (private equity) mais antigo daquele país.

FONTE: www.aen.pr.gov.br

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