KC-130: Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis (BAAN) 2015 – parte 1
Por Juliano Lisboa – contato@julianolisboa.com.br
Realizou-se nos dias 5 e 6 de setembro mais um portões abertos da BAAN, atendendo à grande expectativa do público.
No sábado, os caças F-5M que estavam na BAAN por causa da Operação BVR-II foram a grande atração. Ocorreram vários voos o dia todo, com saídas de 3, 4 e 5 elementos. Além deles, jatos A-1M, o transporte Caravan, treinador T-27, cargueiros C-105, KC-130, Bandeirante e o avião de alerta aéreo antecipado E-99, agraciaram o público com seus voos.
A cereja do bolo desse ano foi a exposição da réplica do Gripen NG em tamanho real.
Uma pena foi ver os caças F-2000 largados ao relento, deu saudade de vê-los rasgando a pista com o som ensurdecedor característico. O F-5 não chega nem perto, então vamos ter que esperar até 2019 para ouvir o Gripen.
A presença do público foi expressiva no domingo, com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e seu novo A-29. Aparentemente fizeram todas a manobras com o “pé no freio” e a uma altura maior, em torno de 600 pés. A velha nova manobra Lancevac foi de tirar o fôlego.
Juliano!
Felicitações pelas excelentes fotos! Muito obrigado por compartilha-las conosco.
NOTA: Crime contra o patrimônio e a história da FAB, deixar aos seis F-2000C ao relento!
CM
Obrigado Claudio Moreno, na verdade são 7 ai na foto e mais 2 expostos perto do hangar, total de 9. Um estava em BSB e outro no MUSAL, um nessa conta ta sumido. hehehe
“um nessa conta ta sumido. Hehehe”
Talvez canibalizado para fornecer peças.
Acho que foi cláusula contratual com os franceses a proibição da venda dos Mirage 2000 a terceiros.
Alguém poderia confirmar se minhas afirmações estão corretas ou não?!
Saudações!
Pelo que apurei em Brasilia tem 2 F-2000 um mono e outro biplace, agora a conta fecha.
Olá, amigos.
Cláusula contratual de proibição de venda para terceiros?
De onde veio isso?
O que todo contrato desse tipo tem escrito é uma consulta prévia ao país fornecedor. Nunca ouvi falar que tenha sido dada resposta negativa sem motivo justificado.
Nenhum país ou empresa teria vantagem com isso. É importante ter produtos operando, em qualquer lugar que seja. Além dos contatos locais, prestar apoio logístico sempre é um trabalho lucrativo.
Se nossos Mirage estão encostados, provavelmente é porque ninguém se interessou em comprá-los.
Será que foram colocados à venda? O preço é justo?
Abraços,
Justin
Importante citar que no ano passado e neste ano dois deles estavam “abertos ao público” e, lógico, formaram-se gigantescas filas para entrar nos dois aviões. Achei muito interessante essa oportunidade e, na minha modesta opinião, as unidades que estão ao relento poderiam ser doadas para museus e enviadas para outras bases para que mais pessoas possam ter essa oportunidade.