Governo Federal abre inscrições para o Bolsa Piloto
São oferecidas 65 bolsas para formação prática de pilotos (Bolsa Piloto). Candidatos devem se inscrever para concorrer a uma das vagas do programa até 25 de setembro
A Secretaria de Aviação da Presidência da República abre nesta segunda-feira (14) o prazo de inscrições para candidatos interessados em concorrer às 65 vagas do programa Bolsa Piloto. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).
Serão selecionados 65 bolsistas, que participarão de aulas práticas de voo para obtenção de licença de pilotagem em duas categorias: Pilotos Privados de Avião (50 bolsas na categoria avião com habilitação de classe monomotor terrestre) e Pilotos Comerciais (15 bolsas na categoria avião com habilitação de classe multimotor terrestre e habilitação de voo por instrumentos).
Para inscrever-se, o candidato deve atender aos requisitos obrigatórios e às regras de participação publicadas hoje em edital no Diário Oficial da União. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente online pelo endereço eletrônico www.aviacao.gov.br.
O Programa é uma continuidade das políticas públicas do governo federal e tem como público-alvo estudantes brasileiros que estejam cursando ou sejam egressos de cursos superiores relacionados à aviação civil, como Ciências Aeronáuticas, Tecnológico em Pilotagem Profissional ou Pilotagem Profissional de aeronaves, Engenharia Aeronáutica e Manutenção de Aeronaves, entre outros. Para o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, o programa reforça a integração das políticas sócio-educacionais do governo federal. “O poder público trabalha pela igualdade de oportunidades. O Bolsa Piloto vai atender a um público que tem um sonho mas não tem condições de realizá-lo”.
Uma das exigências do edital é que o interessado seja ou tenha sido beneficiário do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e detentor de nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) datado a partir do ano de 2010. As etapas eliminatórias e classificatórias podem ser consultadas aqui.
A divulgação do resultado preliminar da seleção de alunos, da lista de escolas e aeroclubes credenciados para receber os bolsistas, bem como das próximas etapas do concurso serão oportunamente divulgadas no portal da Secretaria de Aviação da Presidência da República e da Anac.
AS ETAPAS DO PROGRAMA
1 – Lançamento de Edital de Seleção de Alunos;
2 – Lançamento de Edital de Credenciamento para as escolas de formação de pilotos;
3 – Divulgação dos selecionados, pela Secretaria de Aviação da Presidência da República;
4 – Contratação das escolas que receberão os bolsistas;
5 – Início das aulas.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Aviação da Presidência da República
Telefone: (61) 3311.7255
E-mail: imprensa@aviacao.gov.br
Flickr: https://www.flickr.com/photos/aviacaogovbr
Facebook: https://www.facebook.com/AviacaoGovBr
Twitter: @AviacaoGovBr
DIVULGAÇÃO: www.aviacao.gov.br