Boeing e Saab: revelada a primeira imagem do futuro treinador avançado
A primeira imagem da concepção artística do treinador avançado da Boeing, em parceira com a Saab, foi revelada nesta semana. Embora seja um segredo bem guardado, o noticiário Defense News obteve em primeira mão uma parte do que será o concorrente da Boeing/Saab ao Programa T-X da USAF.
Como pode ser visto na imagem acima, não há muito a ser mostrado. Apenas a parte frontal da fuselagem que inclui o cockpit (em tandem). No entanto, este parace ser um nariz longo como aquele empregado nos T-38, exatamente o avião que será substituído pelo vencedor do programa T-X.
Além da Boeing-Saab, a Northrop Grumman está oferecendo um novo projeto também. A Lockheed Martin em associação com a coreana KIA oferece o T-50. Após a General Dynamics se retirar da parceria com a italiana Alenia Aermacchi, os italianos agora buscam outro parceiro para voltar à competição com o T-100/M-346. Pro fim, espera-se que a Textron AirLand concorra com o Scorpion.
FONTE: Defense News (tradução e adaptação do Poder Aéreo a partir do original em inglês)
Está ficando interessante.
Eu aposto no T-50, porém, contudo, todavia, não me surpreenderia se uma decisão política se sobressaisse e assim a opção da Boeing fosse a escolhida.
Só isso? Que chato…
Aposto na Boeing, já que se perder essa vai ficar sem futuro na aviação de combate (mesmo que seja um LIFT) e um monopólio da LM não é nada bom para a USAF. Além disso tem um lobby poderoso que consegue reverter decisões, como no caso do Tanker.
Assim fica parecendo aquele pessoal do Star Wars que só libera uma cena do novo filme aqui e outra ali.
Com esse nariz aí, supersônico ele não será.
Muitos se perguntavam se a tal proposta seria um Gripen biposto simplificado. Acho que está bem claro agora que será um desenho novo.
Poggio, acho que o nariz é bem curto, como o empregado por exemplo no Hawk inglês.
Os requisitos do programa TX são muito altos. O T-100 (Alenia M-346) e o BAe Hawk não cumprem o requisito de giro sustentado.
Parece que os voos em aviões como o F-22, F-15, F-35 e F-16 serão reduzidos e os pilotos de caça já operacionais voarão em treinadores para economizar.
O nariz pode ter o perfil achatado como o do F-20.
Me desculpem, mas achei o nariz bem curto.
O que sinaliza, por mera comparação com o F-22 e, mais ainda, F-35, que, conforme eu previ anteriormente, a aeronave deverá ter algum grau de stealth.
Pra mim essa é a favorita do T-X.
Senhores, Creio que quando o Defense News fala em nariz longo, e ainda por cima compara com o T-38, está se referindo a toda a seção dianteira da fuselagem, que inclui a cabine. Isso indicaria que, como o T-38, a asa da aeronave deve se encontrar em posição relativamente recuada. Mesmo porque no T-38 o nariz à frente do para-brisas também não é longo (comparado, por exemplo, ao F-5F), levando em conta que o texto do Defense News cita o T-38 para comparar. Praticamente, é só do comprimento suficiente para que a perna dianteira do trem de pouso recolha para… Read more »
Seguindo ainda na linha de raciocínio do Nunão, a imagem acima mostra uma diferença sensível em relação àquela divulgada antes da oficialização do acordo Boeing-Saab (imagem abaixo).
Inicialmente foi mostrado um avião cujos LERX (extensões das asas) iam até o cockpit do aluno (assento dianteiro). Agora as LERX (se é que elas foram mantidas) recuaram bastante. Isso seria um indicativo de nariz longo, como sugerido pela Defense News.
Esse T-X vai ficar parecendo um FX no aspecto torcida, tecnicamente acredito que as propostas que melhor atendem sejam a Boeaab e a Lockai, e na parte politica vai ser briga de foice no escuro num octogono.
Eu pessoalmente acho a proposta da Boeaab e da Nortrop as mais promissoras, acredito que a Lockai seria a mais economica, e a proposta da Textron é marketing para o produto. Sobre a Alenia com seu M346 acho uma pena não estar mais, por enquanto, na disputa.