Helibras entrega mais dois helicópteros H225M
A Helibras entregou mais dois helicópteros H225M nas últimas semanas. Foi uma unidade para a FAB, a primeira desse modelo destinada ao 3º/8º GAv, sediado na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro, que será utilizada em missões de busca e resgate, transporte aéreo logístico e evacuação aeromédica, tarefas operacionais de sustentação ao combate e outras operações especiais.
A outra unidade foi entregue para a Marinha do Brasil. Este é o sexto H225M da Força, e a aeronave foi recebida pelos pilotos do Esquadrão HU-2 da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (RJ).
Com os dois novos helicópteros, a Helibras soma três unidades entregues às Forças Armadas neste ano, e 18 no total.
DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica
Essa tecla já foi batida mas eu vou tocar no assunto de novo. Com nossos parcos recursos já deveríamos a muito tempo ter racionalizado o uso de certos equipamentos militares. Helicópteros é um item no topo da lista, pelo alto custo de compra e operação. Acho que as forças se beneficiariam de um “Comando de Helicópteros”, que centralizaria a cadeia de compra, treinamento e manutenção. Atuaria como uma “locadora”, de onde as forças retirariam para operação e devolveriam para manutenções mais pesadas. Elas se ocupariam apenas de operar o equipamento nas suas bases. As 3 forças tem muitos aparelhos em… Read more »
Clésio Luiz, apoio plenamente sua proposta. Usar CLS e centralização disso, treinamento, manutenção etc de equipamentos.
De quebra deveria vir a unidade de formação de asas
rotativas para as três forças.
G abraco
Clésio, já passou da hora, inclusive como posto pelo Juarez.
A tal Secretaria de Compras no MD teria esta função, mas se por causa de um mísero decreto reorganizando algumas questões de RH vimos o que vimos, você acredita que cada força vai querer ver diminuir o seu poder de decisão sobre milhões de reais todos os anos?!?!
Esquece!!! :/
Com o 3°/8° recebendo os H-36, qual será o destino dos H-34? Modernização para um padrão semelhante aos H-36, encaminhando-os para Natal (que não possui helicópteros desse porte), ou sua desativação e posterior venda a terceiros?! Qual alternativa os colegas acreditam ser a mais interessante?
Até mais!!! 😉
Passou da hora de centralizar a formaçao de asas rotativas. E outra, eu, pessoalmente, acredito que o curriculo poderia ser mesclado, pessoal da FAB, EB e MB treinarem alguns elementos que são ensinados nas Forças Singulares, por exemplo: pilotos da FAB e EB treinarem pouso em convoo, no contexto de operaçoes fluviais poderiam realizar evam para os nash da MB. E, novamente, numa visao pessoal, a formaçao poderia ocorrer na BANT que tem espaço fisico disponivel com a desativaçao da parte civil desde 2014, a região NE carece da aviaçao naval e do exercito, possui Estande de Tiro, condiçoes meteorologicas… Read more »
Wellington Góes 10 de setembro de 2015 at 22:20 # “mas se por causa de um mísero decreto reorganizando algumas questões de RH” Reorganização de RH o escambau cidadão! Tanto não era reorganização coisa nenhuma que o governo do PT viu a CACA que a aspone emessetista do aspone-mor fez e vai “desdecretar” o decreto! Era é um GOLPE nas Forças Armadas! Golpe este que falhou, como falhará sempre, pois se a esquerdalha é persistente, satânica e não desiste nunca, os militares brasileiros morrem mas não desistem da missão. Perdeu Wellington! 🙂 _________ Quanto ao tópico em si, só pondero… Read more »
Então tá! Rsrs
😉
O H-34 não serve pra instrução.
“…de cada força dar um nome diferente para o mesmo equipamento.”
Os norte americanos resolveram isso em 1962, não sem antes o então secretário R. McNamara pagar o maior mico perante um comitê do Congresso.
Qnto aos H-34 do 3º/8º, deveriam ser estocados e assim que a economia melhorar, reformados e postos novamente em uso.
Pois então Cel., mas não seria para instrução não e sim para ter uma unidade no Nordeste. Vale lembrar que o 1°/8° é quem manda um H-36 (antigamente era o H-1H) pra servir de alerta. Se não fosse o H-34, os H-60 de Manaus poderiam ser deslocados para lá. Há um tempo se comentava que os Super Pumas (FAB e MB), bem como os Cougars (EB), seriam concentrados em Manaus, entretanto não sei se esta possibilidade ainda é cogitada. Ao todo seriam 24 helicópteros (07 da MB, 08 do EB e 09 da FAB). Especulava-se também concentrar em Belém unidades… Read more »
Passei nesta madrugada em Petrolina e havia 3 lá, um do GTE e dois do 1°/8° GAV. Acho que a presidAnta vai lá.
Muito bem obervado, Rinaldo. Mas na real ela já já foi, na sexta. Visitou obras de ferrovia e seguiu depois para Teresina. http://www2.planalto.gov.br/acompanhe-o-planalto/agenda/agenda-da-presidenta/2015-09-11?month:int=9&year:int=2015 Agenda da Presidenta Agenda de Presidenta Dilma Rousseff Sexta, 11 de Setembro de 2015 10h40 Chegada a Petrolina/PE Local: Aeroporto Senador Nilo Coelho 11h45 Visita às obras da Ferrovia Transnordestina, lotes 6 e 7 do trecho Eliseu Martins-Trindade Local: BR-407, Km 510, Paulistana/PI 13h45 Partida de Petrolina para Teresina/PI Local: Aeroporto Senador Nilo Coelho 14h45 Chegada a Teresina/PI Local: Aeroporto Senador Petrônio Portella 15h30 Dialoga Piauí Local: Theresina Hall, Av. Raúl Lopes, 2727 18h00 Reunião com empresários… Read more »
Esqueçam este SP,e só dor de cabeca,M dificuldade e slto custo de manutenção.
Quando e se entregarem todas as kombis, eles vso ser vendidos. Hoje a FAB tem duas células do 3 voando.
G abraco
Repassar para MB ou EB, ou ainda, PF ou FNSP, acho mais jogo. Mesmo que sejam vendidos o montante vai para o TN e nao pra rubrica da FAB, mas se for possivel uma permuta com alguma fornecedora por produtos novos ou suporte logistico pode ser uma outra soluçao.
OFF TOPIC…
…mas nem tanto!!!
Novo governo, novas prioridades e a concorrência polonesa pode ser refeita:
“Regarding the Airbus helicopters, Macierewicz said the choice had been made “despite numerous flaws.” ”
” “The defence ministry will move towards repeating the tender if the results of the offset talks make it impossible to ink the deal,” he added.”
(http://www.defensenews.com/story/defense/2015/11/25/polands-new-government-rethinks-patriot-missiles-airbus-choppers/76395322/)
Antes de qualquer revolução na instrução, formação, operação ou até mesmo a criação de um Comando de Helicópteros ou coisa que o valha, eu já me daria por satisfeito com unificação/padronização da frota. – Da última vez que contei nós utilizávamos ≈ 11 modelos diferentes de helos… Isso é RIDÍCULO, ainda mais quando olhamos para as nossas FFAA e elas mal se aguentam de pé. – 5 modelos cobririam TODAS as operações hj na pasta de nossas FFAA, inclusive instrução. – Apenas 5 modelos e eu ficaria MUUUUUITO feliz. – E poderiam começar parando com essas “compras” pixulecadas que NUNCA… Read more »
Maurício….
praticamente qualquer coisa que possa vir dessa possível nova concorrência dos helos na Polônia é melhor que a Combosa dos Infernos.
Grande Abraço.
OFF TOPIC…
.
A casa quase caiu para o “Caracal”, mas foi lá na Polônia:
.
“The decision comes following the forming of Poland’s new government in November by the conservative Law and Justice (PiS) party. Last April, the previous Cabinet decided to order 60 multi-role helos from Airbus Helicopters to replace the Polish military’s Soviet-designed Mil Mi-8, Mi-14 and Mi-17 copters.”
.
(http://www.defensenews.com/story/defense/international/europe/2015/12/29/poland-cut-caracal-order-reconsider-black-hawk-aw149/78039008/)
gostei voçes estao de parabens