Poder Aéreo nos Estados unidos: apresentação dos Thunderbirds
O Poder Aéreo esteve presente no último sábado no Commemorative Air Force Air Show na cidade de Midland, no Texas. O ponto alto do evento foi a apresentação do esquadrão de demonstração da Força Aérea dos Estados Unidos, o Thunderbirds.
O Thunderbirds foi criado em 1953, sendo a terceira mais antiga equipe de voo acrobático do mundo, depois dos Blue Angels da Marinha dos EUA formado em 1946 e da Patrouille de France, criada em 1931.
Os Thunderbirds começaram voando F-84 Thunderjet/Thunderstreak, F-100 Super Sabre, F-4 Phantom II e T-38 Talon. O atual F-16 Fighting Falcon começou a ser empregado a partir de 1983, depois de um ano de paralisação devido a um acidente fatal envolvendo 4 aviões T-38. O modelo voado atualmente pela equipe é F-16C/D Block 52.
DEMONSTRAÇÃO
Os Thunderbirds começam o show com a decolagem simultânea dos primeiros 4 aviões, com as palavras do líder “Thunderbirds, let’s run em up!” e transmitidas ao público pelos alto-falantes.
Imediatamente após a decolagem os aviões assumem a formação Diamond (Diamante) e realizam logo um looping, graças à potência extra do motor F100-PW-229. Depois da decolagem dos primeiros 4 aviões, os dois solos (números 5 e 6) decolam também.
Os Thunderbirds empregam um total de 8 diferentes formações: Diamond, Delta, Stinger, Arrowhead, Line-Abreast, Trail, Echelon e Five Card. No intervalo entre as passagens dos quatro primeiros aviões, os solos realizam várias manobras como Espelho e Split-S e cruzamentos frontais passando a uma pequena distância um do outro.
Todas as manobras são realizadas a velocidades em torno de 800 km/h e os solos chegam perto da velocidade do som. Na transições durante o voo, os F-16 chegam a ficar a 50 cm um do outro.
Nesta apresentação em particular o teto estava baixo e os Thunderbirds tiveram que voar a uma altitude menor e mais próximos do público.
Um dos solos fez uma demonstração do raio de curva do F-16 com o pós-combustor, que impressionou e nos lembrou da derrota do F-35 nos testes contra o Falcon.
O F-16 é um caça fantástico e seu emprego pelo Thunderbirds atesta sua grande manobrabilidade e precisão de voo. O vídeo abaixo mostra uma apresentação dos Thunderbirds em Nellis.
CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA VISUALIZAR A GALERIA DE FOTOS