F-16D Hellenic Air Force
As belas linhas de um F-16D Block 52 da Força Aérea Grega (HAL – Hellenic Air Force). Os gregos compraram um total de 170 caças F-16, incluindo F-16C/D Blocks 30, 50, e 52. Estas aeronaves estão equipadas com armamento no estado-da-arte: JDAM, JSOW, e WCMD ar-solo, mísseis ar-ar IRIS-T e AIM-120C AMRAAM; capacetes JHMCS e NVG para os pilotos; sistemas de navegação e designação LANTIRN e suíte de guerra eletrônica ASPIS.
Os últimos F-16 Block 52 entregues como o da foto são equipados com tanques conformais, permitindo aos aviões alcançarem o Chipre.
Ta aí algo interessante de observar.. um país quebrado em termos de cash mas com uma estrutura militar (só pela força aérea já impressiona) que deve estar totalmente paralisada salvo algumas equipagens cumprindo alerta 24h… Imaginem o custo desses esquadrões se for para manter essa galera toda cumprindo hora de vôo requerida para manter o mínimo de adestramento…
Imagina a pressão na pasta da Defesa deles…
Sds Yluss o/
Com essa crise, será que eles não venderiam alguns? 170 é avião pra cacete para um país do tamanho da Grécia.
Galante,
Esse JSOM não tá com as pernas da última letra virada pro lado errado não?
Deve ser o JSOW!
Bloco 52? Tem certeza? Esses CFTs aí não são do Bloco 60?
Block 60 só dos Emirados. Filho único de mãe solteira.
Caso a Grécia se dispusesse a vender os mesmos, quais países seriam potencias compradores?
Acredito que diante da crise que enfrentam, parte deles acabarão sendo vendidos.
O probe de reabastecimento é embutido?
170 f16 outra vez vi que eles tinham interesse de comprar 400 m1 abrams, a questão e vontade politica e tradição militar mesmo,o brasil se quisesse poderia ter ate 300 f16 mas a vontade não há.
Lembrando os colegas, apesar da crise na Grécia, eles tem renda per capita 4 vezes maior que Brasil. E ainda com crise eles tem previsão de crescimento para este ano, diferente do Brasil.
Mas mesmo assim, 170 caças F-16 para um país considerado renda média. E país do tamanho do Paraná, é caça para caramba.
Enquanto, Brasil pretende comprar 36 caças, em prazo de entregua de 10 anos, com 5 maior território do mundo e 7 maior ecônomia do mundo. Lamentável.
Sds
Ferreras,
Comprador é o que não falta.
Tem muita república ex URSS que está doidinha para jogar o lixo da Mikoyan fora.
A Romênia caiu de 4 nos F16 portugueses.
Tá aí uma boa pedida. É bem capaz do Chile dar baixa no MLU e comprar esses Falcons mais modernos quando os Gripens estiverem por aqui.
Sem dúvidas um bom negócio.
Sds
A Grécia tem essa quantidade desproporcional de F16 por causa dos turcos.
O pior é que a Turquia voa equipamento ianque tb.
Virtual conflito envolvendo aeronaves estadunidense em ambos os lados. Interessante.
a índia tem centenas de SU30 bilhões de pessoas renda media não deve ser muito.
Wolf,
Vai dar empate toda vez!
Hehehe verdade Bosco!
Sds
Bosco boa tarde , qual seria os f16 mais bem equipados os de israel ou dos emirados, logico os pilotos israelenses são mais experientes.
Alex Faulhaber
25 de agosto de 2015 at 16:09
“O probe de reabastecimento é embutido?”
Salvo melhor juízo o F-16 é reabastecido apenas pelo sistema de sonda.
Não tem probe.
Sds.
Obrigado Wolfgangus Mozart,
Realmente o leste Europeu é um comprador em potencial.
Acredito que durante a vida útil dos F16 a Turquia estará com seu foco voltada para o outro lado da fronteira.
Ainda mais que tem a questão da UE.
Acredito que a Grécia não terá condições de segurar essa quantidade de F16….
Fabiano,
provavelmente nunca saberemos… tem coisas dentro dos Sufas Israelenses que nunca saberemos e que foram instaladas e integradas depois de recebidos.
Depois que cada lote chegava, eles eram “apresentados” para depois serem grauneados por quase 6 meses.
Grande Abraço.
Fabiano,
Pelo que me parece e numa olhada rápida o dos Emirados é alguma coisa melhor tendo em vista ter um radar AESA e um IRST integrado enquanto os de Israel têm um radar mecânico e não tem IRST.
Vader,
O F16 não usa o sistema probe, salvo uma unidade acho que israelense que utilizava uma gambiarra.
Ferreras,
Com certeza. Ali é guerra fria desde os tempos mitológicos.
Sds
Wolfgangus Mozart
25 de agosto de 2015 at 16:46
Foi o que eu disse, prezado.
Bosco valeu,Oganza e verdade dei uma pesquisada no f16 sufa e cerca de 50% da eletrônica da aeronave e made in israel ,grande abraço.
Vadão,
Mas ele disse que pode ter os dois, receptáculo e sonda (probe).
O probe é instalado opcionalmente nos tanques conformais dos caças israelenses.
Esses F-16 gregos são armas de grande letalidade.
Já provaram isso em Albacete.
Valeu Nunão!!! Mas como sapoha é bonita!!!!!!! Sempre considerei uma pena nunca termos tido Falcons…
“Bosco 25 de agosto de 2015 at 17:02” Bosco, o que eu me lembro é de uma gambiarra com probe em tanque subalar de F-16, desenvolvida pela Sargent Fletcher visando principalmente Israel, apenas para uma maior flexibilidade em situações específicas, e não em tanques conformais. A instalação de um probe retrátil em tanque conformal foi um protótipo visando a concorrência indiana, e até onde sei não passou disso. http://www.aereo.jor.br/2010/07/30/f-16-ganha-sonda-de-reabastecimento-para-o-mrca/ Agora, antes que isso se torne mais uma interminável discussão comparativa entre sistemas probe and drogue e flying boom para o F-16, vale dizer que o F-16 foi desenvolvido para ser… Read more »
Valeu Nunão,
Viajei na maionese!!!
Mesmo porque não haveria razão dos F-16I terem uma sonda tendo em vista que os israelenses têm reabastecedores com lança.
Eu tinha essa imagem do F-16 proposto para os indianos como se fosse os F-16I e juraria na Bíblia que já havia lido algo como eles usarem o sistema “buddy” para atacar o Irã.
Misturei charrete com Charlete.
Inacreditável eles terem uma força aérea deste tamanho e nós aqui com um punhado de aviões da guerra do Vietnan, realmente é a prova da incompetência e roubalheira infinitas dos governos brasileiros, é o fim da picada!
Se os gregos precisarem vender, nossos hermanos chilenos estarão com o cheque na mão ! os caras tem 2 bilhões de dólares disponíveis para compras
Bosco e Nunão,
Era justamente isso que havia mencionado e a falta de tempo para colocar as postagens foram supridas pelas suas excelentes ponderações.
Sds
Bosco e Nunão,
pros indianos foi esse aki.
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/F-16-probe-and-drogue-2.jpg
Outra, em teste de voo.
http://4.bp.blogspot.com/_o_no4M2xEPY/TRsc5m9sccI/AAAAAAAAL9k/nUYBJLAlgjs/s1600/3.JPG
Grande Abraço.
Pois é Oganza, uma das fotos está exatamente no link que mandei de matéria do Poder Aéreo…
Isso… isso… vi depois. Desculpa. 🙁
Digam o que quiser, F-16 tem linhas incrivelmente lindas, ainda não entendo porque o Brasil nunca comprou lotes deste caça !?.
Eu gasto em torno de 1500,00 ano para manter minhas três armas , com guias clube federação etc fora munição , fico imaginando para manter 170 F16 só uma hora de vou costa em torno de 12,000,00 , não é atoa que estão dupla mente falidos
Baita caça!
Salvo engano, a versão “XL” do F-16 quase entrou em produção, preferiram o F-15, outra formidável máquina de guerra.
Pangloss
25 de agosto de 2015 at 17:15 #
Esses F-16 gregos são armas de grande letalidade.
Já provaram isso em Albacete.
Quando se fala desse tipo de letalidade nenhuma outra aeronave consegue igualar os feitos dos MIGs e Sukhois nos mais diversos cantos do planeta.
Manda pra cá uns 36 por U$ 80 MM cada…
Com a Turquia batendo a porta e louca pra levar alguma vantagem sobre o Egeu, acho difícil venderem, por mais quebrado que o país esteja… Lá na Grécia toda hora se noticia algum evento militar onde os turcos “testam” a prontidão grega… Sobrevôos diários e invasão de mar são comuns e os pilotos gregos cobrem o alerta para enviar as aeronaves turcas de volta ao espaço aéreo internacional (na verdade a Turquia não reconhece algumas milhas de espaço aéreo como gregas, mas como internacionais e a confusão está armada) O histórico belicoso entre os dois países é longo e os… Read more »
Ylus, pensei a mesma coisa…
http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2010/07/F-16-probe-and-drogue-2.jpg
A Força Aérea Grega não opera Mirages 2000 também?
Prezados, Leio o PA constantemente e, sempre que possível, faço considerações sobre alguma temática de interesse… Neste caso, por conhecimento de causa e vivência no local, gostaria descortinar algumas colocações sobre a Grécia pois coloca-se muito do que está nos jornais que, sabemos bem, ficam mais preocupados em vender notícias do que apresentar uma realidade. Quanto a tão chamada crise da Grécia, esta é uma crise tanto da Zona do euro como também de um país que fez muitas trapalhadas ficais (que aqui estamos chamando de pedaladas) que mostram como a volatilidade de capitais dentro da Zona do Euro só… Read more »
TIP, não esqueça que tudo isso que você citou em termos de equipamento, eles fazem com um valor investido muito menor do que o nosso, claro que os gastos anuais nem sempre incluem a aquisição do equipamento, mas comparando os gastos com os equipamentos mantidos é algo a realmente se pensar por aqui (isso porque os gregos não são exemplo de gestão nenhum) Os gregos ainda têm territórios invadidos, os mais puristas citam até a própria Istambul (e outros Ismirni ou Izmir), que os gregos não chamam de Istambul, mas Konstantinopouli ou simplesmente póli… Chipre e outras reivindicações sobre o… Read more »
Ah, só de curiosidade, já chegam aos 11 milhões de habitantes e são menores que o Paraná, ficam mais próximos do tamanho do Ceará…
Outra curiosidade é que graças ao litoral recortado das ilhas o tamanho de sua extensão de costas é um pouco menor que o dobro da brasileira.
Sds.
Xará, As FFAAs Grega são exemplo de força profissional que há tempos se fala no Brasil e nada foi feito. Pensões, só em caso de morte ou vitória em combate… (ninguém lá se aposenta por serviços prestados só as FFAA e sim tem seu emprego, serve a força, e depois volta ao seu emprego). Aposentados pelas FFAA só os quadros de maior especialidade ou os medalhistas de olimpíadas (uma tradição!!). Os puristas defenderão comparar territórios (Brasil x Grécia) para justificar gastos mais elevados por aqui, mas vamos compararar: Grécia: f-16, Mirage 2000, Apaches, Hummers, Meko-200, subs classe 214, Leopard 2… Read more »
Aí vocês estão cutucando a ferida da FAB. Deixa quieto que o aparelhamento e o trem da alegria corre solto, para nosso desespero.
Sds
O Brasil poderia alugar uns 12… a Grécia não perderia os caças e ainda teria um pouco de renda para pagar os juros da dívida…