Portões Abertos AFA 2015: a vez do transporte
A aviação de transporte historicamente sempre foi um ramo importante dentro da Força Aérea Brasileira (FAB). E isto se dá não só pelas grandes dimensões do país, mas também pela inserção do Brasil no mundo, incluindo apoio às missões de Paz e missões no continente antártico e visitas a países amigos.
Como não poderia deixar de ser a edição de 2015 do “Portões Abertos” na Academia da Força Aérea (AFA) contou com um número expressivo de aviões de transporte da FAB.
Logo pela manhã (perto das 8h30) um C-105 Amazonas do 2º/10º GAV (Esquadrão Pelicano) pousou na AFA. Porém, não tardou muito e ele decolou logo depois e poucas pessoas o viram (eu não consegui fotografá-lo). Mesmo assim, durante todo o dia, um outro C-105 do 1º/15º GAV (Esquadrão Onça) ficou exposto em solo exibindo um ornamento bastante curioso sobre a ponta da asa direita. Tratava-se de uma onça de enfeite (ver foto abaixo).
Este C-105 estava com a rampa de carga baixada e o acesso ao seu interior estava liberado (bastando enfrentar uma pequena fila). Muitos visitantes puderam entrar e conhecer o compartimento de carga, visto nas duas próximas fotos abaixo.
Outras aeronaves de transporte expostas incluíam um C-130 Hercules e um C-98 Caravan da BASC (Base Aérea de Santa Cruz).
Patrulha – Embora não sejam exatamente aeronaves de transporte, para pilotar um P-3 ou um P-95 os aspirantes da FAB recém-saídos da AFA devem seguir os primeiros passos da aviação de transporte, treinando o voo em multimotores no 1º/5º GAV (Esquadrão Rumba), em Natal.
Tanto o P-3 quanto o P-95 são voltados para o emprego sobre o mar, uma das diversas atribuições históricas da FAB. Para aqueles que são da opinião de que o patrulhamento marítimo deva ser feito pela Marinha, eu digo que isto depende muito da escolha de cada país (no Reino Unido, por exemplo, é atribuição da RAF e não da Royal Navy).
Com certa regularidade o Esquadrão Orungan (1°/7° GAv) tem enviado um dos seus P-3AM para o Domingo Aéreo na AFA. Neste ano não foi diferente e a curiosidade ficou por conta da ornamentação da aeronave FAB 7208 (sétima aeronave recebida) com a pintura de sua madrinha, a cantora Ivete Sangalo (para mais detalhes sobre o assunto clique aqui).
Abaixo foto do P-95B (EMB-111) “Bandeirulha” do Esquadrão Phoenix (2º/7º GAv).