Portões Abertos AFA 2015: … e o futuro
Para grande deleite dos presentes ao evento “Portões Abertos” AFA 2015, foi possível conhecer de perto um mockup, em tamanho natural, de um Saab Gripen E, o futuro caça de primeira linha da FAB. Este mockup vem fazendo sucesso pelo Brasil por onde passa.
O Mockup conta com uma cabina totalmente funcional, onde o visitante pode ter noção de como será o “escritório” dos futuros pilotos de caça do Brasil. Externamente a aeronave está ornamentada com reproduções de sistemas de armas que farão parte do arsenal do Gripen brasileiro, como o míssil antiradiação MAR-1, armamentos de origem israelense, mísseis desenvolvidos em parceria com a África do Sul e outros. Para saber mais sobre as futuras armas do Gripen clique aqui.
Muitos dizem que o Gripen é um caça pequeno e compacto, mas perto do nosso atual F-5 ele parece muito, muito grade (e os dois estavam lá para comparações).
Lindo d+. Estou aguardando ansiosamente a vinda deste mockup para a Basr Aérea de Canoas/RS.
Lindo d+. Estou aguardando ansiosamente a vinda deste mockup para a Base Aérea de Canoas/RS.
Realmente, na primeira foto ele parece até “grandinho”. Seria interessante uma foto deste mockup ao lado de um F-5E como referência para comparação de tamanho.
Depois de ter visto o F18 aí, esse aí realmente parece pequeno. O vespão é grande demais!
Belas matérias sobre a AFA 2015….
Enquanto isto, na Síria….. sem ninguém se dar conta (nem os fuderosos radares russos)…..
http://www.militarytimes.com/story/military/2015/08/23/inside-b-1-crew-pounded-isis-1800-bombs/31166125/
Sds.
Quem viu o F-39E gostou. 🙂
E parece que os Meteor vem mesmo….
[]’s
Qual seria o Bombardeiro mais eficiente, sem colocar em questão o tipo especifico de missão, mais sim a capacidade de estrago feito pelo avião , sem que ele seja abatido pelo inimigo?B-2 ou o B-1 Lancer?
O SR- 71 servia pra espionar e não pra bombardeio, se não me engano, então ele não entraria nessa conta.
Aguem saberia a cor do gripen da fab?
Essa tela única escolhida pelo Brasil é que não me desce pela garganta, mesmo se duplicarmos ou triplicarmos o pedido essa tela vai sair cara, quando começar a dar pane vai sair caro, muito caro, caríssimo.
Acho que o alto escalão da FAB tem que fazer alguns “treinamentos” com os gestores civis das empresas aéreas, ver como se projeta um ciclo de vida de uma aeronave, aprenderiam muito e acredito que essa tela ficaria de lado. Do jeito que fazem parece que os recursos são abundantes, e sabemos que não são.