AFA 2015: eles voltaram!
Depois de um longo hiato de 27 meses, período em que o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como “Esquadrilha da Fumaça” realizou a transição do modelo EMB-312 Tucano (T-27) para o EMB-314 Super Tucano (A-29), eles estão de volta.
Oficialmente o retorno das apresentações públicas ocorreu no dia 03/07/2015, durante a cerimônia de entrega de espadim aos cadetes do primeiro ano da Academia da Força Aérea (AFA). Mas como este é um evento restrito, o grande público da AFA só pôde acompanhar as manobras da “nova Esquadrilha da Fumaça” hoje.
O repertório sofreu grandes mudanças, algumas delas em função das características da nova aeronave. Dentre as mais interessantes das manobras está o Lancevak (veja imagem abaixo), manobra realizada somente por aeronaves extremamente acrobáticas.
O avião antigo, o T-27, fazia esse tipo de manobra até que o fabricante do motor, a Pratt&Whitney, (em conjunto com a Hartzell, fabricante da hélice), encaminhou uma nota técnica onde condenava a manobra pela alta sobrecarga de flexão no eixo do motor num regime de potência máxima.
É A-29. T-29 não existe.
Obrigado pela observação Nery. Fomos no embalo do T-27 no texto e saiu erroneamente “T-29”. Correção devidamente feita.
Vai dar morte uma hora destas…
Grande abraço
semana que vem tem mais fumaca aqui em pirassununga,
para quem perdeu tera a oportunidade de ver o show deles.
Juarez, já deu. Aliás acidentes aéreos invariavelmente acontecem.
Mas nem por isso o mundo acabou, e como diz o ditado: “O show não pode parar”
Vida longa a Esquadrilha da Fumaça!
https://www.youtube.com/watch?v=-vYuCd9emlw
Meu, tenho que admitir que ontem, enquanto fotografava consegui alguns ângulos em que os ST ficavam descendo na vertical diretamente onde eu estava e não tive como não pensar que em caso de alguma falha ou algum erro, o nariz da aeronave viria diretamente sobre mim mas, fazer o que? Gosto mesmo.
Sem contar que ontem na Suíça teve um acidente num festival aéreo com vitimas.
O Show tem que continuar.
Sim deve continuar mas não co o preço de vidas humanas.
Glax7 uma sugestão:
quando isto ocorrer sai de baixo correndo porque se aquela por.r dquele compesandor travar você estará em apuros embaixo.
Grande abraço
PS Cel Nery, o senhor que é o Pai da criança dá uma forçada na barra
O Juarez,
Brigado, agora vou pegar trauma da fumaça KKK!
Olá pessoal! Com certeza o show aéreo é algo que cativa muitos, e assustam outros do meio, por serem aparentemente manobras arriscadas. Mas vale salientar o preparo que é empregado por esquadrões como o EDA, bem como o respeito do envelope de voo da aeronave utilizada e a sua respectiva manutenção de forma impecável. Sendo assim, posso dizer que, é muito mais fácil uma aeronave de táxi aéreo cair sobre uma área residencial e vitimando mais vidas do que uma aeronave militar “acrobática”, que, por mais agressivas que sejam suas manobras, não possuem qualquer tipo de negligência quanto sua manutenção… Read more »
Juarez, o Gobett disse que consertaram.
Só se foram os da Fumaça, porque os demais continuam iguaizinhos.
Cel o PAMA LS já tinha todo um gabarito pronto, mas a FAB queria que a Embraer assumisse a bronca o que até agora não ocorreu, é o que sei.
Grande abraço
Juarez, são 3 boletins que estão sendo cumpridos.