Relembrando a espiral de custos de desenvolvimento do bombardeiro ‘stealth’ B-2 Spirit

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A U.S. Air Force B-2 Spirit "Stealth" bomber, 393rd Expeditionary Bomb Squadron, 509th Bomb Wing, Whiteman Air Force Base, Mo., flies over the Pacific Ocean after a recent aerial refueling mission, May 2, 2005. The Bombers are deployed to Anderson Air Force Base, Guam, as part of a rotation that has provided the U.S. Pacific Command a continous bomber presence in the Asian Pacific region since February 2004, enhancing regional security and the U.S. commitment to the Western Pacific. (U.S. Air Force photo by Tech Sgt. Cecilio Ricardo) (Released)

B-2 baseado em Whiteman AFB desdobrado em Andersen AFB Guam - foto 2 USAF

Com a USAF se preparando para obter um novo bombardeiro furtivo de longo alcance, é bom relembrar o que aconteceu com o B-2 Spirit.

Em 1986, o custo projetado do B-2 era de 441 milhões de dólares por avião, e se planejava comprar 132 unidades.

Em 1991 o custo tinha subido para 853 milhões e o número reduzido para 76 unidades.

Apenas um ano depois, em 1992, o custo do avião subiu para US$ 2,2 bilhões e o número final de unidades adquiridas caiu para apenas 20 aviões. Confira o gráfico abaixo em inglês.

B-2 Spirit spiral costs

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