Nota de falecimento: Ten Cel Av Ref Luiz Fernando Cabral
PROVA 02/JAGUAR 50
São José dos Campos (SP), 11 de agosto de 2015 – O Ten Cel Av Ref Luiz Fernando Cabral faleceu na madrugada de hoje no Hospital da Aeronáutica, em São Paulo, capital. Deixa a esposa Janete e a filha Lara e, do primeiro casamento, as filhas Monique, Janine e Tatiana. O velório está sendo realizado no Cemitério Parque das Flores, no Jardim Morumbi, nesta cidade, onde o corpo deverá ser cremado após a cerimônia de despedida, prevista para ser encerrada amanhã às 15h.
Luiz Fernando Cabral nasceu em Nova Iguaçu (RJ) em 6 de dezembro de 1931. Ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro em 1943 e iniciou carreira na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1949, na primeira turma da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), em Barbacena (MG), tendo concluido o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Escola de Aeronáutica (EAer), no Campo dos Afonsos (RJ) em 1954.
Atuou como Piloto de Caça de 1955 a 1963, tendo servido no 2º/5º Grupo de Aviação, em Natal (RN), no 1º/14º Grupo de Aviação, em Porto Alegre (RS), no 1º Grupo de Aviação de Caça, em Santa Cruz (RJ), e no 1º/4º Grupo de Aviação, em Fortaleza (CE).
Em 1964 foi transferido para o Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos (SP), sendo classificado no Departamento de Aeronaves (PAR) do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), onde teve os primeiros contatos com voos de ensaios em aviões protótipos.
Matriculou-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1965, formando-se Engenheiro Aeronáutico, na especialidade Aeronaves, em dezembro de 1969.
Frequentou a Aerospace Research Pilot School (ARPS), escola de pilotos de provas da United States Air Force (USAF), na Base Aérea de Edwards, Califórnia, Turma 71-B, graduando-se como Experimental Test Pilot Engineer em abril de 1972.
Foi Diretor de Operações do Salão Internacional Aeroespacial (SIA), evento comemorativo aos 100 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, realizado em São José dos Campos (SP), em setembro de 1973, através de uma parceria entre o Ministério da Aeronáutica e a Alcântara Machado Comércio e Empreendimentos.
Ainda no CTA, atuou como Piloto de Ensaios, chefiou o Departamento de Aeronaves (PAR) e o Laboratório de Aerodinâmica (PLA). Foi Vice-Diretor Técnico do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), tendo exercido simultaneamente as funções de Piloto de Provas em projetos de desenvolvimento e homologação de aeronaves da Embraer.
Passou à reserva da FAB, como Ten Cel, em julho de 1977, ingressando na Embraer, onde atuou como Piloto de Provas Chefe até julho de 1987. Nessa função, participou do desenvolvimento e certificação de diferentes versões do EMB-110 Bandeirante e do EMB-121 Xingu, fez os primeiros voos e atuou nas campanhas de desenvolvimento e certificação do EMB-312 Tucano, EMB-120 Brasília e AMX. Ainda na Embraer, exerceu a função de Piloto Chefe de Voos de Aceitação de julho de 1987 até novembro de 1990.
Luiz Fernando Cabral foi o segundo piloto de provas do Brasil e seu designativo nos voos de ensaio era Prova 02. Nessa função, vivenciou momentos únicos de pioneirismo e desbravamento da indústria aeronáutica nacional, contribuindo sobremaneira para tornar mais seguros e fáceis de voar aviões civis e militares desenvolvidos no país, que posteriormente se tornaram sucessos de vendas no mercado interno e externo.
Como profissional autônomo, atuou na ESCA, na Air Brasil, na Aeromot e na Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) entre 1991 e 1995.
Sua última atuação como Piloto de Provas aconteceu entre outubro de 1995 e janeiro de 1996, no programa de desenvolvimento do avião turboélice de treinamento KTX-1, do Ministério da Defesa da Coreia, posteriormente produzido pela Korea Aerospace Industries Ltd. como KT-1A Woong-Bee para a Republic of Korea Air Force (RoKAF) e outros clientes de exportação.
Durante sua longa carreira de 44 anos na aviação, o Ten Cel Av Cabral voou mais de 70 modelos diferentes de aeronaves e acumulou 8.937 horas de voo.
Sua vida de aviador é relatada no livro “No Céu, na Terra e no Mar – Memórias de um Piloto de Provas”, lançado em 2011 através de um trabalho conjunto entre a MBV Editores e a Somos Editora, ambas de São José dos Campos.
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Mário Vinagre
Contato: (12) 3921-4669/98100-1959
Importante e inspiradora trajetória de vida profissional.
Condolências à família.
Puxa, que pena!
Conheci o Cabral pessoalmente. Era ótima pessoa. Pena que não consegui seu autógrafo para o meu livro.
Que a sua jornada… rumo ao seu próximo destino… seja cheia de luz, paz e glorias!
Lamentável! Mais um grande homem que deixa este mundo e parte para novos vôos.
Que descanse em paz!
Conhecio-o em seu stand nos 60 anos da Fumaça em Pirassununga.Sorte minha,logo cedo, chovia em cântaros e ninguém para atrapalhar a breve conversa. Se pudesse, eu ficaria alugando “cara” o dia todo.rs.
Reencontrei-o no PAMA-SP em mais um evento e fiz questão de cumprimentá-lo. Pessoas como ele é que contribuem para o engrandecimento de uma nação.
RIP.
Condolências à família.
Parabéns pela lembrança e homenagem. É importante mostrar o legado de algumas pessoas que fazem a diferença e deixam para nosso país.
Olha, esse viveu a vida à pleno, pelo menos profissionalmente. Como piloto de provas, aquele bigode impunha respeito em qualquer máquina.
Seu trabalho no KT-1 coreano com certeza se deve ao Kovacs, que foi pra lá ajudar no projeto, que sofria com problemas. O Kovacs provavelmente queria alguém que pudesse lhe dizer como a aeronave voava sem os inconvenientes de um tradutor.
Missão cumprida, agora se reunirá com outros Grandes Militares de nossa história.
Meus sinceros sentimentos a familia, parentes e colegas.
Caro amigo de armas descanse em paz, junto com jesus! E para sua familias meus sentimentos profundos.
No link, uma entrevista pouco técnica, mas muito descontraída, com esse notável e pioneiro aviador.
http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/luiz-fernando-cabral-conta-suas-historias-em-livro/1684596/
Poderia ser mais explorado, claro. Mas é divertido ainda assim.
Aqui ele na materia di JN de 1985:
https://www.youtube.com/watch?v=JoRCJoEZm9s
Quando vi o cara rapidamente na foto pensei “o Lima duarte foi da FAB” ? Mas aí me lembrei que é o saudoso coronel.