FOTO: Caças F-35A da USAF e da RAAF voando juntos
Dois Joint Strike Fighter F-35A Lightning II, um da USAF e outro da RAAF – Royal Australian Air Force, voam lado a lado após decolarem da Luke Air Force Base, no Arizona. O primeiro esquadrão de F-35B já foi declarado operacional pelo USMC – United States Marine Corps em 31 de julho de 2015.
O pessoal da RAAF que trabalha com o JSF será aproveitado em uma rede de apoio internacional e terá a oportunidade de trabalhar ao lado da indústria de Defesa para apoiar a frota JSF. A Austrália está programando atingir o IOC do seu primeiro esquadrão de F-35s baseados em Williamtown em 2020.
FOTO: Lockheed Martin
Fico aqui imaginando o F-35 nas cores da IAF…
Agora, esse pessoal da RAAF ta bem servido de equipamento militar, em!?
F-18 A/B, F-18 F, EA-18G Growler, F-35A, C-17, C-130J, KC-30A… é… Confesso que é de dar uma certa inveja dos caras…
Sds
esqueceu dos P-8 Poseidon e dos E-7 Wedgetail…para aumentar a invejo só um pouquinho
Muito bem lembrado, Marcelo!
Marcelo,
Achava que somente os americanos e indiandos tem o P8, não sabia que Austrália tem?? Ou irá comprar??
Mas as forças da Austrália são de primeira linha.
Brasil está longe de uma Austrália da vida.
Sds
Prezados editores;
OFF TOPPIC:
http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/08/embraer-apresenta-legacy-450-em-feira-de-aviacao-em-sao-paulo.html
Sds.
Se me permitem a intromissão…
O site dos caras também é de dar inveja, vale a pena a passada por lá:
http://www.airforce.gov.au/Technology/Aircraft/?RAAF-nMfLhE/ppITHEkch5e7PfopYCzwKfhNg
Só uma perguntinha : na minha opinião aposto na França contra os Ingleses! ???
Muito difícil responder sua pergunta, Tom.
Estranho…
Falou-se tanto em “falta de espaço para a cabeça com capacete”…
Não parece, visto por essa foto do artigo…
Difícil nada! Mais as nucleares, mais dinheiro para queimar e pilotos muito bem treinados! A história no responde. ???
RR,
Sera que a solução foi diminuir o tamanho dos pilotos?
E aproveitando o embalo, quais seriam hoje as medidas ideais de um piloto de F-35?
Eles voam equipamentos estadunidense sem essa baboseira ideológica vira lata de intervenção do Tio Sam ou dependência externa. Uma Força Aérea exemplar num país decente que sabe o seu lugar na geopolítica sem essa de TOT irrestrita ou pseudo ufanismo. Parabéns para os australianos.
Bom fim de semana a todos! ?????. https://dinamicaglobal.wordpress.com/2015/05/27/como-o-sistema-russo-s-400-inutiliza-o-programa-de-cacas-f-35/
Bardini.
Sinceramente, observando apenas por fotos, creio que um piloto que tenha entre 1,70m e 1,80m poderia se sentar naquele cockpit sem problemas… Mas isso é chute meu, claro…
Saudações.
F 35 Avião de verdade com alta tecnologia , quando esse avião tiver 100% operacional digo mostrando tudo que é capaz, ai eu quero ver……………………
Não vai ter para ninguém ,não adianta avião fazer pirueta avoar de cabeça para baixo ou de lado ou para trás ou fazer manobra cobra ou o que for ,vai ser Kill na certa.
Lindo avião
F 35 avião de verdade…..
Como eu digo alta tecnologia tem seu preço…………
A Indústria aeronáutica australiana participou do programa JSF.
https://www.f35.com/global/participation/australia
A Austrália tem importância estratégico/militar internacional.
Ivinho,
O maior detrator do F-35 afirma que o RCS dele na traseira é igual a do T-50 de frente.
E aí? Se o F-35 não é stealth e nem de 5ªG o que é o T-50??
http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-300309-1.html
Olha lá no finalzinho do texto, depois da última foto, nas anotações finais.
Radar q opera faixa VHF? Alcance limitada, resumindo antes de conseguir detectar algo já foi destruído.
Jamear o q já foi destruído? Pra q? E’ burrice.
nos embasemos em fatos concretos e não em paixões política ideológicas senhores….picuinhas, birras e torcidas infantis em nada acrescentam ao debate…Ter não significa operar….Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais… Há fatores importantes como a resposta operacional e o custo..tanto de aquisição como o de operação durante o ciclo de vida..De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos e mirabolantes…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa impraticável e inviável… a historia militar é cheia de… Read more »
Fico pensando se o F-35 vai ser como o Grumman F-8 Bearcat, o mais poderoso caça a hélice feito, numa época que os jatos estavam saindo da infância.
O nemêsis do F-35 não serão outros caças tripulados, e sim VANT’s de combate, sem as limitações que tripulantes humanos impõem.
Meu caro Palpatine ( 8 de agosto de 2015 at 2:42 )… “De nada adianta ter vetores de alta capacidade e tecnologia…super fantásticos e mirabolantes…se os custos de desenvolvimento, aquisição e operação tornam o programa impraticável e inviável…” E o que existe de “mirabolante” no F-35…? Tecnologia stealth? Isso já é estudado desde os anos 60/70 e já vem provando nos últimos 30 anos que funciona… Radares AESA? Já existem modelos operacionais a quase duas décadas… Sistemas multimissão? Desde os anos 80 que aeronaves multifuncionais vem saindo das pranchetas para o mundo real. Integração e automação de sistemas? Isso já… Read more »
Um gripen ng tem frontal rcs de 0,01 rcs, igual ao do pak fa kkkk de acordo com o texto do bosco que diz que o pak fa tem 0,01 frontal, ainda tem gente que acha q o gripen era o pior da short-list da FAB, do ganhou por causa do preço
Delfim, Creio que pelo menos pelos próximos 30 anos ainda haverá a necessidade de um piloto no cockpit para tomar as decisões… Mesmo que derivados do X-47 ou similares estejam prontos antes do final da década seguinte, ainda considero pouco factível confiar somente a eles o combate. Sistemas controlados remotamente apresentam seus desafios, principalmente na forma de transmissão de dados e comandos em tempo real. Isso praticamente obriga a existência de instalações de retransmissão em uma rede verdadeiramente complexa, na qual qualquer gap pode resultar em perda de equipamento… Novos sistemas ECM também prometem transformar em um caos o espaço… Read more »
“_RR_ 8 de agosto de 2015 at 12:38 Já são mais de 2000 encomendas de todas as versões, e ele já passou dos 100 exemplares produzidos… As reduções podem ser consideradas marginais diante do total de encomendas ( o único país do consórcio que parece verdadeiramente cambalear é o Canadá )… Na verdade, nessa década, o caça ganhou mais três clientes com Israel e Coréia do Sul e Japão, o que compensou a redução por parte da Itália ( redução essa que pode ser mais ligada ao Eurofigther que ao preço do caça americano ). E na real, só as… Read more »
Uma pergunta:
Visto que a USAF usa um mecanismo diferente de reabastecimento em voo da USN, as diferentes versões do F-35 também possuem diferentes sistemas?
Caro RR. Talvez haja VANT’s de caça, talvez não. Mas é fato é que os projetistas já deveriam estar pensando na 6ª geração, mas tal não parece acontecer. Óbvio que o F-35 ainda está em entregas e ainda não debutou em combate, mas geralmente os fabricantes não perdem tempo entre gerações de caças. Quanto aos israelófilos, não creio que a IAF receba os seus F-35 antes de 2018, pelos seguintes motivos: 1 – Israel recebeu seus F-16 depois de outros compradores da OTAN, parece que Israel não desperdiça seus recursos com pressa, sem ver o que os aviões realmente entregam;… Read more »
Delmo,
Tem sim!
O A da USAF tem receptáculo e o B e C têm sonda.
Augusto,
Eu disse que o RCS frontal do Gripen NG está entre 0,1 e 1 m², (pelado) e o do T-50 é de 0,01 m² all aspect (armado).
Um abraço.
Palpatine 8 de agosto de 2015 at 2:42 # “Vide o F-22 mal lançado e já fora de linha” O F-22 foi projetado no final dos anos 80 e construído nos 90 sob a premissa de que teria inimigos nos anos 2000, quando estaria operacional. Felizmente não teve, porque a URSS faliu e desapareceu. E não terá pelos próximos 10 anos. Após isso os americanos com certeza já terão outra arma em seu arsenal. Provavelmente um caça stealth não tripulado. “e o F-35 já garantido o maior fiasco da historia da aviação militar daquele pais… “Fiasco”? Uma aeronave com três… Read more »
Objeto Trollador Não Identificado 8 de agosto de 2015 at 19:57 # “em relação ao f-35 vemos países fantoches sendo forçados politicamente a comprar uma aeronave com projeto 20 anos mais novo que o f-22 e de semelhante custo unitário mas de desempenho amplamente inferior…” Bem, em recente exercício muito provavelmente F-35B dos Marines “abateram” F-22. Há enormes dúvidas sobre se o mero desempenho cinemático inferior ao F-22 do F-35 significaria “desempenho amplamente inferior” em um combate real De qualquer maneira, o F-35 não foi feito para combater o F-22, que é a melhor aeronave operacional do mundo. E sinceramente,… Read more »
Países fantoches? Maior fiasco da aviação americana?
Eu realmente tento ser neutro, mas infelizmente os anti-ocidentais não deixam…
Valeu Bosco, mas eu não me lembro de ter visto nenhuma imagem dele sendo reabastecido com o sistema sonda.
Pergunta 2: se um cliente do F-35A quiser o sistema do B e C, vocês acham que isso ficaria muito complicado?
Delmo,
Teoricamente o espaço da sonda está lá e seria possível, mas até agora todos os clientes do A usam ou usarão reabastecedores dotados de lança.
O Trollador é um gozador.
Ele exagera tanto que ninguém o leva a sério e nem ele acredita no que ele diz.
Com certeza absoluta ele achava a Ucrânia um país irmão e aliado da Rússia mas a GB, a Itália, a Coréia do Sul, Japão, etc. , são capachos dos americanos.
Ele é um gozador!!
Rrssss