75 anos da Batalha da Inglaterra: ‘nunca tantos deveram tanto a tão poucos’

13

Messerschmitt Me 109 und Junkers Ju 87

Em 10 de julho de 1940 começou a batalha na qual a Luftwaffe comandada por Hermann Goering tentaria aniquilar a RAF – Royal Air Force. Goering pensava que conseguiria derrotar a RAF em quatro dias para permitir a operação Leão Marinho que invadiria a Inglaterra, mas a batalha durou três meses, milagrosamente terminando com a retirada dos aviões alemães do cenário.

Stuka JU-87

Mesmo com superioridade numérica de 2:1 no número de caças, a Luftwaffe não conseguiu superar a RAF, devido ao dispositivo defensivo de cobertura radar costeira, táticas e tenacidade dos pilotos britânicos e expatriados tchecos e poloneses.

Quando a batalha começou a Luftwaffe dispunha de 1.290 caças Messerschmitt Bf 109 e Bf 110, contra 591 caças Hawker Hurricanes Supermarine Spitfires. Goering acreditava que a atrição, a perda de caças e pilotos ingleses, obrigaria a Inglaterra a se render.

No final da Batalha, a RAF tinha perdido 900 aviões, enquanto a Luftwaffe amargava a perda de 1.500 aeronaves, que acabou tornando-se insustentável.

Spit atacando He-111

TRECHO DO FILME BATTLE OF BRITAIN, DE 1969

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments