Caças Typhoon, Hurricane e Spitfire voarão nas comemorações dos 75 anos da Batalha da Inglaterra
Passagens das aeronaves, incluindo Typhoon com camuflagem que remete aos caças de 1940, estão programadas para 10 de julho sobre o Palácio de Buckingham, com a presença da família real
–
No dia 10 de julho, considerado pelos ingleses como o início da Batalha da Inglaterra em 1940, serão celebrados os 75 anos daquela campanha aérea que durou meses e resultou numa vitória da RAF (Força Aérea Real Britânica) frente à Luftwaffe (Força Aérea Alemã) devido a esta última não conseguir conquistar total superioridade aérea sobre a Grã-Bretanha, pré-requisito para uma planejada invasão alemã.
As celebrações incluirão evento no Palácio de Buckingham, com a presença da rainha e da família real, em que modernos jatos Eurofighter Typhoon farão passagens junto a caças Hawker Hurricane e Supermarine Spitfire, em camuflagens representativas de 1940, simbolizando a proteção do espaço aéreo britânico no passado e hoje. Estão programados quatro Typhoons, quatro Spitfires e dois Hurricanes.
Haverá também recepção no Clube da RAF, em Piccadilly, com presença da nobreza e de seis pilotos remanescentes da Batalha da Inglaterra, além de comandantes de esquadrões ativos da Força Aérea Real Britânica e que já existiam em 1940, tomando parte naquela campanha aérea.
Abaixo, vídeo divulgado em maio no canal da RAF no Youtube mostrando a pintura do jato Eurofighter Typhoon com o padrão usado pelos caças que combateram há 75 anos.
FOTOS, VÍDEO E INFORMAÇÕES: RAF
VEJA TAMBÉM:
- Batalha da Inglaterra – fotos das comemorações
- ‘Os poucos’:70 anos de um discurso e de uma batalha
- No clima dos 70 anos da Batalha da Inglaterra: Churchill War Rooms
- A Batalha da Inglaterra
- Spitfire, Tucfire e Spitano nos 70 anos da Batalha da Inglaterra
- Dornier Do 17 da Segunda Guerra Mundial é retirado do mar na Inglaterra
- Batalha da Grã-Bretanha – 15 de setembro
- Fumaça 60 anos? Não, é o ‘Jubileu de Diamante’ da rainha da Inglaterra
- Spitfire e Typhoon, no Waddington’s International Air Show
- Um ‘break’ de 70 anos
- Falando em ‘Aces High’…
- Tornados e Typhoons da RAF, há 70 anos Parte 1
- Tornados e Typhoons da RAF, há 70 anos Parte 2
Bom dia Senhores !
Gente … como é lindo esse Spitfire! Projeto de mestre!
Já o Typhoon … meu Deus… até que com esta camuflagem…para mim está mais tragável.
CM
Qualquer avião com essa camuflagem fica bonito, mas, nem hoje nem no futuro, vai existir uma aeronave mais bonita e mais elegante que o Spitfire.
“mas, nem hoje nem no futuro, vai existir uma aeronave mais bonita e mais elegante que o Spitfire.”
Existe e se chama Tomcat 😉
Mas voltando ao tópico, eles já tinham pintado um Typhoon antes com essas cores e até um Shorts Tucano:
http://www.flightglobal.com/assets/getasset.aspx?itemid=34315
Para ver mais imagens de aviões da RAF de ontem e hoje, com a camuflagem de 1940, cliquem nas matérias ao final. Tem mais fotos de Spitfires, Shorts Tucano etc.
Quanto aos Typhoons, que eu me lembre só houve partes de pinturas comemorativas relacionadas à IIGM, como as faixas do dia D e brasões de esquadrões quando dos 70 anos da Batalha da Inglaterra. Abaixo, um exemplo do dia D:
http://theaviationist.com/wp-content/uploads/2014/06/D-Day-Anniversary-Air-Show-Duxford-Maggio-2014-081.jpg
Já com a camuflagem completa de 1940, creio que só agora para os 75 anos pintaram um Typhoon assim (em abril deste ano).
“Existe e se chama Tomcat” Questão de gosto, mas para mim o Tomcat apesar de ser um excelente vetor, da a impressão de ser um caça muito pesado e exagerado.
Fábio e Clésio,
Tamanho e beleza/elegância podem ser conciliados.
Eu acho o Tomcat excepcionalmente bonito, sem que seu tamanho prejudique a harmonia de suas formas.
Em “Top Gun”, quando há cenas em que os F-14 e os A-4 aparecem juntos, a proporção sugerida é a de uma Harley-Davidson para uma bicicleta.
Olá. Escolher o avião mais bonito já feito é assunto para uma noitada no bar regada por muitas cervejas e petiscos. Na minha opinião, são eles: I G.M.: Fokker Dr. 1; menção honrosa para Sopwith Camel. II G.M.: Mitsubishi A6M Zero; menção honrosa para F4U Corsair. Century (e primeiros jatos): F-106 Delta Dart; menção honrosa para Gloster Javelin. Anos 60/70: F-15 Eagle; menções honrosas para Mig – 25 Foxbat e North American A-5 Vigilante. Anos 80/90: Panavia Tornado ADV; menção honrosa para Mirage 2000. Anos 2000: Dassalt Rafale; menção honrosa Mig-35. Avião mais bonito de todos os tempos e categorias:… Read more »
Boa tarde Senhores!
Grande Maurício Silva!!! Cara vamos de “Bohemia ou Original” blz!
Quanto aos aviões tenho minha lista pessoal e todos começam na IIWW
CAÇAS BOMBARDEIROS
Alemão:
Me-109 Donier DO-17
Me-190
EUA:
P-51 B-17, B-25, B-29
P-38
URSS:
Yak-3
UK:
Spitfire Lancaster
Japão:
KI-84 Hayate
A6M Zero
Se os moderadores abrirem uma “deixa” poderemos esticar o assunto para os pós IIWW que aí dará mais ainda o que falar!
Obs.: Curti a Dama de Ferro né! É minha de cabeceira…
CM
Claudio, fique à vontade para esticar o assunto para aviões históricos de antes e de depois da IIGM, já que o assunto da matéria é histórico e envolve gerações diferentes de aeronaves de combate. Quanto aos mais belos caças da IIGM, eu gosto especialmente do Bf-109 pela sua elegância funcional “sinistra” – não tem o equilíbrio entre curvas elegantes e perfil esguio do Spitfire (também belíssimo), mas tem uma beleza funcional e agressiva. Depois do Bf-109, eu coloco o Macchi MC202 e em seguida, empatados, Spitfire e Mustang. Dos caças com motor radial, a beleza e equilíbrio das linhas do… Read more »