Jatos F-35A de esquadrão de testes da USAF participam de exercício Green Flag
Em nota e fotos divulgadas pela Base Aérea de Nellis (Nevada/EUA), a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) informou sobre a participação, no exercício Green Flag 15-08, de dois jatos F-35A Lightning II do 31º Esquadrão de Testes e Avaliações (31st TES). As aeronaves foram empregadas como plataformas primárias de apoio aéreo aproximado para o Exército dos EUA (U.S. Army) durante esta mais recente interação das duas forças no Green Flag, exercício realizado dez vezes a cada ano no campo de treinamento de Fort Irwin (California).
As imagens divulgadas na quinta-feira, 25 de junho, mostram operações aéreas (em especial durante fases de reabastecimento em voo) realizadas no último dia 10, no exercício de duas semanas que envolve mais de 5.000 soldados do Exército dos EUA combatendo contra forças inimigas simuladas, no campo de treinos que tem quase 2.000 quilômetros quadrados.
A participação do F-35 está ligada à meta da USAF de declarar capacidade de operação inicial do jato até o final deste ano. Controladores da USAF que coordenam a fase terminal dos ataques aéreos trabalharam junto a soldados do U.S Army, criando e mantendo as ligações vitais entre as unidades no solo e os meios aéreos. Foram empregados dois jatos F-35 para fornecer apoio aéreo próximo, penetrando em espaço aéreo de combate contestado e degradado para nele aguardar chamados, vindos dos comandantes em terra, para disparar suas armas.
Segundo a nota da USAF, apesar dos papéis desempenhados por apenas dois caças parecerem modestos quando se leva em conta a grande escala do exercício, com duas semanas de manobras terrestres num vasto terreno montanhoso no deserto, a informação divulgada é que em todas as vezes que o apoio aéreo foi solicitado, os pilotos dos dois jatos F-35 se comunicaram e utilizaram seus sistemas com precisão.
Além das imagens das aeronaves F-35 realizando missões no dia 10, foram divulgadas fotos de caça F-16 realizando as chamadas “demonstrações de força” com voos a baixa altitude, próximo a soldados da 1ª Brigada Stryker da 1ª Divisão Blindada, do Texas.
FOTOS: USAF
Segundo se diz os F-35 conseguiram se evadir das defesas antiaéreas inimigas. Os detratores do Lightning II vão começar a morder a língua….
Passar rasante sobre o inimigo gera um grande temor, mas o F-35 vai ficar com o papel de mandar um JDAM de 1000 lb lançada de 10.000 metros mesmo.
O F-35 não se saiu bem em dogfight. Ele se mostrou inferior a um F-16D Block 40 com dois tanques subalares.
Ele não sobe nem gira bem e perde muita energia como os números (alta carga alar e baixa relação potência peso) já previam. A visão traseira também é ruim.
O único “truque” do F-35 é fazer uma guinada em alto ângulo de ataque. Essa manobra só pode ser usada uma única vez em razão da perda da energia.
Tomara que a furtividade, projetada para atingir níveis não tão bons quanto o F-22, funcione.
https://medium.com/war-is-boring/test-pilot-admits-the-f-35-can-t-dogfight-cdb9d11a875
Acho que essa notícia está mais para invencionice viu Groo, ainda mais pelo fato do site não apresentar o documento vazado. Até onde se sabe o F-35 se saiu bem:
http://aviationweek.com/defense/f-35-flies-against-f-16-basic-fighter-maneuvers
Groo, Esse site que você indicou não parece ser imparcial e muito menos confiável. Ele não tem nenhum artigo que seja favorável a nada que seja americano. É como se os EUA fosse habitado por um bando de imbecis. Sem falar que ele não cita a fonte, mas apenas um “relatório de 5 páginas que vazou”, de um suposto piloto que não foi identificado. Duvido muito que um piloto de F-35 tenha “vazado” uma informação dessas, que deve ser altamente confidencial. Sem falar que o F-35 não irá operar no dogfight como um F-16 do mesmo modo que ele não… Read more »