Jane’s: Egito comprará 46 MiG-29
O informativo britânico Jane’s, citando matéria do jornal russo Vedomosti do dia 25 de maio, anunciou que o Egito concordou em comprar 46 caças MiG-29 numa negociação estimada em dois bilhões de dólares.
O negócio deverá ser assinado “em breve”, segundo duas fontes russas da indústria aeroespacial ouvidas pelo jornal russo.
A agência estatal russa de exportação de material militar, Rosoboronexport, e a fabricante do caça, a RSK MiG, não comentaram sobre o eventual acordo.
Há rumores sobre o interesse do Egito em comprar caças MiG-29, ou mesmo a versão mais avançada, o MiG-35, desde novembro de 2013.
Um contrato para a compra de MiG-29 viria logo após o anúncio, em fevereiro, de que o Egito comprará 24 caças Dassault Rafale.
NOTA DO EDITOR: estaria o Egito se distanciando cada vez mais do círculo de influência dos EUA, formado desde a assinatura dos acordos de Camp David na década de 1970?
VEJA TAMBÉM:
- EUA suspendem entregas de caças F-16 ao Egito por tempo indeterminado
- Comunicado da Dassault: Egito opta pelo Rafale
- EUA entregam mais quatro caças F-16 ao Egito, apesar das críticas
- Partidos de esquerda franceses criticam venda de Rafale ao Egito
- Egito vai de F-16 Block 50/52
- Rafale para a Malásia: Dassault oferece pacote financeiro similar ao do Egito
- FLAGRANTE – C-130H Hercules do Egito, fotografado em Recife
- Rússia negocia venda de 24 caças MiG-35 ao Egito
- Morre Belyakov, ‘pai’ do MiG-29 e sucessor de Artyom Mikoyan na MiG
- Rússia: mais informações sobre a encomenda de novos MiG-29 SMT
- Produção do Rafale poderá aumentar caso Dassault receba um terceiro contrato de exportação
- Vídeo: assinatura do contrato do Rafale no Catar
- Documentário: MiG-29 ‘Take-off into the future’
- Força Aérea da Rússia receberá 100 novos MiG-35
- Com Rafale, França pode se tornar 2ª maior em comércio de armas
- Depois de postergar aquisição de caças MiG-35, Rússia pode comprar versão modernizada do MiG-29
- MiG-29 em reabastecimento em voo ‘buddy-buddy’ de MiG-35
- MiG-35, a evolução do MiG-29
MiG-29?
Será que o dinheiro dos sheiks que financiaram o Rafale acabou? 🙂
F-16… Rafale…. Mig-29/35….. “ter não significa operar” !
Um pais paupérrimo com uma força aérea deste porte….”faraônica”… imagino quanto custa adquirir e manter operacional tudo isto com um orçamento de quarto mundo !
Sds.
Baschera
No Oriente Médio nem tudo o que se vê é o que é. De onde você acha que veio o dinheiro para a compra dos Rafale? Do próprio Egito é que não foi. E na Síria? Como você acha que o Assad se sustenta no governo? Vou dar uma dica. O dinheiro vem de um lugar que começa com “I” e termina com “rã”.
Egito se distanciando mais dos EUA? Os EUA depositam 2 bilhões de dólares todo ano na conta dos generais. Onde que o Putin iria arranjar grana para cobrir a oferta do Tio Sam?..rs!
US$ 2 bi por 46 MiG-29?? Isso, segundo o padeiro Manuel, dão US$ 43 mi por unidade, ou seja, 7 milhões de dólares a menos do que helicópteros de uma certa ex-colônia portuguesa a sudoeste da terrinha…
Sabe o que pode ser?
O preço do rafale saindo além do posto em contrato… Já pensou?
Quebra de contrato unilateral por parte do Egito, um processo na OMC, e substituição de rafales por Mig-29 SMT. Se for isso, próximo ano veremos a Chengdu Dassault Aviation.
Olá. Ideologicamente falando, o Egito sempre foi do lado árabe. Os tratados de Camp David (reparar no nome; quase piada pronta…) foram costurados (e muito bem) pelo governo americano que, praticamente “comprou” o presidente Anwar Sadat e seu sucessor Hosni Mubarak. Ambos foram depostos (um assassinado e outro por golpe de estado). Não tenho a menor dúvida de que a massa do povo do Egito é favorável a que o país tenha uma postura militarmente mais ativa na região. A Guerra dos Seis Dias ainda deve estar “engasgada” na garganta dos militares do país. Mesmo o Guerra do Yom Kipur,… Read more »