Começa o exercício Artic Challenge 2015, que vai até 4 de junho

Missões ocorrem no Norte da Europa, a partir da Suécia, Finlândia e Noruega e evolvem, além das forças aéreas desses três países, aeronaves da Suíça, do Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos e Holanda
–
Em nota divulgada nesta segunda-feira, 25 de maio, a Suécia informou o início do exercício Artic Challenge (desafio ártico), também conhecido pela sigla ACE (Artic Challenge Exercise). As missões no Norte da Europa, a partir da Suécia, Finlândia e Noruega, começaram hoje e vão até 4 de junho. Além das forças aéreas desses três países, participam aeronaves das forças da Suíça (F-18 Hornet), Reino Unido (Hawk 2000, Tornado, DA-20 e Voyager), França (Mirage 2000), Alemanha (Typhoon e MRTT), Estados Unidos (F-16) e Holanda (KCD-10), segundo notas suecas divulgadas anteriormente.
Já a Suécia participa com caças JAS-39 Gripen dos esquadrões 211, 212 e 171, um avião de alerta antecipado ASC 890 (Saab 340 AEW&C) e um reabastecedor C-130T. A Finlândia está no exercício com seus caças F-18 e a Noruega com o F-16. Além disso, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) participa com dois aviões AWACS.
A participação sueca começou às 9h da manhã (hora local), com a decolagem de caças Saab Gripen, no exercício que ocorre pela segunda vez sob o acordo-quadro da cooperação nórdica e envolve cerca de 3600 pessoas e 115 aeronaves. O cenário é uma operação de paz sob o mandato da ONU (Organização das Nações Unidas), e o exercício é programado para execução a cada dois anos. Nesta edição, as missões não envolverão áreas de tiro da Suécia.
FOTOS: Forças Armadas Suecas
VEJA TAMBÉM:
- Caças F-15, F-16, F-18, Gripen eTyphoon no Artic Challenge 2013
- Delegação finlandesa foi à França para conhecer o Rafale
- Suécia e Finlândia buscam ‘relações especiais’ com a OTAN
- Caças Gripen suecos participam de exercício na Islândia
- Gripen na Suécia: treinamento de tiro ar-solo e de operação fora da base
- Comandante da USAF na Europa visita ala de Gripen na Suécia
- Suécia vê nova chance de vender Gripen para a Finlândia
- Gripen na Suécia: com chegada do outono, novos treinamentos noturnos
- Apoiando o Gripen a -25ºC
- Finlândia anuncia que vai participar da patrulha do espaço aéreo islandês
- Suécia faz um balanço do ‘Nordic Air Meet’ 2012 e divulga imagens do exercício
- Caças Gripen suecos fazem REVO no exercício ‘Cold Response 2012′
- Mais imagens dos caças Eurofighter italianos na Islândia
- Suécia propõe defesa compartilhada do espaço aéreo nórdico
- Gripens da Suécia rumo a exercício com Typhoons, F-16, F-18 e F-15
Off toppic:
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/05/video-mostra-ultimas-imagens-de-helicoptero-que-caiu-com-filho-de-alckmin.html
Pergunta de quem carece de conhecimento técnico na área:
O helicóptero em questão é da mesma família das “Kombis Voadoras”?
Questiono porque na reportagem levanta-se a possibilidade de problemas no rotor de cauda terem ocasionado a queda.
Sds.
Marcelo, se você se refere à família do EC225 (ex-EC725), a resposta é não.
A fábrica é a mesma (Airbus Helicopters, ex-Eurocopter), mas a família é outra totalmente diferente – no caso, a família dos helicópteros Pantera do Exército.
Além disso, problemas sérios que afetaram o EC225 foram no eixo de transmissão, e não no rotor de cauda.
Voltemos ao assunto do Artic Challenge 2015 (caso alguém se interesse, é claro).
Boa tarde Senhores!
Ótima oportunidade para a SAAB demonstrar do que os Gripen são capazes…especialmente aos finlandeses e suiços.
CM
Nunão; De antemão, agradeço pelos esclarecimentos. Aproveito a oportunidade para perguntar por que, vira e mexe, me dá a clara impressão que você está de mal humor? Ok, a minha postagem não tem nada a ver com o assunto do tópico, como você deixou claro no último parágrafo da sua resposta, mas veja que tomei o cuidado de perguntar inserindo um cabeçalho, como vários dos outros frequentadores o fazem e com a maior educação possível. Lamento se as minhas perguntas são muito primárias, mas careço do conhecimento e/ou vivência na área. Ademais, se não for de bom tom perguntar sobre… Read more »
Marcelo, não estou de mau humor, pelo contrário. E em nenhum momento da minha resposta fui grosseiro ou quis denegrir alguém por alguma falta de conhecimento. Ao menos não consigo encontrar nada disso na resposta. Apenas respondi de forma concisa, focada, visando a informação correta tanto para você quanto para qualquer um que a lesse, evitando também apelidos desta ou daquela aeronave para que a informação fosse entendida de maneira clara. Também não reclamei do seu off topic (claramente e educadamente sinalizado por você), apenas finalizei, como de praxe, pedindo para que os demais comentassem no tópico, e não fora… Read more »
Entendo que os pilotos trainée da FAB terão acesso aos exercícios e que será uma ótima oportunidade para aprofundar o nosso conhecimento a respeito dos Gripens e da operação das demais forças aéreas.
Assim espero!
Nunão;
Rsrsrs… desculpe, mas era a impressão que eu tinha de suas respostas, na maioria da vezes.
Mas agora, com o seu devido esclarecimento, já entendi que não é o caso.
Desculpe-me pela impressão incorreta a seu respeito, tenho grande respeito pelo trabalho que você, Poggio e Galante e demais colunistas realizam aqui e na revista física.
São como “pregadores no deserto”, mas que não se calam ou desanimam e, aos poucos, vão aumentando o seu público. Autêntico, louvável e incansável trabalho de formigas.
Abraço.
Pergunta: será que vamos receber convite para participar desses exercícios depois que tivermos os JAS-Gripen?
Abraços em especial ao Marcelo Pamplona a quem conheço do SSAA a mais de 5 ou 6 anos
Será mesmo Rommelqe? Tomara que participem mesmo, ótima oportunidade de aprender com quem entende.
Marcos Gilbert;
Agradeço pelos cumprimentos e os retorno a ti, nobre colega.
Mas acho, só acho, que você está me confundindo com algum homônimo.
SSAA? Confesso que desconheço tal sigla.
Sds.