Acidente com A400M: software pode ter cortado alimentação de combustível para os motores

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A400M - sexta entrega para a França - foto Força Aérea Francesa

A queda de um Airbus A400M causando a morte de quatro pessoas  no dia 9 de maio pode ter sido causada por um software novo que cortou o fornecimento de combustível para os motores, informaram fontes da indústria para a publicação Aviation Week.

As fontes afirmam também que a sequência exata dos eventos ainda não está clara, nem mesmo se todos os quatro motores falharam em algum momento. Alguns relatórios sugeriram falhas em três motores. Parece também que a aeronave rolou para a lateral até um ponto onde não era mais possível nivelá-la novamente.

O fornecimento de combustível foi restabelecido, mas não rápido o suficiente para a recuperação para voo seguro.

A Airbus alertou as cinco forças aéreas que operam a aeronave de transporte para executar verificações específicas nas unidades de controle eletrônico (ECU) em cada um dos motores da aeronave antes do próximo voo.

A maioria dos clientes do A400M parou com voos da aeronave até que surjam mais detalhes sobre a causa do acidente. Só a França, que tem seis aeronaves, continua com as operações de voo. Um dos aviões do Reino Unido encontra-se imobilizado no estado do Novo México (EUA), aguardando a suspensão de voos com a aeronave imposta pelo Ministério da Defesa britânico.

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