Embraer confirma pedido firme da Tianjin Airlines para E-Jets e E-Jets E2
São José dos Campos – SP, 19 de maio de 2015 – A Embraer S.A. e a Tianjin Airlines, da China, subsidiária do Grupo HNA, assinaram hoje acordo final para a venda de 22 aeronaves. O contrato, com valor estimado de USD 1,1 bilhão pelo atual preço de lista, compreende 20 E195 e dois E190-E2, o que tornou o Grupo HNA Tianjin Airlines a primeira companhia aérea chinesa a adquirir os E-Jets E2. O acordo entre as duas empresas para 40 aviões foi previamente anunciado durante a visita de Estado do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil, em julho de 2014. Os 18 jatos E190-E2 restantes farão parte de uma segunda aprovação das autoridades chinesas em fase posterior.
O primeiro E195 será entregue em 2015, e o primeiro E190-E2 tem entrega programada para 2018. Este pedido será incorporado à carteira de pedidos firmes (backlog) da Embraer do segundo trimestre de 2015. A Tianjin Airlines é atualmente a operadora com a maior frota de E-Jets na Ásia.
“Estamos honrados em confirmar este novo pedido do nosso maior cliente na Ásia”, disse Paulo Cesar Silva, Presidente & CEO da Embraer Aviação Comercial. “A China está crescendo muito rapidamente e há necessidade por jatos narrow-body menores para apoiar operações de alimentação de tráfego em grandes aeroportos (denominadas hub and spoke), complementando operações de aeronaves narrow-body maiores. Assim, proporciona-se um equilíbrio ideal entre frequência e disponibilidade de assentos, incentivando o desenvolvimento de novos mercados com menor risco e capacidade incremental – o que gera uma demanda significativa para novas aeronaves nesta categoria.”
“Uma vez que o número de passageiros está crescendo na China, estes E195 serão muito importantes para apoiar a estratégia da Tianjin Airlines visando atender a essa demanda”, disse Du Xiaoping, Presidente da Tianjin Airlines. “Estamos muito satisfeitos com os jatos E190 que estão atualmente em operação e temos certeza que os novos aviões nos permitirão alcançar nossos objetivos de desenvolvimento.”
A parceria entre Embraer e Tianjin Airlines já é bem-sucedida. A Tianjin foi o cliente-lançador do E190 na China e opera a maior frota de E-Jets na Ásia, com 50 jatos E190. Também foi a primeira empresa chinesa apontada como Centro de Serviço Autorizado pela Embraer no país. Recentemente, a companhia aérea anunciou a contratação do Embraer AHEAD-PRO para todas suas aeronaves, tornando-se o primeiro usuário desse sistema na China.
A Tianjin Airlines, do Grupo HNA, foi lançada como primeira companhia aérea verdadeiramente regional da China em 2009. Em 2010, a empresa mudou o foco de operação de exclusivamente regional para uma combinação de atendimento de rotas principais e regionais. Atualmente, o objetivo é se tornar uma empresa aérea internacional entre médio e grande porte em busca de uma estratégia de “aviação regional e operação global”. Em 2011, a Tianjin Airlines recebeu os prêmios “Melhor Aérea Regional da China” e “Global Four-star Airlines”, da Skytrax, por suas significativas conquistas. A empresa opera uma frota de aproximadamente 80 jatos que servem 100 destinos domésticos e internacionais, transportando mais de dez milhões de passageiros.
DIVULGAÇÃO: Embraer
– Adivinha quem vai financiar a vendas das aeronaves para os chineses?
– Tchã, tchã, tchã, tchan…
– O Beenedeésse!!!!!!!
Olha ai os investimentos chineses, gente!
Bunzafão Putenphia vai pegar dinheiro emprestado com os chineses, que será injetado no Beenedeésse, que irá financiar os aviões aos chineses por taxa subsidiada.