Lion Effort 2015: mais fotos do exercício do Gripen na base tcheca de Caslav
A Base Aérea de Caslav, na República Tcheca, está abrigando os caças Gripen suecos, tchecos e húngaros participantes do exercício Lion Effort 2015. A base divulgou nos últimos dias dezenas de fotos das operações desta terceira edição deste evento trienal, que reúne operadores do caça Gripen. Selecionamos mais de 20 delas para os leitores do Poder Aéreo, dentre as quais várias foram tiradas no “spotters day” (dia dos fotógrafos de aviação).
Podem ser vistos tanto os caças Gripen dos três países mencionados acima (a Tailândia, outra operadora do caça, mandou apenas pessoal, e a África do Sul espera participar da edição 2018 em seu próprio território) quanto outras aeronaves participantes, como os caças leves L-159, aviões de transporte C-295 e helicópteros de ataque Mi-24, além de sistemas terrestres.
O exercício ocorre entre os dias 11 e 24 de maio, e também conta com a participação de caças F-16 da Polônia e Eurofighter da Alemanha, operando a partir de suas próprias bases aéreas (os jatos Gripen operam a partir de Caslav).
Para saber mais sobre esta edição do Lion Effort e sobre a edição anterior, de 2012 (realizada na Suécia), clique nos links da lista a seguir.
FOTOS: Base Aérea de Caslav
VEJA TAMBÉM:
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- Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015
- Lion Effort 2012: um alemão protegendo quatro suecos e um húngaro
- As leoas que pilotaram Gripen no exercício Lion Effort 2012
- ‘Lion Effort 2012′: começa a fase ‘Livex’
- ‘Lion Effort 2012′: primeiros voos do maior exercício dos operadores de Gripen
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- Apresentação do Gripen no ‘Kecskemét airshow’, na Hungria
- Belas cenas em voo dos caças Gripen e treinadores Hawk da África do Sul
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Seis operadores do Gripen se reúnem no ‘Aerospace Forum’ na Suécia
Na terceira fota, abaixo do canard, parece que o avião foi metralhado. O que são aqueles “furos”?
bem observado! Será que seria isso:
http://www.2badesivos.com.br/318-Furo-de-Bala/prod-161942/
🙂
Provavelmente é um dos detalhes da pintura especial do caça, que já participou de edição do “Tiger Meet” da OTAN. Pode-se ver a aeronave por completo em outras imagens, com a cauda que mescla uma caveira com um tigre. Ou seja, não é furo nenhum. O mesmo avião já foi fotografado em desdobramento na Islândia: http://www.aereo.jor.br/2014/10/20/cacas-gripen-tchecos-estao-operando-na-islandia/ Abaixo, fotos da aeronave durante participação no Tiger Meet 2014, com esses mesmos detalhes de “buraco de bala”: http://airheadsfly.com/wp-content/uploads/2014/06/jas39cczech140619013303marcelburger.jpg http://tomcat2004.lima-city.de/spotting/NTM2014/_MG_2497.jpg Até os capacetes dos pilotos tchecos, à época do Tiger Meet 2014, tinham uma decoração especial (e dá pra ver que o piloto da… Read more »
Boa tarde Editores!
Senhores mas que bela cobertura essa a que vocês estão realizando. Parabêns pela exibição das fotos.
Particularmente eu acho muito elegante e funcional o LIFT checo L-159.
Penso que também seria uma boa opção à FAB.
CM
Obrigado, Claudio.
De fato, até a FAB publicou fotos do exercício em seu site depois que o Poder Aéreo começou a publicar.
Também gosto do L-159. Você pode ver diversas outras imagens dele em outras matérias no site, digitando L-159 ou Aero Vodochody no campo busca do blog.
Gosto especialmente destas fotos aqui:
http://www.aereo.jor.br/2012/03/19/hi-lo-mix-a-moda-tcheca/
O L-39 com pintura da Breitling é o mais bonito da família, na minha opinião.
Essa pintura de cockpit no dorso é peso pra o oponente em dogfighter.
Ivany, só um aparte sem querer ser chato demais da conta, mas já sendo:
O cockpit / canopi real é no chamado dorso (parte superior da fuselagem).
A pintura falsa de cockpit / canopi é no ventre (parte inferior).
Nunão Lendo o sentido 4 do priberam, dorso pode significar o lado posterior, embaixo ou “oposto a frente”. O canopy deve ser a superfície de atenção, portanto, frente de visada do oponente. A lingua portuguesa tem dessas coisas… dor·so |ô| (latim dorsum, -i) substantivo masculino 1. Parte posterior do busto do homem. = COSTAS 2. Parte superior do corpo dos quadrúpedes. = LOMBO 3. [Figurado] Parte superior, geralmente plana ou convexa, de uma parte do corpo (ex.: dorso da língua, dorso da mão). 4. Parte ou lado posterior (ex.: dorso da página). 5. Lombada de um livro. Plural: dorsos |ô|.… Read more »
Ivany,
Nesse caso não precisa recorrer às peculiaridades da língua portuguesa. Basta o jargão aeronáutico mesmo.
E, nesse caso, dorsal é a parte superior da fuselagem e ventral é a inferior.
Por essas e outras, quando um avião pousa com o trem recolhido em emergência, dizemos que pousou “de barriga”.
E quando voa invertido, dizemos que é voo “de dorso”.
Saudações!
Nunão
O jargão é interessante, porque segundo a “lógica” do português, dorso é relativo a uma superfície convexa. Já em relação a coisas e objetos é relativo a uma superfície côncava.
Enfim. Todo mundo entendeu. 😛
Meu amigos.
Pra quem ainda sonha com Gripen, Sub, PROSUPER, Heli de Ataque e outras iguarias, sugiro ler com atenção um trecho que pesquei da coluna Painel da Folha de hoje:
“Fique à vontade
Joaquim Levy (Fazenda) foi ao Ministério da Defesa nesta sexta-feira para uma conversa com Jaques Wagner sobre os investimentos da pasta.
Dor de cabeça
As notícias não devem ter sido boas: após a audiência, a portas fechadas, Wagner pediu duas Aspirinas a seus auxiliares.”
Vem coisa pesadíssima logo a frente…
Carcará,
Aspirina até que é pouco, diante do que deve ter sido a conversa…
Voltando às fotos da matéria, interessante é comparar a penúltima com a antepenúltima e reparar na diferença da porta frontal do trem de pouso dianteiro entre o Gripen D (biposto) e o C (monoposto).
A mesma diferença pode ser vista de outro ângulo na foto que mostra a linha de voo dos caças húngaros (está na primeira leva de imagens, logo acima da foto da bateria de fotógrafos / spotters)
Roberto Santana
Me intrometendo na conversa, se não me engano, recentemente foi entregue o ultimo Gripen C da força sueca. Porém, com os melhoramentos no radar do caça, a Saab provavelmente não vai fechar a linha de montagem e já deu a entender que pode fabricar um Gripen C com aviônica, sensores e armamentos do NG/E.
Saudações.
Roberto,
Conforme duas notícias que publicamos aqui no Poder Aéreo, o último Gripen C encomendado foi entregue no final de março:
http://www.aereo.jor.br/2015/03/21/entregue-o-ultimo-gripen-c-para-a-forca-aerea-sueca/
http://www.aereo.jor.br/2015/03/26/mais-informacoes-e-foto-do-ultimo-gripen-c-entregue-a-forca-aerea-sueca/
Agora a linha está dedicada aos primeiros protótipos do Gripen E para, na sequência, entregar os primeiros exemplares de produção. O que não impede de também se produzir a versão anterior, que continua sendo oferecida ao mercado, numa visão de ter duas opções de plataforma (uma maior, com mais combustível interno e motor mais potente para clientes que desejam mais alcance e carga útil, e outra menor para os que não têm essa necessidade):
http://www.aereo.jor.br/2015/03/12/gripen-ef-ou-gripen-cd-a-escolha-da-versao-e-a-gosto-do-fregues/
“Roberto Santana em 22/05/2015 as 10:00 Na realidade nesse tipo de situação, é perfeitamente comum, que um aviador ofereça o voo ao mais antigo e em certos casos, ele ofereça a “cereja do bolo” que é o pouso, que é quando ele entra na situação mais difícil, porque, em tese, é no pouso que se vê se o piloto realmente sabe voar o avião.” Hipótese interessante, Roberto, a ser estudada. Já ouvi falar de conflitos do gênero mais de uma vez. A título de informação, resolvi pesquisar um pouco sobre o general brigadeiro Ugrik Csaba, promovido à patente no ano… Read more »
Roberto, Sua teoria sobre erro humano pode estar no caminho certo. Segundo a Rádio Praga, o MD tcheco declarou ontem que foi descartado problema técnico na queda do Gripen húngaro (assim, não se “groundeou” os caças, que prosseguiram nas operações). “Experts rule out technical error in Hungarian Gripen crash 22-05-2015 12:19 | Daniela Lazarová The crash of a Hungarian Jas-39 Gripen fighter jet at the Časlav, airbase southeast of Prague, on Tuesday was not caused by technical error, Czech Defense Minister Martin Stropnický told reporters on Friday. The minister did not elaborate further, saying the investigation by Czech, Hungarian and… Read more »