Saab desenvolveu versão melhorada do radar PS-05/A do caça Gripen C/D
Empresa afirma que nova versão Mk4 tem desempenho e alcance melhorados, com integração plena a mísseis AMRAAM e Meteor, otimizando o disparo a longas distâncias deste último e a detecção de alvos furtivos
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Em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira, 28 de abril, a Saab informou ter desenvolvido a versão Mk4 do radar PS-05/A que equipa as versões C/D do caça Gripen. Segundo a empresa, a nova versão permite melhor desempenho e alcance operacional, num “passo significativo do roteiro para o futuro aprimoramento da capacidade do Gripen C/D”.
Os aprimoramentos representados pela nova versão Mk4 são resultado do conceito de “desenvolvimento contínuo em espiral” para o radar PS-05/A, de forma a mantê-lo competitivo. O Mk4 tem uma nova configuração de hardware, com a parte denominada “back-end” completamente nova, segundo a Saab. Com isso, aprimorou-se significativamente o desempenho e alcance operacional, permitindo melhorar as capacidades do sistema de armas Gripen e oferecer integração plena a mísseis AMRAAM e Meteor.
Além disso, a empresa informou que as melhorias incluem maior capacidade de crescimento por meio de atualizações de software, visando se contrapor a ameaças em desenvolvimento para as próximas décadas.
A Saab também afirmou, na nota, que foi implementado e demonstrado um novo modo ar-ar para aproveitar totalmente a capacidade de processamento de sinal e a flexibilidade de geração de ondas do PS-05/A Mk4. Esse novo modo, ainda segundo a empresa, aumenta o alcance de aquisição em 100% a baixas altitudes, quando comparado à versão anterior do radar, permitindo também o uso na detecção de alvos com assinatura radar muito baixa. Além disso, o “downlink” do míssil Meteor é otimizado para manter o desempenho do radar em cenários de disparos a longas distâncias, com uso de datalink (enlace de dados).
Por meio de seu chefe da área de sistemas aeroembarcados de vigilância, Lars Tossman, a Saab também destacou o “excelente desempenho ECCM” (contra-contramedidas eletrônicas) da versão Mk4, assim como seu “custo de ciclo de vida muito baixo”. A atualização Mk4 do radar PS-05/A pode ser adaptada em diversas plataformas aéreas, por ser uma solução modular, compacta e de baixo peso, de aviões de combate multifuncionais até aeronaves remotamente pilotadas e jatos de treinamento avançado.
Informações técnicas – Folder de divulgação do radar PS-05/A Mk4, também disponibilizado pela empresa, divulga que além do aumento de 100% do alcance de aquisição em baixas altitudes, o novo modo ar-ar do equipamento aprimora em 40% esse alcance em altitudes elevadas, quando comparado a versões anteriores do radar. Quanto aos modos ar-ar já existentes do radar, este foi aprimorado entre 20% e 30%.
Segundo o folder, as unidades que compõem o “back end” do conjunto do radar e que configuram o aprimoramento do PS-05/A para o Mk4 são as chamadas RPU (radar processing unit) e EXR (exciter receiver unit).
O material também divulga melhorias para as missões ar-solo. Dois novos modos SAR (abertura sintética) com resoluções de 3 metros e abaixo de 1 metro são oferecidos, com imagens SAR processadas e fornecidas ao piloto durante o voo. Disponibilizou-se igualmente um novo modo de busca sobre o mar, projetado para detectar pequenos barcos a longas distâncias, numa melhoria de 100% frente às versões anteriores do PS-05/A.
O Mk4 possui um modo automático de busca e modos dedicados para aquisição de alvos a longa distância e para baixa probabilidade de interceptação (LPI) do sinal, sendo todos os modos de busca projetados para detectar automaticamente e acompanhar alvos e despistadores, havendo três níveis de acompanhamento de alvos aéreos, o que permite ao piloto priorizar alvos. Também são oferecidos diversos modos de combate aéreo, que incluem busca pelo capacete. Outros modos adicionais são para navegação e para evitar ameaças.
O radar opera na banda X e sua antena tem limite de ângulo de 60 graus (positivos e negativos). Modular, é composto de cinco unidades que podem ser substituídas independentemente das outras (LRU – line replaceable units), que são: unidade de processamento do radar; unidade de recepção; unidade auxiliar de transmissão; unidade amplificadora; unidade da antena.
Entre outras informações técnicas divulgadas estão: alta capacidade de processamento da RPU, de 1 TFLOPS; tempo médio entre falhas (MTBF) superior a 1.000 horas de voo tanto para a RPU quanto para a EXR, sendo que para o radar como um todo, o MTBF é superior a 350 horas de voo; peso de 150 quilos; potência máxima de saída amplificada de 10kW (nominal).
IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Saab e FMV
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