Saab assina contrato de aquisição de armas com o Brasil para o Gripen NG
A empresa de defesa e segurança Saab e o Ministério da Defesa do Brasil, por meio do Comando da Aeronáutica (COMAER), assinaram um contrato para a aquisição de armas para o Gripen NG. O valor total do pedido é de cerca de USD 245 milhões. A encomenda deverá ser reservada pela Saab durante o segundo semestre de 2015.
O contrato de aquisição de armas inclui fornecimentos de armas pela Saab e fornecedores que tenham sido selecionados pelo cliente, para a aeronave Gripen brasileira. As entregas de armas serão feitas em relação às entregas da aeronave Gripen NG para a Força Aérea Brasileira.
O contrato complementa o contrato existente com o Brasil em matéria de desenvolvimento e produção de 36 Gripen NG, que foi anunciado em 27 de Outubro de 2014.
A eficácia do contrato de aquisição de armas está sujeita ao cumprimento de certas condições. Estas incluem, entre outras, as autorizações relacionadas com o controle de exportação necessárias. Todas as condições devem ser cumpridas durante o segundo semestre de 2015.
DIVULGAÇÃO: Saab
Ao que querem saber quais foram os armamentos adquiridos, resta sonhar.
Adianto que, ao contrário da maioria, acho acertada a atitude de se dificultar as informações desse tipo de contrato. Para o desespero de todos profissionais militares ou entusiastas, inclusive eu.
Mesmo que elas possam ser obtidas por outras fontes que não seja o contratante, pode ser que não hajam garantias que a informação das outras fontes sejam desinformação. Daí a importância de ter o mínimo possível de fontes de informação para dificultar a depuração e conseguinte confirmação de dados.
Save Ferris!
A-darter. E só.
Não sei para que essa falta de transparência. Poderiam ao menos dizer ao menos o nome da fabricante. 😛
[]’s
US$ 245 milhões em A-Darter, Iväny Junior?
É muito A-Darter, heim!? 🙂
Do que está na foto quais armas devemos ter? Mísseis ar-ar de curto alcance (WVR): Python V apenas, nada de Iris-T, AIM-9X, ASRAAM. Mísseis ar-ar BVR: Apenas o Derby. Nada de Meteor e Amraam. Mísseis táticos: Com certeza não teremos os SDB II, o Maverick e o Brimstone Dual Mode. Bombas de fragmentação guiadas: Não deveremos ter a JSOW A Bombas guiadas: Provavelmente iremos operar a LIzard, que é comum com a Paveway II de 500 lb. Não iremos operar a JDAM, SDB, Spice 1000, JSOW A1, JSOW C/C1 Mísseis antinavios: Duvido que iremos adquirir o RBS-15 Mísseis cruise: Duvido… Read more »
Correção:
Das opções daí de cima, só o Python, o Derby e o Lizard/Paveway II.
“Não está aí em cima algumas possíveis armas brasileiras (mal sinal), como o A-Darter, o Piranha II, o MAR-1 e as bombas Acauã”
Bosco, vale sempre relembrar que a imagem é ilustrativa, de divulgação da própria Saab. E que, divulgação por divulgação, vale tanto (ou tão pouco) quanto a maquete em tamanho real recentemente exposta na LAAD e na Base Aérea de Santa Cruz, que tinha maquetes de A-Darter e MAR-1 instaladas.
Mas, ainda assim, o desenho do A-Darter está nessa ilustração acima.
Está às 6 horas da imagem de míssil Python 4/5, no canto superior esquerdo.
Realmente Nunão! Eu achei que fosse o ASRAAM. Mas agora que falou é claro ser o A-Darter pela presença dos strakes. Eu não tinha ampliado a imagem. Quanto a ser só uma imagem ilustrativa, com certeza. Agora, não custa nada colocar na ilustração algumas armas do potencial cliente, já que o avião não existe e tudo que está aí na imagem tem que ser integrado do zero, e vai dar tanto trabalho integrar um MAR-1 quanto qualquer coisa que colocaram aí em cima. Já que papel aceita tudo,poderiam muito bem ter colocado o Piranha 2 (seria uma ótima opção de… Read more »
Ops!! Aproveitando: onde se lê “mal sinal”, lê-se: mau sinal.
Vale salientar que tem configuração do A-Darter pra todo gosto.
Tem A-Darter com o corpo liso, sem strakes.
Tem com strakes inteiriços ao longo de todo o corpo do míssil, e tem com strakes curtos e 4 aletas curtas próximas ao nariz.
http://www.janes.com/images/assets/007/49007/1631149_-_main.jpg
http://i33.photobucket.com/albums/d52/areamilitar/armas/Adarter1.jpg
http://www.militarypower.com.br/laad09_32.jpg
http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/04/umkhontoR-umkhontoIR-A-Darter.jpg