22 de abril, Dia da Aviação de Caça
Hoje a Força Aérea Brasileira – FAB comemora na Base Aérea de Santa Cruz o Dia da Aviação de Caça. Nesta data, os pilotos brasileiros do 1º Grupo de Caça realizaram o maior número de missões de combate no Teatro de Operações na Itália, na Segunda Guerra Mundial.
O mock-up do Gripen NG, que foi exposto na LAAD 2015, foi levado para a Base Aérea de Santa Cruz, representando o futuro da Aviação de Caça da FAB.
Alguém faça o favor de mandar a SAAB inverter o lado da abertura do canopi para o lado correto, o lado por onde os cavaleiros sempre sobem na sua montaria. 🙂
falando em inversões, parece que o sensor da Spice está invertido, deveria estar virado para baixo…
Off-topic:
Caros editores, recomendo a leitura do jornal Valor Economico de hoje. Mais um movimento no tabuleiro da venda do KC 390 para Portugal.
Sds.
Por esse mock-up se vê qual vai ser a configuração padrão dos Gripen E da FAB.
O bom são os Meteors/A-Darter, mas está faltando um bom míssil do tipo TAURUS, podia até ser o RBS-15 com capacidade de emprego dual.
[]’s
Eu estava olhando para a triquilha dele, que passou de dupla para simples.
O modelo atual me parece mais adequado para pistas rústicas, devido ao diâmetro do pneu utilizado.
Em contrapartida a capacidade de frenagem em pouso curto, que é feito com o auxilio dos canards empurrando o nariz para baixo, me parece prejudicada, já que existe uma área menor de contato do pneu com o chão. Isso está condicionado, claro, à existência de freios na triquilha.
Clésio, se mudarem o canopi para o outro lado, terão que mudar a sonda REVO também. Quanto ao trem de pouso dianteiro, eu sou da opinião de que foi um retrocesso deixá-lo com apenas uma roda, entendo que uma das vantagens das versões anteriores era a rusticidade para poder operar em pistas curtas e em dispersão, com certeza terão que rever isto para a versão embarcada. Uma coisa me veio a mente com este WAD, fico imaginando quão prejudicial será ao piloto quando em missões noturnas. Por menor que seja a luminosidade que o piloto pode ajustar, ainda sim a… Read more »
Vale lembrar que o primeiro Tiger II ainda voa por aqui. Dinamicamente, já teve dias melhores. Mas parece que ainda entorna um caldo.
Mud movers, go!!! Parábens a FAB, por mais um aniversário da aviação de interdição, ataque ao solo e apoio tático!!!
Wellington, no meu ver o modelo atual é superior ao modelo com duas rodas, para operar fora da base. O de dupla rodagem tem os pneus muito pequenos, o que os torna mais sensíveis à ondulações e detritos na pista. Veja o exemplo do Jaguar, Harrier e todos os MiGs pequenos. Todos tem a triquilha semelhante ao do NG. Quanto a tela, acho que não será problema. Primeiro que um voo noturno, num caça moderno desses, será acompanhado de NVG. Depois, uma tela dessas é muito mais sofisticada que a empregada em eletrônicos de massa que vemos por aí. Para… Read more »
Interessante a operação em rodopista com o Jaguar.