Devido a fissuras estruturais, Suíça decide desativar 10 caças F-5
Trabalho de inspeção de fissuras descobertas na frota foi finalizado e levou à decisão de desativar 10 aeronaves e reparar 6 exemplares que apresentaram o problema. Reparos custarão um milhão de francos suíços e frota em serviço ficará restrita a 26 aparelhos
–
Em nota divulgada na terça-feira, 14 de abril, a Força Aérea Suíça informou que foram finalizados os trabalhos de inspeção na sua frota de caças F-5 Tiger II, desencadeados pela descoberta de fissuras nas estruturas de algumas aeronaves. Ao fim desses trabalhos, foram detectados problemas de fissura em 16 dos jatos. Como resultado dessa inspeção e no contexto de economia de recursos e otimização da frota, tomou-se a decisão de desativar 10 desses aviões e reparar 6 exemplares, a um custo orçado em cerca de um milhão de francos suíços.
Os caças F-5 Tiger II da Suíça foram adquiridos entre 1978 e 1984, num total de 110 exemplares (98 monopostos F-5 E e 12 bipostos F-5 F).
A frota em serviço do F-5 Tiger II, na Força Aérea Suíça, ficará restrita a 26 caças. As análises de risco foram feitas em cooperação com a Armasuisse (organização governamental responsável pelos armamentos do país) e pela empresa Ruag. Os seis caças que serão reparados para voltar a serviço são do tipo monoposto (F-5E), um deles com camuflagem cinza e cinco com a pintura vermelha e branca do esquadrão de demonstração aérea Patrouille Suisse. Espera-se terminar os reparos no primeiro trimestre de 2016.
Enquanto isso, há uma expectativa de que as demonstrações da Patrouille Suisse nesta temporada de 2015 ocorram com menos do que seis aparelhos pintados de vermelho e branco.
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Força Aérea Suíça
VEJA TAMBÉM:
- Frota de F-5E da Suíça com disponibilidade reduzida após descoberta de rachadura
- MD da Suécia visita oficialmente a Suíça e aproveita para falar do Gripen
- Departamento de Defesa da Suíça nega notícias sobre venda de F-5 ao Uruguai
- Suíça só planeja avaliar novos caças a partir de 2018
- Se Gripen passar pelo referendo na Suíça, Marinha dos EUA poderá comprar os F-5 suíços
- Pilatus PC-21 vai substituindo o F-5 no treinamento de pilotos suíços de F-18
- Entra ano, sai ano, e o F-5 não sai da USN
- Sauditas oferecem 79 caças F-5, mas EUA precisam aprovar venda
- Infodefensa: Uruguai seleciona F-5 como seu futuro caça…
- Uruguai tem novo problema para incorporar caças F-5Es suíços
Boa tarde Senhores!
Excelente notícia. A SAAB/EMB devem agora enviar nova proposta para o Gripen E/F.
CM
Pequenas propostas abaixo do poder de veto dos legisladores. E de Gripen em Gripen, a Suíça encherá os hangares.
Entrem na fila, se os suiços forem as compras, não vão analisar e avaliar somente uma única proposta.
“… Como resultado dessa inspeção e no contexto de economia de recursos e otimização da frota, tomou-se a decisão de desativar 10 desses aviões e reparar 6 exemplares…”
Não esta fácil para ninguém…
Bom dia Mauricio R e aos demais, Realmente a SAAB/EMB deverá entrar na fila sim…afinal estamos falando de uma eventual aquisição de caças com alto valor agregado. E por se tratar justamente disso…alto valor do contrato é que a SAAB/EMB já tem um pé na frente, já que o aparelho tem preço mais baixo de aquisição/manutenção/operação. Outro aspecto que me parece relevante é que já tinha sido selecionado em detrimento dos concorrentes SH, Rafale e Typhoon. No futuro pode ser estes os seus concorrentes novamente. Ou ainda o F-35. Em fim…é mercado…tem que ir pra cima e tentar chegar primeiro… Read more »