Gripen NG Demo decolando de Malmen - 5

Notícia  sobre a passagem do cargo de diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), publicada em 10 de abril pela Força Aérea Brasileira (FAB), sinaliza que atividades hoje realizadas pelo parque no apoio ao jato supersônico F-5M, que hoje é o principal caça da FAB, prosseguirão no futuro quando este começar a dar lugar ao Gripen.

Quem acompanha o Poder Aéreo se acostumou a ver, ao longo dos anos, muitas reportagens detalhadas sobre o trabalho do PAMA-SP, em especial sobre as inspeções, revisões, revitalizações e reparos de grande monta nos caças F-5 da FAB. E também pôde acompanhar a repercussão, na mídia, de uma polêmica que ressurge com frequência sobre a desativação do Campo de Marte, em São Paulo, que é a forma genérica de se denominar tanto as instalações civis (com diversos hangares e oficinas da aviação geral, executiva e de helicópteros) quanto militares da grande área que, em boa parte, é ocupada pelo PAMA-SP.

Domingo Aéreo PAMA-SP 2014 - revisões caças F-5M no Hangar 3 - foto Nunão - Poder Aéreo

Trata-se de uma queda de braço entre esferas municipais e federais que, somada a planos e ações de concentrar, racionalizar (sem falar em terceirizar) os trabalhos de manutenção pesada de aeronaves da FAB, frequentemente colocam em dúvida a continuidade dos trabalhos realizados pelo PAMA-SP, conjecturando-se a transferência destes para outras organizações (da FAB ou não) .

A recente transferência das revisões do C-105 Amazonas do PAMA-SP (que antes apoiava o C-115 Buffalo) para o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), pareceu ser mais um fator nessa equação. Vale lembrar, para os leitores interessados em se aprofundar nesse assunto, que algumas das inúmeras matérias especiais do Poder Aéreo, notas da FAB e “clippings” da imprensa em geral, tratando de todos esses temas, podem ser vistas nos links ao final.

PAMA-SP-2012-22set-F-5EM-FAB-foto-2-Nunão-Poder-Aéreo

Porém, tanto o título quanto o texto da nota publicada dia 10 pela Força Aérea Brasileira, sobre a passagem de comando realizada em 6 de abril, sinaliza a intenção de se trazer para o PAMA-SP o futuro caça da FAB, o Saab Gripen. E também afirma que todo esse projeto logístico é visto como um importante desafio para a unidade.

Confira, abaixo, o texto completo da notícia veiculada no site da FAB:

Parque de Material Aeronáutico de São Paulo tem novo diretor

A unidade é responsável pelo apoio logístico aos caças F-5 e, futuramente, receberá também as novas aeronaves Gripen NG

Uma cerimônia militar marcou a passagem do cargo de diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), assumido pelo Coronel Aviador Ricardo Augusto Fonseca Neubert segunda-feira (06/04). A unidade, que compõe o Sistema de Material Aeronáutico da Força Aérea, é responsável pelo apoio logístico aos caças F-5 e, futuramente, receberá também as novas aeronaves de combate da FAB, os Gripen NG. O novo diretor substitui o Brigadeiro do Ar Roland Leonard Avramesco.

Passagem comando PAMA-SP abril 2015 - foto FAB

Durante a cerimônia, o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Major-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, destacou o desafio apresentado pelo projeto logístico do Gripen-NG. Já o Brigadeiro Roland desejou boas-vindas a seu sucessor.

O Coronel Neubert possui 35 anos de serviço, grande parte em atividades de apoio logístico. Foi Chefe da Divisão de Logística da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), Chefe da Divisão de Projetos Aeronáuticos da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF).

A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo NôBrigadeiro Roland se despeda da FAB em SP PAMA-SPro, e contou com a presença de autoridades militares e civis, do Brasil e do exterior.

Passagem comando PAMA-SP abril 2015 - foto 2 FAB

PAMA-SP

Um dos seis Parques Aeronáuticos da FAB, o PAMA-SP, localizado no Campo de Marte, é uma das mais antigas unidades de logística do Comando da Aeronáutica. Atualmente conta com cerca de 1.100 militares, sendo responsável pela manutenção das aeronaves de caça F-5 Tiger, dos projetos de asas rotativas de transporte do H-60 Black Hawk, dos H-35 e H-36 Caracal que atendem à presidência da República e dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments