FAB sinaliza que PAMA-SP continuará suas atividades apoiando, futuramente, o Gripen
Notícia sobre a passagem do cargo de diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), publicada em 10 de abril pela Força Aérea Brasileira (FAB), sinaliza que atividades hoje realizadas pelo parque no apoio ao jato supersônico F-5M, que hoje é o principal caça da FAB, prosseguirão no futuro quando este começar a dar lugar ao Gripen.
Quem acompanha o Poder Aéreo se acostumou a ver, ao longo dos anos, muitas reportagens detalhadas sobre o trabalho do PAMA-SP, em especial sobre as inspeções, revisões, revitalizações e reparos de grande monta nos caças F-5 da FAB. E também pôde acompanhar a repercussão, na mídia, de uma polêmica que ressurge com frequência sobre a desativação do Campo de Marte, em São Paulo, que é a forma genérica de se denominar tanto as instalações civis (com diversos hangares e oficinas da aviação geral, executiva e de helicópteros) quanto militares da grande área que, em boa parte, é ocupada pelo PAMA-SP.
Trata-se de uma queda de braço entre esferas municipais e federais que, somada a planos e ações de concentrar, racionalizar (sem falar em terceirizar) os trabalhos de manutenção pesada de aeronaves da FAB, frequentemente colocam em dúvida a continuidade dos trabalhos realizados pelo PAMA-SP, conjecturando-se a transferência destes para outras organizações (da FAB ou não) .
A recente transferência das revisões do C-105 Amazonas do PAMA-SP (que antes apoiava o C-115 Buffalo) para o Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), pareceu ser mais um fator nessa equação. Vale lembrar, para os leitores interessados em se aprofundar nesse assunto, que algumas das inúmeras matérias especiais do Poder Aéreo, notas da FAB e “clippings” da imprensa em geral, tratando de todos esses temas, podem ser vistas nos links ao final.
Porém, tanto o título quanto o texto da nota publicada dia 10 pela Força Aérea Brasileira, sobre a passagem de comando realizada em 6 de abril, sinaliza a intenção de se trazer para o PAMA-SP o futuro caça da FAB, o Saab Gripen. E também afirma que todo esse projeto logístico é visto como um importante desafio para a unidade.
Confira, abaixo, o texto completo da notícia veiculada no site da FAB:
Parque de Material Aeronáutico de São Paulo tem novo diretor
A unidade é responsável pelo apoio logístico aos caças F-5 e, futuramente, receberá também as novas aeronaves Gripen NG
Uma cerimônia militar marcou a passagem do cargo de diretor do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), assumido pelo Coronel Aviador Ricardo Augusto Fonseca Neubert segunda-feira (06/04). A unidade, que compõe o Sistema de Material Aeronáutico da Força Aérea, é responsável pelo apoio logístico aos caças F-5 e, futuramente, receberá também as novas aeronaves de combate da FAB, os Gripen NG. O novo diretor substitui o Brigadeiro do Ar Roland Leonard Avramesco.
Durante a cerimônia, o Diretor de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), Major-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, destacou o desafio apresentado pelo projeto logístico do Gripen-NG. Já o Brigadeiro Roland desejou boas-vindas a seu sucessor.
O Coronel Neubert possui 35 anos de serviço, grande parte em atividades de apoio logístico. Foi Chefe da Divisão de Logística da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa (CABE), Chefe da Divisão de Projetos Aeronáuticos da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Recife (PAMA-RF).
A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo NôBrigadeiro Roland se despeda da FAB em SP PAMA-SPro, e contou com a presença de autoridades militares e civis, do Brasil e do exterior.
PAMA-SP
Um dos seis Parques Aeronáuticos da FAB, o PAMA-SP, localizado no Campo de Marte, é uma das mais antigas unidades de logística do Comando da Aeronáutica. Atualmente conta com cerca de 1.100 militares, sendo responsável pela manutenção das aeronaves de caça F-5 Tiger, dos projetos de asas rotativas de transporte do H-60 Black Hawk, dos H-35 e H-36 Caracal que atendem à presidência da República e dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).
VEJA TAMBÉM:
- Ministro descarta desativar Campo de Marte antes de criar outros aeroportos
- Prefeito de São Paulo pede à FAB para acabar com aviões no Campo de Marte
- STJ diz que Campo de Marte é da Prefeitura de São Paulo
- Campo de Marte: futuro deverá ser definido
- Campo de Marte deve ser desativado em cinco anos
- Linha de revisão do C-105 vai para o Galeão
- Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 4
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 3
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 2
- PAMA-SP 2014: Poder Aéreo no Domingo Aéreo – parte 1
- Avançam os trabalhos nos quatro últimos F-5E ‘ex-Jordânia’ que estão no PAMA-SP
- PAMA-SP 2013: os últimos jordanianos e o mistério da asa extra
- Caças F-5M efetivamente nos esquadrões da FAB equivalem ao programa F-X2: 36 aviões
- Domingo Aéreo 2013 no PAMA-SP: quantos ‘Mikes’ você consegue contar?
- Domingo Aéreo 2013 no PAMA-SP: F-5M e T-27 no ar
- FAB recebe último F-5EM modernizado do primeiro lote de 46 aeronaves
- Embraer realiza primeiro voo do A-1M e entrega últimas unidades do A-29 Super Tucano e do F-5M para a FAB
- F-5F ‘ex-Jordânia’ vão deixando o PAMA-SP, rumo a Gavião Peixoto
- PAMA-SP 2012: F-5E ‘ex-Jordânia’, quem te viu, quem te vê
- PAMA-SP 2012: ‘Fox’ com o Grifo de fora
- PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’
- PAMA-SP 2011: um F-5B com roupa de ‘Mike’
- Modernização dos F-5 da FAB: mais onze radares Grifo contratados
- PAMA-SP 2011: muito trabalho pela frente, fabricando peças e revisando caças
- PAMA-SP 2011: comparando os novos e os velhos bicos dos bicudos
- PAMA-SP 2011: oficina de trens de pouso deixa “Mike” de muletas
- PAMA-SP 2011: os ‘Buffalos d’água’
- PAMA-SP: cuidando de um dos itens críticos do F-5M, a refrigeração
- PAMA-SP: uma visita aos bancos de ensaios de motores
- PAMA-SP 2011: ‘Mikes’ e ‘Foxes’ nas linhas de revisão
- ‘Foxes on the run’: como andam os F-5F comprados da Jordânia
- Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
- “Mikes” revisando no PAMA-SP
- Fotos das revisões dos F-5 no PAMA-SP