Mais informações sobre a última entrega de Gripen C à Força Aérea Sueca
Frota sueca de Gripen C/D deverá em breve ter disponível a atualização de software MS20, para emprego de armamentos como Meteor e SDB
–
Na quarta-feira, 25 de março, o site Flightglobal publicou reportagem sobre a entrega do último Gripen C à Força Aérea Sueca, notícia que o Poder Aéreo já havia divulgado no último sábado (21/3). Segundo a reportagem, a aeronave voou desde as instalações do fabricante Saab em Linköping, onde está a linha de montagem final do caça, até a Base Aérea de Kallinge (próxima a Ronneby, no sul da Suécia), no dia 19. Agora, o jato de matrícula 39294 (os últimos três dígitos podem ser vistos na cauda) faz parte da dotação da Ala 17 (F17), estacionada em Kallinge.
A base de dados do Flightglobal informa que, até esta última entrega, a frota ativa de caças Gripen da Suécia compreendia 65 jatos do modelo C (monoposto) e 20 da versão D (biposto) , sendo que a frota total da Força Aérea Sueca compreende 74 aeronaves Gripen C e 24 Gripen D.
Vale lembrar que a Força Aérea Sueca, conforme informações já divulgadas pelo Poder Aéreo em matérias anteriores, opera duas alas de caças Gripen, cada uma composta de 2 esquadrões com cerca de 20 aviões cada. Esse número de 20 caças por esquadrão também é o padrão geralmente empregado pela Força Aérea Francesa, para suas unidades que voam jatos Mirage 2000 e Rafale.
A reportagem também destacou que a próxima entrega de um Gripen para a Força Aérea Sueca deverá ser do primeiro exemplar de uma encomenda de pelo menos 60 caças da nova versão avançada (modelo E). O contrato da Saab prevê a entrega deste primeiro avião, que é maior e mais potente, durante o ano de 2019, sendo que o Brasil também encomendou 36 aeronaves da nova geração do Gripen.
Ainda segundo o Flightglobal, enquanto isso a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) realiza testes para a entrega do software padrão MS20 dos caças Gripen C/D, que permitirá empregar novas armas como o míssil ar-ar de alcance além do campo visual (BVR) Meteor da MBDA, as bombas de pequeno diâmetro (SDB – Small Diameter Bomb) da Boeing, além de trazer melhorias ao sistema de radar do modelo monoposto.
FOTOS via Flightglobal (de Gunnar Åkerberg, foto do alto) e Forças Armadas da Suécia
Boa tarde Senhores!
Andei sumido…muito trabalho e poucas folgas…mas vamos ao que interessa!
Por acaso algum dos senhores sabem qual é o número de aparelhos JAS Gripen A/B que a Suécia tem em estoque? Depois de tantos leasing mundo afora, será que em tempos de vacas magras e grande procura de caças A/B por países do Baltico, será que a FAB terá condições financeiras para adquirir um numero mesmo que inferior a um esquadrão padrão? (Penso 06 “A” + 02 “B”); E ainda será que haverá aparelhos disponíveis?
CM
Claudio, Até onde se divulgou recentemente, pelo planejamento sueco o que ainda resta de aviões A/B na Suécia e que não tenha sido aproveitado para conversão para C/D deveria ser desmontado, com objetivo de fornecer para os novos Gripen E alguns componentes que ainda terão em comum suecos – itens como cadeira ejetável, sistema de ar-condicionado, hidráulicos, parabrisas, coisas que inicialmente pretendiam retirar de caças dos modelos C/D antes que o interesse por estes últimos se mostrasse maior e os valorizasse. O que os suecos desejam, com isso, é manter uma quantidade de Gripen C/D suficiente tanto para suas necessidades… Read more »
OFF TOPIC:
Software maldito! KKKKKKK Imaginem se fosse aqui no Brasil. Lembro-me que houve e ainda há alguns que defendiam e defendem a entrada do Brasil na empreitada…pobre nação…pobre São Paulo…pobre paulista (365 excelente banda)
http://www.reuters.com/article/2015/03/24/us-lockheed-fighter-idUSKBN0MK2H720150324?feedType=RSS&feedName=everything&virtualBrandChannel=11563
CM
Não ha mais nenhuma noticia do leasing dos Gripens C/D para o Brasil…?
Marcelo Moraes
Tem.
Não deve vir nada.
Caso venham não passarão de seis, talvez quatro e ainda vai demorar.
Está faltando dinheiro para luz, telefone e rancho.
O G NG BR está entrando em velocidade decrescente, idem ao KC 390.
Fonte fidedigna.
Sds
Bom dia Nunão!
Obrigado pelas informações bastantes esclarecedoras.
Quanto ao leasing dos A/B eu acreditava que era estas as versões disponibilizadas para o leasing.
Caramba os suecos são muito inteligentes mesmo…forçando o aluguel de C/D com mirada na exportação ou locação do E e possívelmente o F lá na frente.
Me desculpe a bobagem do A/B, pois quando se trata da “força auxiliar” eu sou um Ogro! kkkkk
CM
Opss,
Ficou faltando eu mencionar que então está ficando difícil para a FAB…logo não haverá C/D disponíveis para locação.
Todos os dias agente houve notícias de negociação, intenções, diálogos de países do leste europeu e do báltico querendo locar Gripen!
Acho que vamos de Mike até chegar os F-39 Gripen (eu aposto nesta denominação na casa)
CM
Cláudio, bom dia. Sobre países Bálticos eventualmente interessados no Gripen, só vi uma brevíssima referência à Estônia, e mesmo assim foi declaração de executivo da própria Saab, feita no ano passado. Já quando a manifestação de interesse feita por autoridades de um país, e não somente pelo fabricante, o que se tem de notícias na Europa no momento é de conversações com a Eslováquia. A Bulgária é outro país que a Saab vê como possível comprador, mas notícias do ano passado dizem que só deverá se debruçar sobre o assunto em 2017, por razões orçamentárias. A República Tcheca manifestou interesse… Read more »
CM
“….F-39 Gripen ….”
Concordo se a dezena for a do ano da entrega do último dos 36.
Caso seja do primeiro será F-23 ou F-25, F-24 não vão querer !
“…..quando se trata da “força auxiliar” eu sou um Ogro! kkkkk”
“El roto hablando del descosido”. rsrs
Obrigado pelo link do youtube, Roberto.
Já tinha visto o seminário sim, a partir do hotsite específico da Saab sobre o evento.
A partir das informações do evento, escrevi três matérias naquele mesmo dia, e mais uma alguns dias depois.
http://www.aereo.jor.br/2015/03/12/saab-apresenta-fotos-da-producao-do-gripen-e/
http://www.aereo.jor.br/2015/03/12/gripen-ng-ou-gripen-e-a-escolha-do-nome-e-a-gosto-do-fregues/
http://www.aereo.jor.br/2015/03/12/gripen-ef-ou-gripen-cd-a-escolha-da-versao-e-a-gosto-do-fregues/
http://www.aereo.jor.br/2015/03/17/gripen-andamento-do-programa-no-brasil-e-interesse-internacional-segundo-a-saab/
Boa leitura!