Caças Gripen suecos interceptam dois Tu-22M e dois Su-27 russos
Na manhã desta terça-feira (24/03, ainda madrugada no Brasil) caças Gripen suecos interceptaram, identificaram e acompanharam quatro aeronaves russas que voavam na área leste do Mar Báltico. A informação foi divulgada em nota publicada no site das Forças Armadas da Suécia. A força russa era composta de dois bombardeiros Tu-22M “Backfire” e dois caças Su-27 “Flanker” de escolta.
Segundo a nota, aeronaves de outras forças aéreas também seguiram os quatro aviões russos enquanto estes voavam em espaço aéreo internacional. O chefe de operações sueco Göran Mårtensson afirmou que “a ameaça à Suécia não aumentou, mas as Forças Armadas acompanham, como sempre e de diferentes maneiras, o aumento de atividade na área. Hoje nossa reação foi imediata.”
FOTO (em caráter meramente ilustrativo, sem relação com o incidente de hoje): Forças Armadas da Suécia
A prontidão sueca é boa, mas molhor ainda seria se informassem a configuração dos Gripens e dos SU-27, para podermos alimentar nossos comentários com fatos reais.
Mas já que nem tudo são flores, qual a configuação de mísses que os senhores acreditam terem decolados os Gripens? E com qual configuração estariam os SU-27 dando apoio aos TU-22M em espaço aéreo internacional?
Seria um “modo ostentação” ou um ” modo pobre de voar”?
“Joner em 24/03/2015 as 13:16 A prontidão sueca é boa, mas molhor ainda seria se informassem a configuração dos Gripens e dos SU-27, para podermos alimentar nossos comentários com fatos reais.” Joner, Até o momento só divulgaram a imagem com a qual ilustramos a matéria, e fizeram questão de destacar que não se trata de imagem do incidente de hoje. O que podemos debater é em relação a imagens de ocorrências similares nos últimos tempos, em que foram divulgadas imagens das mesmas. Na matéria abaixo, há fotos de interceptação de aeronave russa por caças Mirage 2000 franceses e Gripen suecos,… Read more »
“Claudio Moreno em 24/03/2015 as 13:55 Penso que os SU-27 estão com a configuração tradicional: 2 x R73M2 4 x R77M Já o Gripen: 2 x Meteor ou AIM-120 2 x Iris ou AIM-9 1 x tanque central” Claudio, Quanto ao Flanker, você pode conferir com as fotos de outros encontros, que coloquei no comentário acima. Já quanto ao míssil Meteor, oficialmente ele ainda não está operacional em nenhuma força aérea. O que se fez até agora foram longas campanhas de integração, disparos etc. A primeira força aérea que terá o míssil operacional em seus caças será justamente a sueca,… Read more »
Penso que os SU-27 estão com a configuração tradicional:
2 x R73M2
4 x R77M
Já o Gripen:
2 x Meteor ou AIM-120
2 x Iris ou AIM-9
1 x tanque central
CM
Eu acredito que os Su-27 portavam apenas tanques. Se estivessem armados um eventual discurso de voo de treino poderia ir por água abaixo.
Penso que, via de regra, as aeronaves interceptadoras fazem uso de armamento. Se fosse o inverso, com os suecos fazendo “voos de patrulha”, as aeronaves russas é que portariam armas.
Editores da Trilogia, boa tarde! Sairá alguma matéria sobre o acidente com o Airbus na Europa?
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/03/24/nao-ha-nada-alem-de-destrocos-e-corpos-diz-parlamentar-frances-em-local-de-acidente.htm
Amigos, boa tarde.
Aqui tem informações sobre o perfil de voo até o momento da colisão com o solo:
http://cdn.controlinveste.pt/storage/JN/2015/big/ng4071853.jpg
A fonte é o site Flightradar24.
Abraço,
Justin
A aeronave perdeu 30000 ft em dez minutos e colidiu a 400 nós?
Obrigado Nunao!
Agora temos que admitir, a família SU27/30 é linda!
E voar um Gripen perto de um desses da a dimensão destas
Aeronaves, o EF2000 de uma das fotos que o diga!
Não mete medo, mas impõem respeito?!?! Kkkkkkkk Fico imaginando a cena. Uma vez eu cobria a FIDAE e um grande conhecido da blogosfera (o qual considero um amigo) da aviação perguntou para um piloto da USAF o que ele achava em pilotar o F-16 em comparação ao F-15. De cara ele fez diversos elogios ao Falcon, mas no final ele desfechou: “Se você quer um avião para fazer piruetas por aí, o F-16 é o caça pra isso, mas se tiver que ir combater e ainda quiser voltar pra casa andando sã e salvo, então o avião pra isso é… Read more »
Wellington Góes Concordo com a afirmação, mas é importante saber o tempo em que foi feita. Depois do refinamento da arena ar-ar, com o aumento da sensibilidade dos radares e a eficácia sugerida dos mísseis de médio e longo alcance, bem como, a maior acuidade térmica dos mísseis IR, o maior RCS, bem como, a maior quantidade de calor depreendida pelos dois motores podem significar menor capacidade de sobrevivência ao Eagle. Porém, afirmo e reafirmo muitas vezes que o F-15 é o último grande caça da Boeing. Esta empresa me decepciona bastante uma vez que os ultimos projetos exitosos foram… Read more »
Off topic
Airbus segue o plano ……
http://www.infodefensa.com/mundo/2015/03/25/noticia-airbus-vende-rostock-estrategia-prescindir-actividades-esenciales.html
Off Topic
Serão seis ST para o Mali
http://www.infodefensa.com/latam/2015/03/25/noticia-ministro-defensa-visita-embraer-encarga-super-tucano-brasil.html
Off Topic
Turquia definitivamente entrando no jogo:
http://www.infodefensa.com/mundo/2015/03/23/noticia-turquia-trata-elegir-mismo-fabricante-futuro.html
Penso que o está mais para Suecos ficaram olhandos os Russos passeando e os Russos nem ai pra eles
Ninguém vai disparar se um determinado limite for ultrapassado.
Eu preferiria estar num Gripen,ainda mais se for a versão E. O Su-27 pode ser atingir velocidade maior, carregar mais armas e combustível mas a eletrônica do Gripen, mesmo o C, dá uma certa vantagem, penso eu.
Gripen e Su-27 é Davi e Golias. Tal como a história, o que acertar primeiro sairá vencedor independente do tamanho.
Iväny Junior, isto foi em 2012.
Até mais!!! 😉
Aproveito a matéria para avisar aos leitores que em outro site, que tem dois editores que gostam de dedicar parte de seu tempo a fazer comentários falando mal do Poder Aéreo (e o fazem sistematicamente, sabe-se lá por que), um deles está insistindo em dizer que não houve decolagem de caças suecos para interceptar os aviões russos, aproveitando para dizer que essa informação que publicamos ontem está errada. Talvez porque o editor do site em questão, e que nos chama de “aviação inimiga” (e não sabemos porque nos chama de inimigos, pois não os atacamos como eles fazem praticamente todos… Read more »
Grande Nunão!
Valeu pela informação quanto ao Meteor. Pensei que já estivesse operacional na Suécia e UK.
CM