Força Aérea Indiana receberá seus dois primeiros Mirage 2000 modernizados
Ainda nesta semana, serão entregues as duas primeiras aeronaves modernizadas na França. Outras 47 serão modernizadas na HAL, com assistência francesa nas duas iniciais e emprego da tecnologia transferida pelos franceses nas restantes
–
Nesta segunda-feira, 23 de março, o jornal Times of India noticiou que a Força Aérea Indiana (IAF) está prestes a receber os dois primeiros caças Mirage 2000 modernizados de sua frota. Estes dois exemplares passaram por modernização na França, e segundo o Ministério da Defesa da Índia, estão agora “quase novos”. Equipes da Força Aérea e da estatal indiana de aeronáutica, a HAL (Hindustan Aeronautics Limited) já estão na França, em Istres, para o recebimento das aeronaves, que deverá ocorrer nesta semana.
Ainda segundo o ministério, os próximos dois jatos deverão ser modernizados na HAL com assistência francesa, num total de 47 exemplares que passarão por modernização na HAL com a tecnologia transferida pela França para o programa, conforme contrato assinado em 2011-2012.
A modernização dos caças, fabricados pela empresa aeronáutica francesa Dassault Aviation e que foram originariamente recebidos pela Força Aérea Indiana a partir de meados de 1980, compreende a retirada de praticamente todos os itens eletrônicos, sendo substituídos por sistemas no chamado “estado da arte”, como aviônica, radares, computadores de missão, painéis digitais, visores montados nos capacetes, suítes de guerra eletrônica. A expectativa é que possam operar por mais 15 a 20 anos, empregando também novos mísseis, de maior alcance.
A Índia assinou dois contratos separados, relativos à modernização de seus caças: um foi com as empresas Dassault Aviation (fabricante) e com a Thales (integrador dos sistemas de armas) em julho de 2011, no valor de Rs 10,947 crore. Um segundo contrato assinado no início de 2012, de Rs 6,600 crore, compreendeu 490 mísseis ar-ar avançados de médio alcance MICA, do tipo “dispare e esqueça”, com a fabricante MBDA. Segundo o jornal Times of India, cada caça modernizado custará Rs 345 crore, comparados ao custo unitário original, do último lote de Mirage 2000 recebido na virada do século, de Rs 133 crore. .
Segundo reportagens anteriores desse mesmo jornal (veja os links ao final), fazendo uma correção anual do valor unitário de compra do último lote original dos caças (Rs 133 crore, ou 24 milhões de dólares), este corresponderia à época da assinatura dos contratos de modernização (em 2011-2012), a Rs 195 crore, ou cerca de 35,5 milhões de dólares – reiterando que se trata unicamente de uma comparação entre o preço unitário pago pelos caças originariamente e o que se está gastando em sua modernização.
Quanto à correspondência dos valores dos contratos de 2011-2012 em dólar, estes seriam de 2 bilhões de dólares para a modernização dos caças e 1,2 bilhão de dólares para os mísseis, o que significaria um valor total da modernização e rearmamento, por aeronave, de 62,7 milhões de dólares. Isso incluiria a transferência de tecnologia à HAL, que deverá levar uma década para modernizar todos os caças.
FOTOS em caráter meramente ilustrativo, de caças indianos ainda não modernizados, via IAF e Dassault
VEJA TAMBÉM:
- Safran faz parceria com empresa da Índia para manter motores de Mirage 2000 indianos
- Programa de modernização dos Mirage 2000 da Força Aérea Indiana progride com parte da frota ‘groundeada’
- Dassault voa primeiro caça Mirage 2000 indiano modernizado
- MD Indiano defende modernização do Mirage 2000, apesar do alto custo
- Índia quer comprar dois Mirage 2000 usados para repor perdas recentes
- Um a um, caças Mirage 2000 da Índia voltam a voar
- Atrasos nos programas MMRCA, LCA e FGFA fazem soar o alerta na Força Aérea Indiana
- Especialista indiano usa o F-X2 brasileiro para atacar a negociação do Rafale na Índia
- Índia começa a pagar modernização do Mirage 2000
- Dassault confirma assinatura da modernização dos Mirage 2000 indianos
- Após novo acidente com biposto, frota de Mirage 2000 da Índia é ‘groundeada’
- Acidente com Mirage 2000 indiano, tripulado por oficiais de alta patente
- Sai o acordo para modernização dos Mirage 2000 indianos
Off-topic, mas nem tanto (parafraseando o Maurício R.)
Há algum tempo ouvi um boato sobre um desenvolvimento do míssil MICA para torná-lo “Omni-target”, ou seja, também ser utilizado contra alvos no solo. (também sobre um desenvolvimento do AIM-9X com esse mesmo propósito). Porém, nunca mais ouvi falar no assunto. Alguém tem alguma informação sobre isso?
Seria interessante oferecer para a FAI as células dos Mirage 2000 retirados de serviço na FAB, principalmente as células da versão Biposto?
Saudações!
até que foi rápido…o que deve demorar serão os modificados na Índia. Gostaria de ver uma foto do painel, mas deve demorar a aparecer…se aparecer.
E$$e$ france$e$
“….por aeronave, de 62,7 milhões de dólares.”
“….Isso incluiria a transferência de tecnologia à HAL, que deverá levar uma década para modernizar todos os caças.”
Bela cadência, (rs).
Para fazer o quê depois ?
Não conseguem alinha o tejas a 30 anos pô (kkk).
Com os problemas com os Paquistani/Afeganistão em relação ao terrorismo, os Hindus estariam melhores com :
http://www.boeing.com/advertising/bma/strike/strike_05.html
*alinhar
“Edcarlos Prudente
23 de março de 2015 at 14:33 #”
Doados ?
E quando me refiro ao terrorismo é o sabido apoio de boa parte das FFAA Paquistani a terroristas + Afeganistão.
Um bom acordo, mesmo parcial com os USA seria bem melhor.
Os P 8 que o digam.
RJ,
O MICA ar-ar tem a versão lançada verticalmente de superfície (terra e navio) e uma versão lançada por submarino submerso, mas todas são contra alvos aéreos.
Já o AIM-9X ar-ar pode ser lançado também da superfície (terra) por lançadores conteráveis ou inclinados (já foram feitos testes de lançamento vertical), e já foi testado contra alvos no solo, lançado por caças.
Também está sendo desenvolvido para lançamento submarino.
O verbo conjugado no passado fica mais condizente com a verdade.
O AIM-9X “estava” sendo desenvolvi, na década passada, para ser lançado a partir de um submarino submerso. Desde então não se tem mais notícia do programa e tudo indica que foi abandonado, aliás, como todos os programas que visam criar mísseis antiaéreos de auto-defesa de submarinos.
A melhor defesa de um submarino ainda é permanecer oculto.
Imagina a cara de espanto de uma tripulação de Helicoptero ASW ao ver a sua “entediante” rotina de patrulha sendo quebrada por um canister ejetado da água e liberando um AIM-9X…rs
São 62 milhões por aeronave modernizada. Com radar RDY de varredura mecânica e missilística exclusiva MICA. Aconselho aos amigos darem uma pesquisada aqui no aéreo pra ver o que dava pra comprar com essa grana.
Ademais, um belo avião. Merece um update, mas não da pra voar sem olhos.
Custou os olhos aos indianos.
Iväny
Nessa quantidade e mais os rajadas, sei não se não sai por menos:
http://www.boeing.com/advertising/bma/strike/strike_05.html
Bye Bye
Off topic
http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/03/24/aviao-de-companhia-alema-cai-na-franca.htm
O avião é bom, o que é indigesto é o preço by Dassault. Só conseguiram grande expressão por causa do fundador da companhia devido sua fama de ótimos produtos, o problema foi que a arrogância, prepotência e uma visão mercadológica distorcida, transformaram a Dassault numa grande fabricante que vive de grife, especialmente por causa do seu passado glorioso erguido pelo seu fundador.
Após seu afastamento, a empresa veio perdendo mais e mais a participação e venda de suas aeronaves militares, em pró de suas aeronaves executivas e olhe lá. Lamentável!
Até mais!!! 😉
Kojak
Fosse uma compra de aeronave ainda se admitiria esse preço. Mas em uma modernização é completamente absurdo e eu já vi notícias falando em 65 milhões de dólares por avião.
Tomando por base o MLU dos F-16A/B (em torno de 10 milhões por unidade), a modernização completa dos F-16C doados à Tailândia (27 milhões a unidade), e bem abaixo, o upgrade do F-5 pela Embraer/Elbit por 5 milhões a unidade (atualmente está em 9), esse preço contrasta como monstruosamente abusivo.
Abração.
Iväny Junior, O preço é um problema, mas é vital para os hindus. Estão trocando boa parte da aviônica, principalmente radar e sistemas de armas, que vai elevar exponencialmente a capacidade do Mirage 2000H. Mesmo apresentando um desempenho dinâmico muito bom, o Mirage indiando já não teria capacidade de atuar nos novos cenários que se apresentam, notadamente pela capacidade limitada de engajamento ar-ar, contra apenas um caça inimigo de cada ves (fox one). Com a elevação para o padrão Mirage 2000-5 Mk2, com novo radar Thales RDY-2 (ou RDY-3) e mísseis MICA poderá engajar até 4 (quatro) alvos simultaneamente. Este… Read more »
Ivan Entendo perfeitamente. Era isso ou aposentar os Mirage, uma vez que nem missilística disponível teriam, já que os R530 e os Magic 2 já não são fabricados. Sinceramente, sou fanzão do Mirage 2000, mas se a quantidade de aviões no ar é realmente vital, veja que, por capacidades semelhantes senão pouco superiores dava pra comprar F-16C upgraded ao padrão block 50 em dobro! Veja bem, com o preço de modernização de 1 mirage 2000 você poderia comprar 2 F-16C block 50 (originariamente doados do AMARG, elegantemente upgradeados pela Notrhop Grumman ou Lockheed) e ainda sobraria 8 milhões de dólares… Read more »
*Mas não era isso ou aposentar os Mirage. Primeiro parágrafo.
Caro Ivany, parece-me que os F-16 de algum bloco atual (não me lembro qual) foi oferecido à Índia, que declinou da oferta usando, dentre as premissas, que não gostaria de operar aeronave exatamente igual ao seu histórico rival regional, o Paquistão. Creio existirem outras razões, mas essa me parece bastante plausível. E veja que os hindus, mesmo dispensando essa oferta norte-americana, é contumaz comprador de seus produtos. Isto posto, qual aeronave se encaixaria nesse perfil de compra? O Gripen, como todos sabemos, poderia matar o Tejas; o Rafale foi objeto de outra licitação, que faturou; qualquer caça pesado substituiria com… Read more »
Para quem gostou do assunto da modernização dos caças Mirage 2000 indianos, acabamos de publicar matéria sobre a cerimônia de recebimento dos dois primeiros aviões, realizada hoje na França.
http://www.aereo.jor.br/2015/03/25/forca-aerea-indiana-recebe-oficialmente-na-franca-seus-dois-primeiros-mirage-2000-modernizados/
RomauBR Os F-16 são o “high” do Paquistão. O “High-Medium” mix da Índia seria, neste caso, o Su-30 e o Rafale. O Mirage 2000 atualizado da maneira que disse anteriormente (apenas levar contramedidas e mísseis ainda produzidos atualmente como os israelenses Python e Derby, por exemplo, cujo radar Cyrano IV tem capacidade), e colocando assim, por alto, à 1 milhão a unidade, sobrariam 7 milhões e mais 2 F-16C50 pelo preço da modernização contratada para o Mirage. O Mirage poderia ir segurando a onda que o Tejas ainda não está capacitado. Mesmo não estando no padrão traço 5, acredito que… Read more »