Conversações oficiais da Eslováquia para alugar caças Gripen suecos
Na quarta-feira, 18 de março, o Governo da Eslováquia atribuiu ao ministro da Defesa Martin Glvac a tarefa de iniciar conversações oficiais sobre o aluguel de horas de voo de caças Gripen com a Suécia. A informação foi noticiada pelas agências SITA e Xinhua, repercutindo em outros meios.
No final de janeiro, a Xinhua já havia noticiado uma confirmação, por parte de Glvac, sobre o início das conversas após este ter se encontrado com sua contraparte sueca, Peter Hultqvist. Já a notícia mais recente dá conta de que, para o Governo Eslovaco, a Suécia é o único país a oferecer um acordo de aluguel de horas de voo. Glvac também afirmou que a Eslováquia não tem condições de comprar novos caças.
De acordo com a agência SITA, o ministro afirmou que seu ministério procurou diversos fabricantes e governos, mas “o único parceiro que preenche nossas atuais condições é o Governo Sueco, e o fabricante dos caças Gripen.”
Ainda será preciso detalhar os custos e número de aeronaves para operação na Eslováquia, que atualmente voa um pequeno número de jatos MiG-29. Sobre estes, o ministro Glvac disse que ainda haveria a possibilidade de prosseguir com sua operação para além do prazo estabelecido de novembro de 2016, havendo também a opção da Eslováquia acordar, com algum aliado, a proteção de seu espaço aéreo. Vale lembrar que o país busca uma cooperação com a vizinha República Tcheca, que recentemente renovou o contrato de “leasing” dos 14 caças Gripen operados por sua força aérea, para compartilhamento da defesa do espaço aéreo de ambas as nações.
A negociação do Governo Sueco com os eslovacos e as possibilidades de novos negócios para o caça foram assuntos abordados no recente seminário anual do Gripen, realizado no último dia 12 pela Saab, fabricante da aeronave. Jerker Ahlqvist, chefe da área de negócios do Gripen na Saab, confirmou as negociações de contrato entre o Governo Sueco e a Eslováquia, acrescentando que há uma expectativa de serem finalizadas neste ano. Não tão cedo assim, mas num horizonte de dois a três anos, espera-se uma definição da Bulgária quanto à substituição de seus caças, e o país tem demonstrado um grande interesse pelo Gripen, segundo Ahlqvist.
FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Saab
VEJA TAMBÉM:
- Eslováquia dá mais um passo rumo ao Gripen
- Mais um operador do Gripen a caminho: a Eslováquia
- Eslováquia sedia exercício de guerra eletrônica com Gripen, Growler, Rafale, Typhoon e F-16
- Ministro das Relações Exteriores da Suécia diz, pelo Twitter, que Eslováquia tem interesse no Gripen
- Eslováquia cogita substituir MiG-29 por um ‘leasing’ de caças Gripen
- Gripen teria preferência na Eslováquia, segundo jornal local
- Tchecos querem mais Gripens
- Delegação indiana visita base tcheca que opera o Gripen
- Caças Gripen tchecos estão operando na Islândia
- Tchecos adquirem, com desconto, mísseis ar-solo para equipar seus caças Gripen
- Caças Gripen tchecos em alerta no Báltico: nove acionamentos reais
- MD Tcheco revela mais detalhes do leasing do Gripen, recém-renovado
- Começam as inspeções de 1.200 horas dos caças Gripen da República Tcheca
- Primeiro reabastecimento em voo dos caças Gripen da República Tcheca
- Gripen na República Tcheca até 2029
- Offset do Gripen para a República Tcheca chega a 27,4 bilhões de coroas
- Governo Tcheco aprova novo leasing de caças Gripen
- Brigadeiro Juniti Saito visita base dos caças Gripen na República Tcheca
- Conferência de operadores do Gripen foi realizada na República Tcheca
- Programa de compensação do Gripen na República Tcheca é um sucesso
- Dez mil horas de Gripen na República Tcheca
- ‘Hi-Lo Mix’ à moda tcheca
- Gabinete da Bulgária autoriza compra de caças sem abrir concorrência
- Bulgária deverá formalizar plano para compra de oito caças
- Bulgária contrata manutenção do MiG 29 e adia compra de novos caças
- Saab manda quatro caças Gripen para show aéreo na Bulgária
- Ministro da Defesa da Bulgária visita Saab – entre os assuntos, o Gripen
- Saab oferece Gripen à Bulgária pelo preço de F-16 usado
Perâe, Perâe, alto lá!
Primeiro nos aqui até a chegada dos NG´s!!!
.. digo esperem aê!
Prezado Solskhaer
Amigos, amigos… negócios à parte.
Se essa moda de congelar, postergar, adiar for estendida para todos os projetos militares aqui no Brasil, a Suécia não vai ficar esperando o bonde passar. Se o cliente chegar com interesse e dinheiro, leva.
Suiça e Arábia Saudita estão logo ali…
Realmente Poggio, congelamento não combina em nada com a situação atual da caça, que já não é tão confortável. Imagino que o bilhete para o bonde esteja comprado! Será que alguém “lá em cima” no Planalto não é capaz de perceber que será um tiro no pé não fechar logo com os suecos os C/D?
Poggio e André, Já era. Faço parte de uma CE na FIESP. Estou afastado alguns anos por motivos de saúde. Mas boa parte do Networking está ativa via web. Perdemos a década. As dispensas em massa começarão breve. Combinar aumento tributário de qualquer natureza com queda de arrecadação ? Estão falando em indústria automobilística, infra em geral, PeTroroubo e virão muitas outras etc ….. Lembram-se de “varrer a sujeira para debaixo do tapete” ? a Tia Eny assumiu e disse que abriria o capital da CEF, lembram-se ? Mas ai tem pré requisitos e esqueceram que vão ter que abrir… Read more »
A CEF é um sujeira só, um dia virá a tona também, não entro em detalhes pois não presto serviço para ela e quem conheço q sofre muito com eles, bom deixa isso para lá, faz de conta que não falei nada.
Agora a Suécia aluga os C/D e compra + E e quem sabe alguns Fs.
Abraços