O arsenal do F-35A
A imagem acima, publicada na Code One Magazine (revista de divulgação da empresa americana Lockheed Martin), mostra um exemplar de testes do caça F-35A Lightning II demonstrando à sua volta a gama de armamentos que é projetado para levar. A foto dessa suíte de armas denominada ainda como SDD (Systems Development and Demonstration – desenvolvimento do sistema e demonstração) foi tirada na Base Aérea de Edwards (Califórnia-EUA), exemplificando as cargas que poderão ser combinadas quando o caça finalmente realizar missões operacionais de combate.
As armas poderão ser acondicionadas tanto internamente, no modo furtivo de operação do F-35A, quando o caça leva até 4.000 libras (pouco mais de 1.800kg) nas baias internas de armamento, quanto externamente, no modo não furtivo, que na soma das cargas internas e externas pode chegar a 18.000 libras (cerca de 8.160kg).
Essa combinação de armas incluirá os mísseis ar-ar AIM-9X (curto alcance) e AIM-120C (médio alcance), bombas guiadas a laser GBU-12 de 500 libras (226kg), bombas GBU-31 tipo JDAM (Joint Direct Attack Munitions) guiadas por GPS de 2.000 libras (907kg), bombas de pequeno diâmetro (SDB – Small Diameter Bombs) GBU-39 de 250 libras (113kg) com guiamento por GPS auxiliado por inercial, além de um canhão GAU-22/A de 25mm instalado internamente no F-35A (no caso dos modelos F-35B e F-35C, a arma é montada num pod sob a estação central da fuselagem).
FONTE / FOTO: Code One
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O modo furtivo seria até o momento de abrir a baia e lançar a primeira bomba/míssil?
Impressionante!
Algum nuke no inventário?
oque ele tem de tao diferente do tufao e outro de 4+++
Que pobreza. No meu tempo (get of my lawn!) as fotos mostravam um arsenal que dava para encher um C-5 🙂
http://up-ship.com/blog/wp-content/uploads/2010/05/yf4h-1load.jpg
Mas falando sério, essas são as armas que eles pretendem homologar. Nem todas estão prontas. E ainda tem o detalhe que eles abandonaram os tanques externos por problemas de separação. Esse avião dependerá demais de aviões-tanque.
nem o canhão está funcionando…
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/northamerica/usa/11319455/F-35-stealth-jet-will-not-be-able-to-fire-its-guns-until-2019.html
Edgar 16 de março de 2015 at 14:04 #
vai levar a B-61.
http://en.wikipedia.org/wiki/B61_nuclear_bomb
O que me chamou a atenção foi o ângulo dos AIM-9X, o que deve causar forte vibração.
Essa foto representa apenas parte das opções de armas do F-35.
Não tem aí as bombas SDB-2, as JSOW e as WCMD.
Também as únicas bombas JDAM mostradas são as de 2000 lb. Já as Paveway são as de 500 lb.
Sem dúvida ele será capaz de levar as diversas versões das referidas bombas, tais como as de 1000 e 500 lbs para as JDAM e as de 1000 e 2000 lb para as Paveway.
That’s my baby….hehehehe.
Mas com relacao ao angulo do AIM-9 notei o mesmo inclinado angulo no pilon de um F-18 Super Hornet.
Alguem saberia explicar o porque????
Mas vale sempre apena ver o show…..Super Hornet.
https://www.youtube.com/watch?v=pz2Cl3TnRyM
Clesão,
É impensável que o “problema” relativo à ejeção dos tanques não será resolvido futuramente.
E num primeiro momento a falta de tanques externos implicaria só em voos de translado, já que ele não foi feito mesmo para operar com eles na sua configuração furtiva plena.
Se tornar-se operacional esta configuração será mais do que suficiente. Essa foto ficou muito bonita.
“Mas vale sempre apena ver o show…..Super Hornet.”
Sniff, é (era) o meu favorito.
Os Hindus deveriam ter negociado com os Amis.
Traz a cerveja que a carne eu tenho. (rs).
Já teriam metade ou mais entregues, etc etc etc ……
Eles verão o que é comprar um P 8 ao longo do tempo e o que é comprar brioches depois de um tempo.
Com um piloto Israeli o arsenal fica completo.
Shalom
Infelizmente as noticias não são boas:
http://www.ecnmag.com/blogs/2015/03/f-35b-cant-fit-full-weapons-load-because-design-flaw?et_cid=4443452&et_rid=509954771&type=cta
Ivany,
Essa configuração é muito limitada em relação aos alvos móveis.
Teria que estar no alcance do EOTS para fazer uso das Paveways (e das LJDAMs), o que seria superestimar demais a furtividade e subestimar demais o APG-81, com seu modo SAR/GMTI, de grande alcance.
Tudo bem que a SDB tem capacidade limitada contra alvos móveis já que pode ser redirecionada em voo pelo datalink, mas a SDB II vai ser essencial em relação aos alvos táticos, principalmente contra os sítios de SAMs.
Há na edição do ECNMAG de hoje, entre outras, materia sobre Vants (ARPs) paquistaneses. Vamos comprar ARP s do Paquistão, China etc ou vamos continuar tentando fabricar no Brasil? Prateleira?
Caro kojak,
Israel provavelmente sera o primeiro a usar os F-35 em alguma missao especial ou ate mesmo em um dogfight.
Alguns pilotos da IAF ja estao aqui nos EUA, em Luke AFB, no Arizona, treinando nos F-35
Long live Israel.
Shalom.
Rommelqe,
Se for só 4 SDBs e mais dois amraams para os “Bs” já tá de bom tamanho.
Depois da USN martelar não vai sobrar muito para os F-35 do USMC fazerem e eles vão trabalhar na maioria das vezes numa configuração não furtiva.
O que é mais importante nos caças dos STOVL do USMC é serem supersônicos, coisa que o Harrier não era, o que os tornam legítimos caças. Ser furtivo é “secundário”.
Prezados, Também creio que o F35 A e C já são excelentes. Com pilotos israelenses serão sistemas de armas extremamente eficazes para o teatro operacional ao qual se destinam. Já a versão B, salvo algum milagre, infelizmente está fadada a ser descontinuada (vide materia do ECN cujo link cito acima). Vejam que a colocação do propulsor vertical na posição imaginada – deslocando CG, dificultando agregar mais reservatórios de combustível, diminuindo peso util para armas etc – já poderia ter sido avaliada previamente. Mas é isso, projetar e produzir equipamentos é dificil mesmo. É preciso ser do ramo produtor e não… Read more »
Bosco
Pensei que a GBU-12 fosse um míssil ar-solo (o conjunto pareceu de frente) é essa que está montada nas asas. Vai precisar de um bom míssil ar-solo e provavelmente ar-mar. Basta adaptar, porque esse armamento já existe nos EUA.
Outra coisa interessante na foto é a diferença substancial de design entre a GBU-12 montada nas asas e a GBU-12 x3 no stand de armamentos.
Dos F 35 que Israel está comprando e participando com o fornecimento de importantes componentes, voltando no tempo, tudo tem um começo:
https://www.facebook.com/IsraelAirForce.HE/photos/a.285565054791256.101281.272938169387278/1038941892786898/?type=1&theater
Shalom
Estimado Tadeu Mendes
“Alguns pilotos da IAF ja estao aqui nos EUA, em Luke AFB, no Arizona, treinando nos F-35”
Ótima informação.
E os Engenheiros Israeli continuam debruçados na LM e Israel.
Haja Gefilte Fish.
Long live Israel.
Alechem Shalom
Ivany, A GBU-12 que estão nas asas e as que estão no chão são iguais. Acho que a perspectiva é que deixou elas “diferentes”. Quanto aos mísseis ar-sup, pelo meno num primeiro momento o F-35 não terá armas propulsados. Sendo stealth o F-35 pode se dar ao luxo de se aproximar dos alvos a ponto de usar armas de queda livre e planadoras. As vantagens do uso de armas não propulsadas são que elas são mais baratas, podendo ser usadas em maior quantidade, para saturar o defensor; além de serem mais furtivas por não terem um motor que emite chamas… Read more »
Quanto aos mísseis ar-ar, o F-35 deverá integrar várias armas além das mencionadas, tais como o AIM-120 D e a versão AIM-9X Block 2 e 3.
E há ainda o CUDA, que é uma incógnita.
Se sair mesmo do papel o filme “Top Gun 2”,vai rolar um marketing pesado do F-35 e vai ficar bacana demais. No filme do Lanterna Verde ele ficou bem apagadinho.
Sds.
Obs. possivelmente no Independency Day2 tbm deverá aparecer este avião
Ivany e Bosco, Como a própria matéria diz, trata-se de um avião de testes sendo usado em Edwards, ou seja, as armas também podem aparentar diferenças como as indicações circulares sobre suas superfícies (o avião também as traz) para testes de armamento etc. Talvez tenha sido isso que o Ivany viu de diferente entre algumas armas do mesmo tipo. Quanto às questões levantadas pelo Marcos e Tadeu sobre os ângulos de instalação do míssil AIM-9 no Super Hornet (na ponta das asas, voltados para baixo) e nos pilones externos das asas do F-35 (voltado para baixo e também com uma… Read more »
eduardo pereira 17 de março de 2015 at 10:54 #
ID2? Está confirmado ?
🙂
No Duro de Matar 4 (?) ele apareceu, mas pra variar, de forma completamente equivocada.
Eles usaram o F-35B como se fosse capaz de combater como um helicóptero.
Talvez quando existir algo assim: http://www.sikorskyarchives.com/images/images%20X-WING%20322/replace%20pics/X%20Wing%20Andy%20Whyte.jpg
Nunão, com relação aos ângulos, além de ser solução aerodinâmica e principalmente os trilhos dos AAM na ponta das asas, todos eles apresentam uma inclinação próxima ou igual ao ângulo de ataque da aeronave em voo nivelado… e é assim em praticamente todos… no Rafale, Typhoon, Hornets, F-16, F-22, F-35 e até em nossos Mikes. Nos Typhoons todos os pilones tem essa inclinação e é bem fácil percebê-lo em fotos de perfil dessas aeronaves… quando as fotos tb são de perfil mas com elas voando, percebemos a diferença de ângulo do corpo da aeronave em relação ao horizonte, mas quando… Read more »
Marcelo, confirmadão, só que o Will não estará no filme que data de estréia p/ Junho deste ano, a história vai continuar pelo menino que era o filho dele no filme de 1996 e agora,neste filme já é adulto c/ 23 anos.
Sds.
Bosco, me esqueci deste filme ,onde assim como fizeram com o Harrier em True Lies, exageraram com força!!rs
As SDBs terão que sofrer um “leve” redesign ou terão que dar um tapa na baia do F-35B… aparentemente as 4 por baia não estão cabendo nele. Quanto a um Míssil, digamos mais parrudo, tem o JSM da Koenigsegg norueguesa que aparentemente poderá ser levado na baia das versões “A” e “C”. Ninguém ainda não falou, mas existe tb a possibilidade dos F-35B, e as outras versões tb, usarem os EWP se por acaso a missão exigir mais aço na cabeça do inimigo… o EWP poderia possibilitar mais poder com uma furtividade maior do que levar as munições de forma… Read more »
Oganza, Mas o JSM é só uma especulação. Ainda nada de certo. Eu não vejo razão de armar caças e bombardeiros stealths com mísseis cruise, que podem ser lançados abaixo do horizonte radar por caças e bombardeiros convencionais. Só como exemplo, o B-52 leva o ALCM AGM-86. Já o B-2 leva as bombas B-61 e não é capaz de levar o ALCM. Quer dizer, há uma razão em possibilitar que aeronaves stealths possam lançar mísseis cruise que é poder estender o alcance do ataque, que no caso do F-35 com o JSM é de uns 200 km. Mas não sei… Read more »
Bosco,
eu tb concordo com vc, ainda mais do Spear e pior, já imaginou uma SDB alongada com o motor do Spear?
Provavelmente isso possibilitaria às SDBs serem entregues a mais de 200 km e provavelmente seria mais barato!!! rsrsrsrs
Mas o JSM tá lá, ao menos em mockups e no papel… fazer o quê? rsrsrs
Grande Abraço.
Realmente não sei o que foi pior: O Harrier em True Lies ou o F-35 em Duro de Matar 4… e nesse último ele tinha até 2 canhões que além de serem ventrais, aparentemente não eram Gatling… kkkkkkk
http://www.youtube.com/watch?v=JiLy7wZeqa4
Até o design do Lighting estava “errado”/diferente nas cenas kkkkkk
Grande Abraço.
Oganza, Os britânicos, no caso da Spear, estão querendo mesmo aumentar o alcance a partir do qual podem atacar, aproveitando todo o potencial do radar APG-81, e não será usado como um míssil cruise tradicional, que geralmente é lançado abaixo do horizonte radar e vai se esgueirando pelo relevo ou rente ao mar, até atingir um alvo. Sem falar que a Spear irá substituir paulatinamente o Brimstone, e será usado por todos os caças, furtivos ou não. O conceito do Spear é interessante e acho até mais acertado que a não propulsada SDB II, mas fato é que para propulsar… Read more »
Oganza a coisa foi feia mesmo viu !!! Pra piorar um pouco mais,rs, e quando chamavam ,acho que F-5 ou T-38, de caças inimigos que ninguém chegou perto em Top Gun e se não me engano,Mirage’s, de Mig’s em Aguia de Aço.
Sds.
Bosco, No que diz respeito a possíveis efeitos colaterais o Spear realmente é mais interessante, podendo atacar até uma equipe de metralhadora em algum telhado da vida sem comprometer o resto do prédio por exemplo, afinal é uma ogiva de “só” 20 lb (≈ 9 kg)… 🙂 Mas uma SDB propulsada com sua ogiva de 105 lb (≈ 47 kg) tb seria bem vinda, no fim, acho que as duas munições são interessantes e se complementam. Agora os S-300/400 (SE o 400 vier a existir) alcançarem os F-35, a possibilidade de um lock deva ser muito reduzida, uma vez que… Read more »
eduardo pereira,
hahahaha verdade… e em Top Gun os F-5 eram os nunca existentes MiG 28… 🙂
Nooooossa, Águia de Aço – Clássico da Sessão da Tarde!!! 😀 Acho que os MiGs deles eram Kfirs…
Tem um detalhe tb… a camu dos F-16 “americanos” no filme é(?) a camu desértica da IDF… acho que os Yankees nunca usaram uma pintura naquele padrão. rsrsrsr
Vixe… só lembranças… Boas lembranças!!! 😀
Grande Abraço.
Vocês todos estão cometendo graves erros em revelações e informações classificadas:
Em dois meses os Iranianos aparecerão com tudo que vocês descreveram, em powerpoint né Oganza ! (rs).
*em revelações
em revelar, melhor …..