Saab apresenta fotos da produção do Gripen E, na Suécia

3

fotos produção Gripen E na Suécia - via Saab

As imagens acima e abaixo foram divulgadas no “seminário anual do Gripen” realizado na manhã desta quinta-feira, 12 de março, na Suécia (madrugada no Brasil). Segundo Jerker Ahlqvist, chefe da área de negócios Gripen da Saab, a apresentação destas que provavelmente são as primeiras imagens divulgadas da linha de produção (em andamento) do Gripen E, demonstram as vantagens da filosofia de projeto empregada pela empresa, abolindo completamente a utilização de desenhos em papel – o chamado “model based design” (projeto baseado em modelo), e neste caso aplicado ao chão de fábrica.

As imagens do algo mostram duas seções de fuselagem sendo unidas, e Ahlqvist afirmou que elas se encaixaram perfeitamente logo da primeira vez, comprovando que a filosofia de projeto funcionou de forma adequada, o que economiza tempo e dinheiro. Ainda assim, no caso de haver necessidade de adaptações, ele disse que estas são muito mais fáceis e rápidas para realizar diretamente no ambiente do computador (exemplificado nas imagens abaixo).

fotos produção Gripen E - model based - na Suécia - via Saab

Durante a apresentação das imagens, não foi dito especificamente quando ocorreu a união das seções deste que é o primeiro protótipo produzido especificamente do Gripen E (denominado 39-8, seguindo-se ao demonstrador que recebeu a denominação 39-7). Na fase de perguntas e respostas do seminário, Ahlqvist informou que o “roll out” do primeiro avião será em 2016 e Ulf Nilsson, chefe da área de negócios aeronáuticos da empresa, complementou dizendo que o cronograma foi adaptado às necessidades da Suécia, que programou receber o primeiro exemplar de produção em 2019. O cronograma de produção também foi adaptado ao de pagamentos programados (vale lembrar que, em cronogramas anteriores, havia sido informado que a apresentação do protótipo seria em 2015).

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments