Airbus Helicopters seleciona motor ainda mais potente para o X4
Programa passa por alterações e será apresentado ao público pela primeira vez durante a HAI HELI-EXPO
A Airbus Helicopters vai apresentar ao público, no dia 3 de março, o conceito de design do X4, durante a HAI HELI-EXPO 2015, feira da indústria de asas rotativas promovida pela Associação Internacional de Helicópteros, em Orlando (EUA).
O X4 é a nova geração de helicóptero bimotor médio da Airbus Helicopters. Incorporando tecnologias inovadoras, o X4 será adaptado para uma ampla gama de mercados, incluindo atividades nos segmentos de petróleo e gás, serviços de emergência médica, governamental, executivo e de aviação privada.
Anunciado em 2012, o projeto inicial apresentava dois motores altamente capacitados como opções: as turbinas PW210E, da Pratt & Whitney Canadá, e Arrano, da Turbomeca. Após uma avaliação fundamentada em consultas de mercado e em vários cenários estudados com as duas fabricantes de turbinas, o projeto passou por uma alteração de posicionamento para que os motores pudessem oferecer um aumento significativo de potência.
A partir da decisão, a Airbus Helicopters e a Pratt & Whitney Canadá decidiram não prosseguir com uma nova versão do motor PW210E para o X4. A fabricante de turbinas, no entanto, continuará a prestar apoio até a conclusão da fase inicial do Programa, que entra em seu desenvolvimento em grande escala com a versão aprimorada da turbina Arrano da Turbomeca.
A parceria entre Airbus Helicopters e Pratt & Whitney Canada mantém-se forte nos helicópteros EC135 e EC175, e a empresa ainda está colaborando com a P&WC em novas oportunidades, incluindo a turbina PW210.
HAI HELI-EXPO 2015
A HAI HELI- EXPO 2015 será realizada em Orlando (EUA) dos dias 2 a 5 de março, com abertura para exibições ao público a partir do dia 3. Veja o vídeo que a Airbus Helicopters preparou sobre o anúncio do helicóptero X4 em aqui.
DIVULGAÇÃO: Convergência Comunicação Estratégica
Off Topic
http://www.valor.com.br/internacional/3920540/franca-comeca-usar-porta-avioes-em-bombardeio-contra-estado-islamico